Os 10 melhores laterais da história do futebol

Os 10 melhores laterais da história do futebol












Um lateral é um jogador de futebol que joga uma combinação de zagueiro e ala. É uma mistura de zagueiro e ala.

Os laterais geralmente são defensores que cobrem grandes áreas do campo. Eles se juntam ao atacante sobrepondo-se quando seu time tem a posse de bola.

A função ganhou popularidade pela primeira vez na década de 1970, quando o Ajax o tornou famoso com sua estratégia “Futebol Total”.

Hoje em dia, os laterais são geralmente alinhados em uma formação de três homens, como 3-4-3 ou 3-5-2.

Neste artigo, o TOP SOCCER BLOG apresenta os 10 melhores laterais da história do futebol.

1. Giacinto Facchetti

Giacinto Facchetti foi um lateral italiano que jogou pelo Inter de Milão ao longo de sua carreira no clube (1960-78).

Ele é considerado um dos maiores laterais de todos os tempos. Seu ritmo, resistência, força e excelentes atributos físicos e técnicos permitiram-lhe se destacar como lateral.

Facchetti foi ex-atacante e meio-campista, então fez corridas ofensivas pela lateral esquerda e conseguiu boas posições de ataque na área adversária, o que lhe permitiu marcar ou dar assistência para gols devido ao seu chute poderoso e impressionante habilidade de cruzamento.

Ele também era conhecido por sua tendência de se mover para o meio para chutar a gol, o que era muito incomum para os laterais de sua época.

Giacinto Facchetti conquistou quatro títulos da Serie A, uma Taça de Itália, duas Taças dos Campeões Europeus e duas Taças Intercontinentais pelo Inter e foi capitão quando a Itália conquistou o seu primeiro Campeonato da Europa em casa, em 1968 – onde foi nomeado no torneio.

Ele ficou em segundo lugar na Bola de Ouro em 1965.

2. Djalma Santos

Djalma Santos fez parte da seleção brasileira que conquistou duas Copas do Mundo FIFA consecutivas em 1958 e 1962.

É considerado um dos maiores laterais de todos os tempos por ser um zagueiro rápido e forte fisicamente, conhecido por sua resistência, marcação e habilidade de ataque, além de excelente técnica e habilidade de ataque.

O Santos era dotado de excelente controle de bola, bom drible, criatividade e distribuição precisa da bola. Em situações um-a-um, muitas vezes ele atacava o adversário com a bola quando estava sob pressão, inclusive em situações de risco dentro de sua própria área, e também foi um dos primeiros laterais a se aventurar no ataque e fazer corridas de ataque sobrepostas. liderou pela ala para contribuir nos jogos ofensivos de suas equipes.

3. Philip Lahm

(Foto de Martin Rose/Getty Images)

Phillip Lahm foi capitão do FC Bayern Munique e levou o Bayern a vários prémios como parte da tripla, incluindo a UEFA Champions League em 2013. Ele também foi capitão da Alemanha na conquista do título da Copa do Mundo da FIFA em 2014.

Lahm foi um dos melhores laterais dos tempos modernos. Ele era conhecido por seus ataques persistentes, cortando por dentro e desferindo passes ou chutes penetrantes. Apesar de sua pequena estatura, ele era um excelente defensor com grande habilidade atlética.

4.Roberto Carlos

Roberto Carlos foi uma lenda brasileira que começou a carreira como atacante, mas depois mudou para lateral-esquerdo e já foi descrito como “o lateral-esquerdo mais ofensivo da história do futebol”.

Ele era famoso por suas corridas rápidas, dribles, velocidade, passes precisos e cruzamentos. Possuía também uma força considerável e excelentes qualidades físicas – o que, juntamente com o seu ritmo, ritmo de trabalho e energia, lhe permitiam cobrir eficazmente o flanco esquerdo e dar apoio em ambas as extremidades do campo.

Roberto Carlos também foi um especialista em cobranças de falta ao longo de sua carreira, marcando chutes dobrados muito poderosos.

Em 1997, ele ficou em segundo lugar na votação de Jogador do Ano da FIFA e venceu a Copa do Mundo da FIFA de 2002 com o Brasil.

5. Daniel Alves

Outro brasileiro, Dani Alves, é o jogador mais condecorado da história do futebol, com 46 títulos. Ele era conhecido por seu ritmo, resistência, sobreposição de ataques ofensivos e habilidade técnica – o que também lhe permitiu jogar como atacante ou meio-campista.

