4 melhores formações para usar contra 4-2-3-1










Está bem documentado que uma das formações modernas mais eficazes no futebol é a formação 4-2-3-1, com ênfase nos três meias-atacantes sendo usados ​​para causar todo tipo de problema às defesas.

Quando a equipe que usa o 4-2-3-1 está repleta de jogadores habilidosos, é um pesadelo para os defensores combaterem.

Se a defesa sair para tentar combater os dois laterais ou o meia-atacante, fica exposta a bolas rasas para o atacante; se eles se sentarem profundamente, eles convidam 90 minutos de pressão que muitas vezes é impossível de suportar.

Então, o que uma equipe pode fazer? Nesse caso, muitas vezes são as táticas que um gerente usa que determinam o resultado; uma formação pode superar outra?

Hoje, veremos quatro formações que podem ser usadas para neutralizar a ameaça de ataque da formação 4-2-3-1.

Usado de forma adequada, e com os jogadores bem treinados em como tirar o melhor partido de uma formação, não é impossível anular e até mesmo derrotar uma equipa talentosa que faz uso desta excelente táctica.

Aqui estão as 4 melhores formações para usar contra o 4-2-3-1.

4. Formação 4-4-2 (Utilizar a bola longa)

O velho mantra “na dúvida, chuta para fora” ainda tem mérito, mesmo nas ligas de elite; quando você está sob pressão de um time que usa a formação 4-2-3-1, às vezes, tudo o que você pode fazer é chutar a bola para cima.

O 4-4-2 é mais refinado do que isso, mas o princípio permanece. Um time de jogadores bem treinados pode transformar o 4-4-2 em uma fortaleza, e todo ataque pode ser repelido.

Uma defesa composta por quatro jogadores que ficam na entrada de sua área é protegida por um banco adicional de quatro jogadores no meio-campo.

O meio-campo é peça fundamental no 4-4-2, já que precisa cair muito mais fundo sem bola para contrariar os três meias-atacantes da equipe adversária. Se o meio-campo cair mais fundo, eles procuram bolas longas para os atacantes quando a bola é recuperada.

Os dois atacantes precisam estar preparados para se alimentar de sobras durante todo o jogo; quando uma bola longa é lançada no campo, eles devem proteger a bola e segurá-la o máximo que puderem até que o meio-campo se reúna para ajudar.

A formação 4-4-2 vai e vem com o jogo, seja compacta na frente de sua área de 18 jardas ou esticada quando o meio-campo vai para apoiar o ataque.

Usada corretamente, é uma ótima tática, mas contra adversários realmente importantes, pode ser difícil mantê-la por 90 minutos. Assim que o meio-campo não reagir, a defesa pode ser aberta por meio de bolas.

Os quatro zagueiros oferecem uma perspectiva tentadora, já que os três atacantes da equipe adversária encontram espaço para passar por entre as bolas ou correr por trás e vencer a armadilha de impedimento.

Prós

  • Uma tática simples de entender.
  • A maioria dos times tem os jogadores necessários para esta formação.
  • Os quatro meio-campistas sufocam a oposição e os quatro defensores cerram fileiras para dificultar a passagem.

Contras

  • Quando o meio-campo é contornado, a defesa fica sob enorme pressão.
  • Suscetível a passes diretos e quebra da armadilha de impedimento.
  • A formação 4-4-2 não está muito na moda.

3. Formação 4-5-1 (inundar o meio-campo)

Semelhante à formação 4-4-2, a ideia por trás do uso de uma formação 4-5-1 é inundar o meio-campo, sufocando a oposição.

Os dois meias-atacantes laterais e o meia-atacante central são os elementos vitais para a formação do 4-2-3-1, então ter cinco meio-campistas forçando esses jogadores para trás é uma ótima maneira de neutralizar a ameaça.

Os dois jogadores mais largos do meio-campo de cinco pessoas podem ser usados ​​como meio-campistas, avançando para ajudar o atacante solitário quando o time está com a bola.

Sem a bola, todo o meio-campo fecha fileiras, fechando os adversários e fazendo os ângulos desaparecerem, com o resultado final de que o adversário não tem passagem.

Caso o meio-campo falhe ocasionalmente, os quatro zagueiros estão à disposição para desacelerar o ataque.

Uma defesa plana de quatro pessoas ainda pode sofrer a longo prazo; a formação 4-2-3-1 é ideal para implantação contra uma defesa estática, mas se vários jogadores do meio-campo se aprofundarem, a formação 4-5-1 pode ser um grande sucesso.

