Os 10 jovens jogadores mais emocionantes do futebol em 2022










À medida que Ronaldo e Messi continuam a envelhecer e a declinar, os entusiastas do futebol discutem vários jovens talentos que substituirão a dupla no futuro.

Enquanto alguns jovens jogadores como Kylian Mbappe, Vinicius Junior, Pedri, Mason Mount, Phil Foden, Jadon Sancho e outros já estão se estabelecendo no topo, vamos dar uma olhada nos 10 melhores jovens jogadores de futebol em 2022.

1. Ryan Gravenberch

Ryan Gravenberch é um dos médios mais talentosos da Europa e, com apenas 19 anos, está a consolidar a sua posição como um dos melhores jovens jogadores do futebol. O holandês consegue carregar a bola em profundidade e é um bom passador progressivo. Embora atualmente jogue pelo Ajax, ele é muito procurado pela maioria dos clubes de elite da Europa.

2. Bukayo Saka

(Foto de Mark Leech/impedimento/impedimento via Getty Images)

A forma do Arsenal tem sido inconsistente nesta temporada, e uma das principais razões é a perda de forma e a subsequente saída de Pierre-Emerick Aubameyang.

Na ausência do talismã gabonês, Bukayo Saka (que tem sido um dos melhores jovens jogadores nas últimas temporadas) intensificou corajosamente o seu jogo para garantir que os Gunners lutam pelo regresso à UEFA Champions League.

Saka, de 20 anos, marcou 10 gols e contribuiu com 5 assistências em 33 jogos em todas as competições pelos Gunners nesta temporada.

3. Pablo Gavi

(Foto de Eric Alonso/Getty Images)

O Barcelona pode ter perdido Lionel Messi, mas alguns jovens jogadores estão dando aos Blaugranas esperança de um futuro melhor.

Entre esses jovens jogadores está Gavi, de 17 anos, que ganhou comparações com Xavi Hernandez. Para a sorte do jovem, ele agora está sendo treinado por Xavi.

Gavi fez a sua estreia internacional pela Espanha nas meias-finais da UEFA Nations League, frente à Itália, em Outubro de 2024, tornando-se no jogador mais jovem a representar a Espanha a nível sénior.

Pelo Barcelona nesta temporada, Gavi disputou 34 partidas em todas as competições, marcando 2 gols e dando 5 assistências.

4. Karim Adeyemi

Karim Adeyemi é atualmente um dos jovens mais cobiçados do mundo. O jovem de 20 anos marcou surpreendentes 19 gols e deu 4 assistências em 36 jogos em todas as competições durante a temporada 2024/22.

O que é ainda mais impressionante é que ele marcou 3 gols e deu 2 assistências em apenas 8 jogos na Liga dos Campeões da UEFA nesta temporada.

Adeyemi nasceu na Alemanha, filho de pai nigeriano e mãe romena. No cenário internacional, optou por representar seu país natal e em setembro de 2024 marcou um gol na estreia pela Alemanha.

5. Dominik Szoboszlai

Szoboszlai é um meio-campista húngaro de 21 anos que joga no RB Leipzig. Ele se mudou do clube irmão RB Salzburg para Leipzig em janeiro de 2024 por 20 milhões de euros, o que o tornou o jogador de futebol húngaro mais caro da história.

Até agora, ele mais do que justificou o alto preço, já que iluminou a Bundesliga 2024/22 com atuações impressionantes.

Szoboszlai marcou 8 gols e 7 assistências em 31 jogos em todas as competições nesta temporada.

6. Florian Wirtz

Wirtz impressionou os melhores olheiros desde criança e acabou sendo contratado pelo Bayern Leverkusen em janeiro de 2024.

Em maio de 2024, Wirtz se tornou o jogador mais jovem a jogar pelo Leverkusen, com apenas 17 anos e 15 dias. No mês seguinte, ele se tornou o artilheiro mais jovem da história da Bundesliga (até Youssoufa Moukoko quebrar seu recorde alguns meses depois).

Wirtz, de apenas 18 anos, tem feito fogos de artifício nesta temporada, marcando 10 gols e dando 14 assistências em 31 jogos até o momento.

Ele fez sua estreia pela seleção principal pela Alemanha em setembro de 2024.

7. Armando Broja

Foto de Mike Hewitt/Getty Images

Broja chamou a atenção com suas atuações impressionantes nas várias equipes juvenis do Chelsea e fez sua estreia no time principal pelos Blues em 2024, com apenas 18 anos.

Ele foi emprestado ao Vitesse na temporada passada para ganhar mais tempo de jogo na equipe principal e impressionou bem. Para testá-lo na Premier League inglesa, Broja foi emprestado ao Southampton no verão passado.

Ele marcou dois gols em sua estreia pelo Southampton e contra o Leeds United em outubro de 2024, tornando-se o primeiro albanês a marcar na Premier League.

O jovem de 20 anos adaptou-se bem à EPL com seis gols marcados até o momento.

Em todas as competições desta temporada, Broja marcou 9 gols e uma assistência em 30 jogos.

8. Anthony Elanga

Na turbulenta temporada 2024/22 do Manchester United, a ascensão de Anthony Elanga foi um ponto positivo. Apesar de ter feito sua estreia pelos Red Devils na temporada passada, o emocionante ala melhorou ainda mais seu jogo nesta temporada.

Além de algumas atuações emocionantes nesta temporada, Elanga fez 18 partidas pela equipe principal do United, marcando três gols cruciais – o mais notável foi o empate contra o Athletico Madrid, no Wanda Metropolitano, na primeira mão das oitavas de final da Liga dos Campeões.

9. Jamal Musiala

A ascensão de Musiala ao topo tem sido rápida desde que ele se transferiu do Chelsea para o Bayern de Munique, há algumas temporadas. Ainda com 19 anos, tornou-se parte integrante da equipa principal do Bayern esta temporada.

Jamal Musiala marcou 6 gols e deu 6 assistências em 32 jogos em todas as competições até agora nesta temporada. Ele também é um dos jovens jogadores mais importantes a se observar na Liga dos Campeões nesta temporada.

10. Josko Gvardiol

O RB Leipzig perdeu a dupla de zagueiros Dayot Upamecano e Ibrahim Konate para o Bayern de Munique e o Liverpool, respectivamente, no verão passado.

Esperava-se que substituí-los fosse difícil, mas Josko Gvardiol fez com que tudo parecesse muito fácil. O croata de 20 anos tem impressionado desde que chegou do Dínamo Zagreb.

Gvardiol fez 35 partidas pelo Leipzig em todas as competições nesta temporada e, apesar de ser zagueiro, marcou 2 gols e 3 assistências.