Conheça a nova contratação do Chelsea: Kai Havertz










Em 4 de setembro de 2024, o Chelsea concluiu a contratação do meio-campista do Bayer Leverkusen, Kai Havertz, em um acordo de £ 70 milhões (incluindo complementos). O alemão assinou um contrato de cinco anos que vai até 2025.

BLOG DE FUTEBOL PRINCIPAL traz para você uma breve história do jovem de 21 anos.

KAI LUKAS HAVERTZ nasceu em 11 de junho de 1999 em Aachen, Alemanha. Quando tinha apenas quatro anos, mudou-se para o clube amador Alemannia Mariadorf – onde seu avô era presidente. Ele ingressou em seu primeiro time profissional, o Alemannia Aachen, em 2009, aos 10 anos, mas passou apenas um ano antes de se transferir para o Bayer Leverkusen, clube da Bundesliga.

Em 2016, Havertz marcou 18 gols pela equipe Sub-17 do Leverkusen. Suas atuações lhe renderam a Medalha Fritz Walter Sub-17 de prata (uma série de prêmios anuais concedidos a jovens jogadores de futebol na Alemanha pela Federação Alemã de Futebol).

Dois anos depois conquistou o ouro na categoria Sub-19.

Ele fez sua estreia profissional em 15 de outubro de 2016 e se tornou o mais jovem estreante na Bundesliga na história do Leverkusen, aos 17 anos e 126 dias. Em 2 de abril de 2017, ele se tornou o mais jovem artilheiro do clube.

Com suas atuações, aos poucos se consolidou no time e no dia 14 de abril de 2018, aos 18 anos e 307 dias, tornou-se o jogador mais jovem da história da Bundesliga a chegar a 50 partidas – quebrando recorde anteriormente estabelecido por ele agora Chelsea – companheiro de equipe Timo Werner.

Havertz terminou a temporada 2018/19 com 17 gols no campeonato, tornando-se o adolescente com maior pontuação em uma única temporada da Bundesliga. Embora não seja um dos goleadores mais jovens de todos os tempos da Bundesliga, ele se destacou ainda jovem.

Kai Havertz

No primeiro dia da temporada 2019/20, seu gol contra o Paderborn fez dele o segundo jogador mais jovem de todos os tempos a marcar 25 gols na Bundesliga. Em dezembro de 2019, com apenas 20 anos, 6 meses e 4 dias, ele se tornou o jogador mais jovem a disputar 100 partidas na Bundesliga – quebrando outro recorde anteriormente estabelecido por Werner.

Ele também é o jogador mais jovem a ser capitão do Bayer Leverkusen.

Embora a temporada 2019/20 tenha sido marcada pela pandemia corona, Havertz ainda marcou impressionantes 18 gols e 9 assistências em 45 partidas em todas as competições pelo Leverkusen – um bom recorde para um meio-campista, especialmente na sua idade.

Suas atuações consistentes chamaram a atenção dos principais clubes, que passaram a monitorar seu progresso. Foi relatado que vários times importantes estavam interessados ​​nele, mas o Chelsea (que demonstrou mais interesse nele) finalmente garantiu seus serviços e anunciou oficialmente sua contratação em 4 de setembro de 2024. Ele assinou um contrato de 5 anos com os Blues. O contrato valia £ 70 milhões, tornando-se a segunda contratação mais cara da história do Chelsea, depois de Kepa Arrizabalaga.

No total, ele disputou 150 partidas oficiais pelo Bayer Leverkusen, marcando 46 gols e dando 31 assistências.

A nível internacional, Havertz passou pelas diversas categorias de base da Alemanha e estreou-se pela seleção principal contra o Peru, no dia 9 de setembro de 2018. Ele foi o primeiro jogador nascido em 1999 a representar a seleção alemã.

Kai Havertz é tecnicamente forte, em forma, versátil, rápido, com ambos os pés e forte no ar. Gosta de investir perigosamente na área adversária e tem talento para fazer gols. Pelas suas habilidades e estilo de jogo, já foi comparado a jogadores como Mesut Özil, Michael Ballack, Toni Kroos e Arturo Vidal. Eu o comparo ao seu novo técnico no Chelsea, Frank Lampard, que foi um excelente meio-campista goleador durante sua época de jogador. Foi incluído na convocatória para a época 2019/20 da UEFA Europa League, depois de chegar às meias-finais com o Bayer Leverkusen.

A versatilidade de Havertz permite-lhe atuar no meio-campo ofensivo, no meio-campo central, nas duas alas e como atacante.

Na mídia alemã ele é descrito como versátil.