Onde você deve jogar o jogador mais fraco?










Em um jogo de equipe como o futebol, alguns jogadores inevitavelmente têm mais habilidade do que outros, mas, devido ao fato de haver onze jogadores em cada equipe, o mais importante é a soma das partes.

Uma equipe bem treinada e organizada pode sair vitoriosa, e muitas vezes sai vitoriosa sobre uma equipe que, pelo menos no papel, deveria estar vencendo com facilidade.

Em todos os países, em todas as ligas, todas as semanas, há um exemplo de time que venceu uma partida de futebol quando não deveria ter tido chance.

Cada equipe tem seus pontos fortes e fracos, mas uma equipe que está disposta a lutar uma pela outra sempre tem uma chance.

Quando se trata do jogador mais fraco do time, tudo se resume ao trabalho em equipe; um jogador mais fraco pode melhorar quando cercado por jogadores melhores e ainda pode contribuir para o sucesso do time.

Dito isto, existem certas posições onde não é ideal colocar o seu jogador mais fraco.

Quando um jogo de futebol está em jogo, é melhor ter seu jogador mais fraco em uma função que não é vital.

Hoje, estarei analisando as principais áreas de um time e onde você deve jogar com seu jogador mais fraco.

Até que eles estejam atualizados ou seu treinamento melhore suas performances, seu jogador mais fraco deve ser tratado com luvas de pelica.

O que define seu jogador mais fraco?

O que torna um jogador o mais fraco do time? Pode ser falta de habilidade em comparação com o resto dos jogadores ou falta de força mental; o jogador pode até ser fisicamente mais fraco que os outros.

Das três, a força mental é a mais difícil de aprender; os jogadores podem aumentar o volume na academia e se esforçar no treinamento para se tornarem mais rápidos e habilidosos.

Ter força mental para lidar com o fato de ser um atleta profissional é muito mais desafiador de se desenvolver; alguns jogadores nascem com a confiança necessária para o sucesso, enquanto outros parecem desmoronar sob pressão. Independente do motivo, o time tem que arrumar uma vaga para o jogador.

Se a falta de experiência torna um jogador o mais fraco da equipe, nada como minutos em campo para ajudar no seu desenvolvimento.

A inexperiência não é um crime, e é por isso que muitos jogadores jovens, independentemente de seu talento, são introduzidos lentamente na equipe para aumentar sua confiança e experiência.

Os torcedores se perguntam por que o técnico não está jogando o astro de 18 anos do time para o fundo do poço, especialmente quando o time está passando por dificuldades, mas é para proteger seu desenvolvimento.

Não há nada mais frágil do que um jovem jogador com talento; ter sua confiança abalada por colocar pressão adicional em seus ombros jovens é uma receita para o desastre.

Onde não jogar seu jogador mais fraco

O jogador mais fraco em campo pode afetar seriamente a maneira como um time joga, especialmente se estiver em uma posição vital.

Muitas vezes, é a espinha dorsal da equipe que é mais afetada; as posições de goleiro, zagueiro e meio-campista são essenciais para a estrutura e o desempenho do time.

O papel de atacante, embora central, pode ser compensado por outros jogadores marcando gols ou pelo menos a equipe sendo capaz de resistir ao empate.

Os três papéis principais, goleiro, zagueiro e meio-campista, não podem cometer erros e se safar. Se o jogador mais fraco estiver cometendo mais erros, a oposição vai capitalizar isso – até mesmo mirar nele.

Um guarda-redes jovem e inexperiente pode ser colocado sob pressão adicional, afetando o seu desempenho. Um zagueiro que não consegue defender, ou não aprendeu o papel bem o suficiente, será pego fora de posição ou fará falta desnecessariamente aos jogadores adversários.

Todos esses erros sobrecarregam a equipe e têm o efeito indireto de deixá-la nervosa.

Uma equipe nervosa não pode ter o melhor desempenho, então é uma boa ideia não jogar com o jogador mais fraco nessas posições críticas.

