Um guia completo das regras de Fair Play da FIFA










O que é jogo limpo?

Jogo Limpo da FIFA

De acordo com o Comité Internacional de Fair Play, o fair play é um conceito complexo que engloba e incorpora um conjunto de valores fundamentais que não são apenas parte integrante do desporto, mas também relevantes na vida quotidiana.

Competição justa, respeito, amizade, espírito de equipe, igualdade, esporte sem doping, respeito por regras escritas e não escritas como integridade, solidariedade, tolerância, cuidado, excelência e alegria são os alicerces do fair play que podem ser experimentados e aprendidos tanto em e fora do campo.

Neste artigoBLOG DE FUTEBOL PRINCIPAL traz isso para você CÓDIGO DE FAIRPLAY DA FIFA.

Oficialmente, o Código de Fair Play da FIFA para o Futebol abrange todos os princípios desportivos, morais e éticos pelos quais a FIFA sempre foi conhecida e pelos quais continuará a lutar, independentemente das influências e pressões a que possa estar exposta. As Dez Regras de Ouro não servem apenas como doutrina da FIFA enquanto órgão dirigente do futebol mundial, mas também reforçam o sentido de fraternidade e cooperação entre os membros da família global do futebol. As regras são as seguintes:

1. Jogue de forma justa

A vitória não vale nada se a vitória for alcançada de forma injusta ou desonesta. Trapacear é fácil, mas não é divertido. Jogar de forma justa requer coragem e caráter. Também é mais satisfatório. O jogo limpo sempre vale a pena, mesmo que o jogo esteja perdido. O comportamento justo traz respeito, enquanto a traição só traz vergonha. Lembre-se, é apenas um jogo. E os jogos são inúteis se não forem jogados de forma justa.

2. Jogue para vencer, mas aceite a derrota com graça

Todo jogo é sobre vencer. Nunca decida perder. Se você não jogar para vencer, enganará seus adversários, enganará quem assiste e enganará a si mesmo. Nunca desista contra adversários mais fortes, mas nunca ceda contra os mais fracos. É um insulto para qualquer adversário se você não jogar com força total. Jogue para vencer até o apito final. Mas lembre-se que ninguém sempre ganha. Alguns você ganha, outros você perde. Aprenda a perder graciosamente. Não procure desculpas para a derrota. (As verdadeiras razões serão sempre óbvias) Parabenize os vencedores com a consciência tranquila. Não culpe o árbitro ou qualquer outra pessoa. Esteja determinado a fazer melhor da próxima vez. Bons perdedores merecem mais respeito do que maus vencedores.

3. Siga as regras do jogo

Todos os jogos precisam de regras para orientá-los. Sem regras haveria caos. As regras do futebol são simples e fáceis de aprender. Certifique-se de aprendê-los. Isso o ajudará a entender melhor o jogo. À medida que você entender melhor o jogo, você se tornará um jogador melhor. É igualmente importante compreender o espírito das regras, uma vez que foram concebidas para tornar o jogo divertido e divertido de ver. Se você seguir as regras, o jogo fica muito mais divertido.

4. Respeite adversários, companheiros de equipe, árbitros, dirigentes e espectadores

Fair play significa respeito. Respeito faz parte do jogo. Não pode haver jogo sem adversários. Todos têm direitos iguais, incluindo o direito ao respeito. Companheiros de equipe são colegas. Crie uma equipe em que todos os membros sejam iguais. Os árbitros estão lá para manter a disciplina e o fair play. Aceite sempre as suas decisões sem discutir e ajude-os a tornar o jogo mais agradável para todos os participantes. Os árbitros também fazem parte do jogo e devem ser respeitados em conformidade. Os espectadores adicionam atmosfera ao jogo. Você deseja que o jogo seja jogado de forma justa, mas também precisa se comportar de maneira justa e respeitosa.

5. Promova os interesses do futebol

O futebol é o melhor jogo do mundo. Mas precisa sempre da ajuda de todos para manter a sua grandeza. Pense nos interesses do futebol e não nos seus. Considere como suas ações podem afetar a imagem do jogo. Fale sobre as coisas positivas do jogo. Incentive outros a assistir e jogar de forma justa. Ajude outras pessoas a desfrutar do futebol tanto quanto você. Resumindo: seja um embaixador do jogo.

6. Homenagear quem defende o bom nome do futebol

A reputação do futebol sobreviveu porque a grande maioria das pessoas que amam o jogo são honestas e justas. Às vezes alguém faz algo extraordinário que merece nosso reconhecimento especial. Eles deveriam ser homenageados e seu bom exemplo divulgado. Isso incentiva outros a fazerem o mesmo. Ajude a promover a imagem do futebol divulgando suas boas ações.

