Por que os jogadores de futebol escorregam de joelhos? (Explicado)










Sendo o futebol um esporte que tem menos pontos marcados do que muitos outros esportes, é compreensível que marcar um gol seja um evento tão emocionante e digno de comemoração.

Embora os atacantes possam estar acostumados a marcar, sempre há um burburinho enorme sobre como encontrar o fundo da rede.

Para alguns jogadores, marcar um gol é uma experiência única na temporada, talvez até uma vez na vida, e ver a pura alegria no rosto do jogador é uma experiência em si. A torcida vai à loucura, o time comemora e, às vezes, o jogador contribui para a comemoração com um toque de elegância.

Hoje, veremos uma das comemorações de gol mais comuns, a joelhada. Não é tão teatral quanto alguns dos outros que veremos, mas encerra bem um gol quando é executado corretamente.

É sempre melhor tentar um deslizamento de joelho quando o campo está molhado, mas um deslizamento oportuno pode ser feito em qualquer condição, embora, se você errar, você cairá de cara no campo, o que não é tão legal como um grande deslizamento de joelho.

Por que deslizar?

Quando a multidão está cantando e você está indo para as arquibancadas depois de marcar o gol da vitória, não há sensação mais doce do que uma joelhada, braços levantados em comemoração.

É uma visão comum ver jogadores indo em direção a seus próprios torcedores para se juntarem à sua empolgação e, com uma corrida livre no campo à frente, deslizar de joelhos parece quase a coisa certa a se fazer.

Ajuda que outras formas de celebração sejam frequentemente desaprovadas; tirar a camisa é punível, e um cartão amarelo (ou vermelho, se você já estiver em um cartão amarelo) seguirá rapidamente se você esquecer. Levantar sua camisa para revelar uma mensagem ou slogan em uma camiseta também é uma má ideia.

Os gerentes odeiam ver seu atacante estrela dando cambalhotas ou backflips após marcar; a última coisa que eles querem ver é um osso quebrado ou um ligamento estirado. Deslizar de joelhos é o mais seguro possível para um jogador.

Há também o tom a considerar; um campo de futebol de boa qualidade é como uma mesa de sinuca plana, lisa e bem cuidada. Bem drenado e regado, é o lugar perfeito para deslizar.

Se chover muito, melhor ainda. Marcar um gol em um dia chuvoso levanta a multidão de seus assentos úmidos, e uma boa corrida significa que você vai escorregar muito mais.

Como deslizar de joelhos depois de marcar

Um deslizamento de joelho é um dos movimentos mais naturais do futebol, mas há um jeito de acertar.

Errar só significa que você vai cair de cara no chão, mas depois de marcar o gol mais importante para o seu time, a última coisa que você quer fazer é mastigar grama.

Veja como deslizar como um profissional:

Etapa 1: condições de pitch

Se o campo estiver seco, deslizar não será tão fácil; as condições amenas são boas e o tempo úmido é ainda melhor. Você pode deslizar em um campo quente e ensolarado, mas a grama deve estar em boas condições. Se houver partes do campo onde a terra está aparecendo, evite deslizar ali.

A grama artificial parece ótima, dura anos e não precisa ser cortada, mas geralmente é muito seca para deslizar com facilidade; portanto, o ideal é continuar deslizando na grama natural.

Etapa 2: a corrida

Quanto mais rápido você estiver ao deslizar o joelho, mais deslizará ao longo do campo. Depois de marcar, corra o mais rápido possível em direção a uma bandeira de escanteio e, depois de atingir a velocidade máxima, certifique-se de ter pista suficiente para fazer o pouso.

Passo 3: Dobre o joelho

Você achará mais fácil começar a deslizar com a perna mais forte, que geralmente é aquela com a qual você se sente mais confortável. Da mesma forma que uma pessoa pode ser canhota ou destra, a maioria das pessoas está predisposta a usar uma perna em vez da outra. Na velocidade máxima, comece a dobrar o joelho até que esteja pronto para bater na grama.

Passo 4: Traga o outro joelho para baixo

Assim que sua perna mais forte estiver em posição, abaixe imediatamente o outro joelho também. Você pretende atingir a grama com os dois joelhos quase simultaneamente. É preciso um pouco de prática, mas é uma celebração fácil de aprender.

Você descobrirá que deslizar em um joelho significa que você ficará preso na perna de trás ou seu joelho será empurrado para o chão como uma lança; de qualquer maneira, você está indo para um rosto na terra.