É também um dos contra-ataques mais ofensivos para a formação 4-2-3-1, já que os cinco meio-campistas podem avançar quando necessário, mas recuar quando o perigo se aproxima.

É necessária uma unidade coesa, o condicionamento físico é obrigatório e os jogadores devem ter concentração absoluta durante os 90 minutos completos.

Prós

  • Inundar o meio-campo pode impedir as equipes de avançar.
  • É uma formação defensivamente sólida que tenta manter a bola longe do gol.
  • A maioria das equipes pode formar uma formação 4-5-1 com facilidade.

Contras

  • Pode ser ofensivamente ruim se o meio-campo não entrar no ataque.
  • Pode ser um jogo chato de assistir enquanto o meio-campo se transforma em uma zona de batalha.
  • O atacante solitário fica muito isolado.

2. Formação 4-2-3-1 (Combater fogo com fogo)

Se você tem um time de jogadores talentosos, motivados e confiantes, por que não lutar fogo com fogo e contra-atacar a formação 4-2-3-1 espelhando-a?

É uma tática ofensivamente consistente e é por isso que muitos times de ponta a usam, e se seu time tiver um conjunto de habilidades semelhante, pode valer a pena usar a mesma tática de seu oponente.

Nesse caso, muitas vezes pode ser quem permanece o mais disciplinado durante todo o jogo; a sorte pode desempenhar um papel, para o bem ou para o mal.

Isso pode fazer com que o jogo fique mais lento à medida que cada equipe cancela a outra, mas como uma formação, se você está preocupado em como contra-atacar o 4-2-3-1, usá-lo você mesmo pode ser a resposta.

A tua equipa tem de se preocupar com os três atacantes adversários, mas o mesmo se pode dizer deles; combinar a formação da oposição os obriga a ter as mesmas preocupações que você.

Ao contrário de nossas duas formações anteriores, que se concentram em negar uma ameaça, a formação 4-2-3-1 que você está empregando vira o jogo; de repente, sua ameaça de ataque é a preocupação.

Prós

  • É uma excelente contramedida para a mesma tática.
  • Equipes fortes podem colocar o adversário em desvantagem.
  • É um jogo emocionante para assistir aos fãs.

Contras

  • Sem os jogadores corretos, esta formação é difícil de dominar.
  • Se ambas as equipes adotarem uma abordagem mais defensiva, o jogo pode fracassar em um impasse.

1. Formação 5-3-2 (Inundar a Defesa)

Supondo que seu time não tenha o nível de habilidade necessário para manter uma formação 4-2-3-1, uma das melhores formações a se usar é a formação 5-3-2.

Em uma formação defensiva como esta, os jogadores-chave neste jogo serão seus laterais. Defensivamente, os dois laterais devem marcar os atacantes do adversário, anulando sua ameaça.

Ofensivamente, os dois laterais precisarão voar para a frente como coadjuvantes, cruzando para a área para os dois atacantes.

Passando por um meio-campo de três jogadores, são os laterais que adicionam largura e ameaça de ataque; sem eles, a equipe tem que resistir por 90 minutos.

A formação 5-3-2 é taticamente sólida, mas exige um enorme preparo físico, principalmente dos laterais. Os três zagueiros centrais sentam-se juntos, atuando como uma proteção para o goleiro.

Todos os três devem cobrir o atacante e, ocasionalmente, mover-se mais longe para dobrar com o lateral se estiverem lutando contra um ala complicado.

Com laterais rápidos e talentosos, a formação 5-3-2 pode ser uma excelente opção para combater a ameaça do 4-2-3-1; os alas ficam quase marcados pelo homem durante todo o jogo e, quando a posse de bola é recuperada, o time tem a oportunidade de contra-atacar rapidamente.

Prós

  • O 5-3-2 é excelente para anular os três meias-atacantes em um 4-2-3-1.
  • Compacto e seguro sem a posse de bola, um time pode explodir no ataque quando está com a posse de bola.
  • Ele atrai os oponentes para a frente, nega suas ameaças de ataque e explora suas fraquezas.

Contras

  • A formação está morta na água sem ajuste, laterais taticamente astutos e podem rapidamente se tornar uma derrota.
  • Se os laterais não receberem a bola e avançarem, a formação rapidamente se desfaz quando o time chuta para o campo, apenas para que outra onda de atacantes apareça.
  • Se os laterais não forem utilizados adequadamente, os atacantes ficam isolados e, de repente, é onze contra nove, já que o adversário simplesmente bombardeia a defesa por 90 minutos.