7. Rejeitar a corrupção, as drogas, o racismo, a violência, o jogo e outras ameaças ao desporto

A enorme popularidade do futebol torna-o por vezes vulnerável a interesses externos negativos. Cuidado com as tentativas de induzi-lo a trair ou usar drogas. As drogas não têm lugar no futebol, em qualquer outro desporto ou na sociedade como um todo. Diga não às drogas. Ajude a banir o racismo e a intolerância do futebol. Trate todos os jogadores (e todos os outros) igualmente, independentemente da sua religião, raça, sexo ou nacionalidade. Não demonstre qualquer tolerância com jogos de azar em qualquer jogo em que participe, pois isso afetará negativamente o seu desempenho e levará a conflitos de interesses. Mostrem que o futebol não quer violência, nem mesmo dos seus próprios torcedores, porque o futebol é um esporte e um esporte de paz.

8. Ajude outros a resistir às pressões da corrupção

Você pode ouvir que seus colegas de equipe ou outras pessoas que você conhece ficam tentados a trapacear de alguma forma ou a se envolver em comportamentos que você considera inaceitáveis. Eles precisam da sua ajuda. Não hesite em ajudá-los. Dê-lhes força para resistir. Além disso, lembre-os do compromisso com os companheiros e com o jogo em si. Forme um bloco de solidariedade, como uma defesa sólida em campo.

9. Condenar aqueles que tentam desacreditar o futebol

Não tenha vergonha de falar contra alguém que você tem certeza que está tentando induzir outras pessoas a trapacear ou a se envolver em outro comportamento inaceitável. É melhor expô-los e removê-los antes que possam causar qualquer dano. É igualmente desonesto participar de um ato desonesto. Não diga apenas “não”, mas denuncie as pessoas equivocadas que tentam estragar o esporte antes que elas consigam persuadir alguém a dizer “sim”.

10. Use o futebol para criar um mundo melhor

O futebol tem um poder incrível que pode ser usado para tornar este mundo um lugar melhor para todos viverem. Utilize esta poderosa plataforma para promover a paz, a igualdade, a saúde e a educação para todos. Torne o jogo melhor divulgando-o para o mundo e você promoverá um mundo melhor.

PRÊMIOS DE FAIR PLAY DA FIFA

O Prémio Fair Play da FIFA é o reconhecimento da FIFA ao comportamento exemplar (por parte de jogadores de futebol, equipas, adeptos, espectadores, associações de futebol e até comunidades futebolísticas inteiras) que promove o espírito de fair play e compaixão no futebol em todo o mundo. Foi distribuído pela primeira vez em 1987.

Os vencedores anteriores do FIFA FAIR PLAY AWARD são:

fãs de

Dundee United (1987), Frank Ordenewitz e espectadores do Torneio Olímpico de Futebol de 1988 em Seul (1988), espectadores de

Trinidad e Tobago (1989), Gary Lineker (1990), Real Federação Espanhola de Futebol e Jorginho (1991), Federação Belga de Futebol e Nándor Hidegkuti (1992), Associação de Futebol da Zâmbia (1993). Não foi concedido em 1994, Jacques Glassmann (1995), George Weah (1996), Irish Fans, Jozef Zovinec e Julie Foudy (1997), Federação de Futebol dos Estados Unidos, Federação de Futebol da República Islâmica do Irã e Federação Irlandesa de Futebol do Norte Irlanda (1998), Nova Comunidade de Futebol da Nova Zelândia (1999), Lucas Radebe (2000), Paulo Di Canio (2001), Comunidades de Futebol do Japão e da República da Coreia (2002), Torcedores do Celtic FC (2003), Associação Brasileira de Futebol (2004), comunidade de

Iquitos, Peru (2005), Torcedores da Copa do Mundo de 2006 (2006), Barcelona (2007), Associação Turca de Futebol e Associação Armênia de Futebol (2008), Bobby Robson (2009), Seleção Nacional Feminina de Futebol Sub-17 do Haiti (2010), Japão Associação de Futebol (2011), Federação de Futebol do Uzbequistão (2012), Federação de Futebol do Afeganistão (2013), Brasil, Canadá, Costa Rica e Marrocos (2014), todas apoiando organizações de futebol

Refugiados (2015), Atlético Nacional (2016), Francis Kone (2017), Lennart Thy (2018), Marcelo Bielsa e Leeds United (2019).

Um aviso: Um ou mais prêmios são concedidos anualmente

Escrito por Muftaudeen Abdullahi Ishola