Se esse é o único papel que o jogador pode desempenhar, então é o caso de introduzi-lo aos poucos ou trazê-lo para o campo quando os jogos já estão ganhos ou perdidos. Se o jogo ainda puder ser ganho, ter um meio-campista fraco significa que você estará perseguindo o jogo.

Onde jogar seu jogador mais fraco

Qualquer área que não seja central é um bom ponto de partida para um jogador mais fraco; um zagueiro pode ter que ser empurrado para zagueiro, ou um meio-campista fraco pode ser movido para um meio-campo amplo.

Trata-se de dar aos jogadores tempo para aprender e se ajustar sem prejudicar o time. É muito mais difícil para um goleiro fraco; os erros costumam arruinar sua confiança e, como última linha de defesa, não há esconderijo.

Um goleiro fraco tem que ser apresentado muito lentamente ao time; jogos da copa e jogos contra adversários muito mais fracos são ideais para aumentar a confiança e a experiência. Mesmo nos níveis mais baixos da pirâmide do futebol, o jogo moderno tem tudo a ver com o resultado.

Um técnico sabe que será demitido muito antes de seu jogador mais fraco, então a paciência para permitir que os jogadores aprendam é reduzida.

Essa falta de paciência é o motivo pelo qual tantas equipes de ponta têm times sub-21 cheios de jogadores potencialmente de classe mundial, mas nunca parecem dar uma chance a eles.

O treinador não pode arriscar, e o clube não pode dar tempo aos jogadores, então eles ficam estagnados nas reservas até serem vendidos.

Idealmente, o jogador mais fraco é um ala; eles podem se jogar no chão, não causar impacto no jogo e, geralmente, não afetarão significativamente o resultado.

Um ala taticamente pobre ou inexperiente pode aprender jogando, com muito menos risco para a equipe. Há uma razão pela qual há mais alas jovens e talentosos, mas completamente inexperientes no futebol; o gerente lhes dará uma chance.

Não há como o talentoso zagueiro conseguir tempo de jogo contra um adversário de alto nível; o técnico não pode arriscar que o jogador cometa erros.

Conclusão

Ao contrário do jogador mais forte de uma equipe, o jogador mais fraco tem restrições que parecem injustas.

Na maioria dos casos, o “mais fraco” geralmente significa o jogador mais jovem ou menos experiente. Dificilmente é uma falha, mas por causa disso, há um limite para quanto tempo de jogo esse jogador verá.

Se o jogador mais fraco for um atacante ou ala, ele terá tempo. Há tempo para se recuperar caso o atacante erre um chute ou o lateral passe por cima de um cruzamento.

Se um zagueiro ou goleiro fraco tiver um uivador, o time pode estar perdendo por 4 a 0 antes do intervalo. Dirigentes, clubes e torcedores simplesmente não têm esse tipo de paciência, então os mais fracos costumam cair no esquecimento.

A força mental é a chave para superar as fraquezas no futebol; um jogador fraco com força para errar e se recuperar vai, com o tempo, ver sua experiência e habilidade aumentar, e junto com isso, seu tempo de jogo também vai aumentar.

Um treinador que vê o jogador mais fraco cometer um erro durante um jogo e nunca mais se recuperar, não o jogará novamente.

Se o jogador mais fraco do time treinar mais do que todos os outros, aguardar seu tempo, aceitar ser jogado fora de posição apenas para ganhar tempo de jogo e descartar os erros como parte da curva de aprendizado, ele terá uma chance.

Há uma razão pela qual muitos dos melhores jogadores de futebol parecem arrogantes ou pelo menos cheios de autoconfiança; é porque eles tinham essa confiança que chegaram ao topo. Os jogadores mais quietos, mansos e menos agressivos não o fazem por um motivo.

Se você olha em volta do seu próprio vestiário e não consegue identificar o jogador mais fraco, pode ser você, e a melhor maneira de corrigir isso é praticar, se destacar e aprender com cada experiência.

Esqueça todos os passes errados, chutes perdidos ou pênaltis perdidos e aumente sua confiança até que o técnico não consiga deixá-lo de fora do time titular.

Se você está se perguntando onde jogar o jogador mais forte, leia meu artigo sobre isso aqui.