Alves teve boa precisão e distribuição de cruzamentos, permitindo-lhe conectar-se com os meio-campistas e tornando-o um eficaz prestador de assistências na direita.

Dani Alves construiu uma grande parceria com Lionel Messi durante sua passagem de muito sucesso pelo Barcelona. Ele é o jogador de futebol mais condecorado de todos os tempos.

6. Carlos Alberto

Carlos Alberto foi um lateral brasileiro que capitaneou o Brasil na vitória na Copa do Mundo FIFA de 1970 – seu gol na final é considerado um dos maiores gols da história.

Carlos Alberto era um zagueiro muito confiável, também tecnicamente bom com a bola e adorava avançar, marcar gols e fazer cruzamentos de qualidade para a grande área adversária.

7. Javier Zanetti

Javier Zanetti foi um lateral argentino conhecido por sua passagem pela Inter de Milão, onde passou 19 anos (1995–2014). Ele foi capitão do Inter e conquistou a tripla sob o comando de José Mourinho em 2010.

Zanetti ganhou o apelido de “El Tractor” (O Trator) por causa de sua resistência e de sua corrida incansável e enérgica nas laterais, que ajudava tanto no ataque quanto na defesa.

Rápido, forte e fisicamente apto, possuía excelentes atributos físicos. Tinha excelente controle de bola, drible, habilidade técnica e aceleração.

Defensivamente, destacou-se pela excelente capacidade de leitura do jogo e foi um bom ganhador de bola e marcador de homem. Ele também era bom na distribuição da bola para os companheiros devido ao seu alcance de passe e visão.

Zanetti também é capaz de se mover para posições mais ofensivas para cruzar bolas para os companheiros, ao mesmo tempo que consegue fazer chutes precisos de longa distância.

8. Lilian Thuram

(Foto de Liewig Christian/Corbis via Getty Images)

Lilian Thuram é a jogadora com mais jogos na história da seleção francesa, com 142 jogos entre 1994 e 2008. Com a França, ele ganhou a Copa do Mundo FIFA de 1998 e a Euro 2000.

Thuram era conhecido por sua força, ritmo e resistência, bem como por seus excelentes atributos físicos, táticos e técnicos. Ele também lê o jogo, bate forte e ataca agressivamente – o que o tornou um pesadelo para os atacantes, pois era extremamente difícil de vencer em situações de um contra um.

O francês também era conhecido pela capacidade de fazer investidas ofensivas pelas laterais e contribuir no jogo ofensivo da sua equipe, já que era muito competente no ataque.

Lilian Thuram pode jogar tanto na ala quanto no centro, pois é bom com os dois pés.

9. Paulo Maldini

Paulo Maldini

Amplamente considerado um dos maiores defensores e jogadores de todos os tempos, Paolo Maldini foi capitão do AC Milan e da seleção italiana durante vários anos.

Ele passou toda a sua carreira no AC Milan – jogando por 31 anos (1978-2009) e ganhando 26 troféus.

Maldini era bom com os dois pés e podia jogar em qualquer ala. Ele era conhecido por sua habilidade técnica, capacidade atlética, deslizamentos, resistência, compostura e corridas rápidas e enérgicas como lateral-esquerdo ou lateral.

Ele também foi um excelente passador e um atacante eficaz – marcando e auxiliando diversos gols ao longo de sua carreira.

Paulo Maldini foi vice-campeão de George Weah no prêmio de Jogador do Ano da FIFA em 1995. Ele também ficou em terceiro lugar na Bola de Ouro em 1994 e 2003.

10. Café

Cafu é sem dúvida um dos maiores laterais da história do futebol. Ele venceu as Copas do Mundo FIFA de 1994 e 2002 com o Brasil e também foi eleito o Jogador Sul-Americano do Ano em 1994.

Considerado um dos melhores laterais de sua geração, Cafu foi um lateral-atacante ou lateral conhecido por seus passes, técnica, velocidade, resistência e capacidade de descer pelas laterais e desferir cruzamentos precisos a partir do contato com a bola – Linha.

O brasileiro era um lateral-direito inteligente, trabalhador, ofensivo e dinâmico, com grande velocidade, resistência, capacidade técnica, cruzamentos certeiros e excelentes qualidades defensivas.

Em sua carreira jogou pelo Palmeiras, São Paulo, AS Roma e AC Milan, entre outros.

Menções notáveis:

  • Alaba
  • Ashley Cole
  • Marcelo David
  • Patrice Evra
  • Jordi Alba
  • Bixente Lizarazu