Cartão vermelho no futebol (explicado)

Cartão vermelho no futebol (explicado)












Existem penalidades em quase todos os esportes para manter a ordem durante o jogo. No futebol não é diferente, pois possui um sistema de penalidades utilizado pelos árbitros que remonta às regras originais do jogo. Dependendo da gravidade, os jogadores podem receber cartas de cores diferentes. A punição final? Um cartão vermelho.

O que é um cartão vermelho no futebol? O cartão vermelho é um sinal para um jogador ser expulso pelo resto da partida. Eles podem receber um cartão vermelho diretamente por uma infração grave ou dois cartões amarelos que resultam em vermelho. Quando uma equipe tem um jogador com cartão vermelho, ela é forçada a jogar o resto da partida com 10 jogadores em vez de 11.

Diferentes tipos de cartões vermelhos

As duas maneiras de um jogador receber um cartão vermelho é pegar um diretamente por uma ofensa grave ou receber dois cartões amarelos que somam um cartão vermelho. O cartão vermelho direto é visto como muito mais severo e geralmente acarreta uma suspensão um pouco mais longa após o fato. Dois cartões amarelos podem resultar em suspensão de apenas um jogo ou em nenhuma suspensão.

Os cartões vermelhos ficam sempre a critério do árbitro, mas algumas táticas gerais podem levar diretamente a essa punição. À medida que tentam limpar o jogo o máximo possível e ter tudo sob controle, faz sentido ter algumas regras básicas a serem seguidas em todos os aspectos.

Dano físico

Os jogadores podem receber cartão vermelho por qualquer jogada extremamente física que seja mais voltada para machucar um oponente do que para jogar futebol. Uma falta grave que não parece uma jogada legítima com a bola é uma forma de machucar um jogador sem motivo.

O jogo físico pode vir de um slide tackle violento, agarrar um jogador para derrubá-lo no chão, golpear um jogador para iniciar uma briga e muito mais. Há até pessoas que receberam cartões vermelhos por cuspir na cara do adversário (ou do árbitro).

Linguagem chula, gestos obscenos

Os árbitros estão tentando limpar ao máximo o futebol, principalmente quando se trata de qualquer coisa que possa ofender os torcedores mais jovens. O futebol é um esporte emocional e os árbitros deixam muitas coisas passarem. No entanto, eles não abandonam necessariamente a linguagem chula ou os gestos flagrantes. Os jogadores não costumavam receber cartões vermelhos com tanta frequência no passado por isso, mas é uma boa maneira de começar a evitar que o abuso verbal saia do controle.

Handebol deliberado

Talvez a regra mais básica do futebol envolva não tocar na bola com as mãos. Bolas manuais inevitavelmente acontecerão de vez em quando, mas se forem consideradas deliberadas, podem acarretar penalidades severas.

Há muitas pessoas por aí que acreditam que isso é um pouco demais para uma bola de mão. No entanto, ajuda a manter o jogo bastante limpo, pois os jogadores podem estar mais dispostos a arriscar uma bola de andebol se souberem que só levarão uma palmada no pulso. Eles acontecem completamente acidentalmente, e isso é principalmente uma decisão do árbitro.

Interrompendo propositalmente uma oportunidade de marcar gols

Interromper propositalmente uma oportunidade de gol para o time adversário é uma das formas mais comuns de receber cartão vermelho. Se a equipe adversária estiver prestes a marcar, mas for abordada de forma injusta, o que a impedirá de marcar, o jogador receberá imediatamente o cartão vermelho. Toda falta que obstrua propositalmente uma oportunidade óbvia de gol levará ao cartão vermelho.

Dois cartões amarelos

Os cartões amarelos são reservados principalmente para infrações menores, mas os jogadores devem ser um pouco mais cautelosos se apanharem um no início da partida. Em muitos casos, deve ser visto como um aviso severo, pois os jogadores podem encontrar-se numa situação difícil.

O que acontece se o goleiro receber cartão vermelho?

Um goleiro pode receber cartão vermelho como qualquer outro jogador em campo. Isso causa um pouco mais de problema, já que as equipes precisam encontrar uma maneira de substituir aquele jogador de alguma forma.

A solução alternativa é usar uma substituição para colocar o goleiro reserva e depois jogar o resto da partida com um homem a menos.. Em alguns níveis menores, eles podem contornar isso movendo um jogador para o gol, se ele tiver alguma experiência jogando lá. Isso não acontecerá em profissionais com tanta especialização, mas salva um substituto.

A única vez que um jogador de campo entrará no gol é se o goleiro receber cartão vermelho e o time já tiver esgotado as três substituições. Isto acontece muito raramente, mas há exemplos de que isto acontece mesmo nos níveis mais elevados. Geralmente significa problemas para o adversário, mas é um jogo emocionante durante esse período para os torcedores verem um time jogar de uma maneira tão pouco convencional.

Os jogadores perdem jogos adicionais após receberem um cartão vermelho?

Não existem regras definidas quando se trata de suspensões por cartão vermelho em geral. As ligas profissionais tendem a emitir suspensões que duram de um a três jogos, e eles devem estar na mesma competição. Isso pode ser um pouco confuso para os fãs, mas a equipe precisa descobrir uma maneira de lidar com qualquer coisa que aconteça em seu caminho.

Dê uma olhada em um time de alto nível da Premier League inglesa, por exemplo. Um jogador recebe cartão vermelho em uma partida da Liga dos Campeões, e essa é a última partida nessa competição há algum tempo. Esse jogador pode retornar e jogar todas as partidas da Premier League, mas a suspensão por cartão vermelho começa na próxima partida da Liga dos Campeões.

Muitos cartões vermelhos = passar por cima

O futebol jogado ao mais alto nível requer pelo menos sete jogadores de cada lado. Isso significa que cada equipe pode perder até quatro jogadores por cartões vermelhos. Se cinco ou mais jogadores forem expulsos, a partida será automaticamente cancelada.

Algum incidente grave deve acontecer durante a partida para que tantos jogadores sejam expulsos. Normalmente, faz sentido encerrar a partida de qualquer maneira, já que os torcedores e os adversários provavelmente também estão muito chateados.

Por que os cartões vermelhos são usados ​​em primeiro lugar?

Desde os primórdios do futebol, o cartão vermelho sempre existiu como forma de lidar com a discrepância em campo. É a melhor forma de manter a ordem o máximo possível e é uma penalidade muito dura para as equipes.

A razão pela qual o futebol usa cartões amarelos e vermelhos se resume simplesmente a um sistema simples que pode ser compreendido em qualquer idioma. O futebol é um esporte verdadeiramente internacional e todos sabem o que significa amarelo e vermelho.

Com que frequência os cartões vermelhos são emitidos?

É difícil precisar exatamente com que frequência os cartões vermelhos são emitidos, já que isso geralmente se resume a um cenário bastante maluco em uma única partida. Certas ligas tendem a ter mais cartões vermelhos emitidos do que outras. Os jogadores podem não estar jogando tanto e os árbitros podem ter uma rédea mais curta antes de aplicar uma penalidade.

Espere ver um cartão vermelho em uma competição de alto nível uma vez a cada quatro ou cinco partidas. Como os melhores jogadores sabem a gravidade da penalidade e os árbitros não querem ditar lotes, isso cria uma certa margem de manobra para ambos os lados. Talvez no passado certas ações tivessem recebido cartões vermelhos diretos. Agora, os árbitros são um pouco mais tolerantes para manter tudo fluindo.