Etapa 5: aponte os dedos dos pés para longe de você

Depois de atingir o chão, aponte os dedos dos pés para trás, isso impede que seus pés atuem como âncoras e mantém sua perna perfeitamente reta. Da ponta dos pés até a rótula, você deve agora estar ajoelhado como se estivesse sentado em um trenó.

Passo 6: Deslize como um profissional

Contanto que você tenha mantido sua velocidade e ambos os joelhos toquem o chão mais ou menos ao mesmo tempo, agora você estará deslizando pela grama. É sempre uma ideia divertida praticar esta manobra antes dos jogos; você não quer estragar uma joelhada de celebração perfeitamente boa.

Alternativas para deslizar de joelhos

Cartwheels já foram os favoritos, e backflips foram tentados, embora você raramente veja um gerente impressionado com qualquer um deles. É um inferno pagar por um jogador que marca um gol vital e depois se machuca durante as comemorações.

Até ser banido, os jogadores tiravam as camisas, correndo pelo campo agitando as cores do clube descontroladamente, muitas vezes jogando a camisa para a torcida.

Fazer isso no jogo moderno só terminará em lágrimas; é cartão amarelo direto para o jogador que tirar a camisa, e se já recebeu amarelo, é banho antecipado pois é mostrado o cartão vermelho.

Outro favorito firme é a celebração do bebê, embora isso seja aplicado apenas quando um membro da equipe teve um filho recentemente ou está esperando um nascimento iminente em sua família. Os jogadores se alinham, balançando os braços como se estivessem embalando um bebê, muitas vezes certificando-se de que estão de pé na frente do novo ou futuro pai.

Algumas equipes fazem de tudo para comemorar um gol e fazem uma comemoração única e memorável. Os torcedores adoram ver esse tipo de comemoração coreografada, embora os árbitros, e muitas vezes os dirigentes, fiquem menos impressionados.

Comemorações famosas da joelheira

Todos os outros jogadores pelo menos fizeram a comemoração do deslizamento do joelho uma vez, e quando se trata dos mais famosos; foi difícil escolher apenas três.

Aqui estão as celebrações mais famosas do deslizamento do joelho:

Thierry Henry – Arsenal x Tottenham Hotspur 2002 London Derby

Um dos melhores atacantes que a Premier League já viu, Thierry Henry, do Arsenal e da França, marcou talvez um de seus gols mais incríveis durante a temporada de 2002. O que tornou tudo mais doce foi que ele marcou contra os maiores rivais do Arsenal.

Depois de pegar a bola em seu próprio meio-campo, Henry ligou os pós-combustores e passou voando por todo o time do Spurs, passando pela defesa e levando a bola para o gol.

Seu icônico deslizamento de joelho na frente dos torcedores do Tottenham é tão famoso que o Arsenal ergueu uma estátua de Henry em sua pose deslizante do lado de fora do estádio Emirates.

José Mourinho – Real Madrid 2012 – Real Madrid x Manchester City

Não precisa ser um jogador que fica tão nervoso com um gol que comemora com uma joelhada; Os dirigentes perdem um gol da vitória tanto quanto os torcedores e os jogadores.

Em 2012, o Real Madrid enfrentou o Manchester City pela Liga dos Campeões. Com o jogo no fio da navalha em 2 a 2, o Real Madrid aproveitaria a chance e faria o gol da vitória.

Mourinho explodiu, realizando uma das joelhadas mais icônicas que você já viu. De terno e gravata, o técnico do Real Madrid entrou em campo de braços erguidos e punhos cerrados.

É uma das melhores vistas do futebol; José Mourinho levando os torcedores à loucura de alegria ou raiva, e a lenda portuguesa adora isso.

Emmanuel Adebayor – Manchester City x Arsenal – 2009

Uma das joelhadas mais polêmicas da história da Premier League aconteceu em setembro de 2009, em um jogo violento envolvendo Manchester City e Arsenal.

A cena foi montada com Emmanuel Adebayor, do City, ex-Arsenal, incitando torcedores e ex-companheiros de equipe ao longo do jogo.

Adebayor ajudaria o Manchester City a uma vitória por 4–2 e, depois de marcar na frente dos torcedores do City, Adebayor correu toda a extensão do campo para deslizar o joelho na frente dos Gunners itinerantes.

O estádio entrou em erupção, com os torcedores jogando tudo e qualquer coisa em que pudessem colocar as mãos no ex-atacante.

Posteriormente, Adebayor se desculparia, mas, independentemente dos problemas causados ​​por seu agora infame deslize, continuou sendo uma das comemorações mais conhecidas da história da Premier League.