15 melhores times da Ligue 1 de todos os tempos










A antiga 1ª divisão francesa foi inaugurada em 1932, dois anos depois de a França legalizar o futebol profissional. Só mudou seu nome para Ligue 1 em 2002. Olho toda a história da liga na escolha de seus 15 melhores times.

Classifiquei esses 15 clubes de acordo com seu desempenho nos últimos 90 anos para misturar um pouco as coisas. Essas equipes são classificadas principalmente pela porcentagem de jogos e títulos que ganharam.

15. Toulouse-FC

  • Porcentagem de vitorias: 33%
  • Títulos da Ligue 1: 0

Desde 1937, o clube joga no Estádio Municipal, que tem capacidade para pouco mais de 33 mil espectadores e também é uma famosa sede da união de rugby. Em 2008, qualificou-se pela primeira vez para a UEFA Champions League depois de vencer a Coupe de France.

Conhecida como Tefece, a equipe do Toulouse compete regularmente com a equipe do Bordeaux, os Girondins de Bordeaux, no Derby de la Garonne. Entre seus jogadores mais famosos e celebrados estão Wissam Ben Yedder, Pantxi Sirieix, Andre-Pierre Gignac, Etienne Didot, Moussa Sissoko e Daniel Congre.

14. FC Metz

  • Porcentagem de vitorias: 33%
  • Títulos da Ligue 1: 0

Em 1932-33, o FC Metz participou do primeiro campeonato profissional francês, fundado no Cercle Athlétique Messin. A primeira aparição na final da Coupe de France aconteceu em 1938, quando perdeu com o Olympiacos de Marseille por 2-1 no prolongamento, no Parc des Princes, em Paris.

Até o rebaixamento da primeira divisão em 1958, eles eram principalmente um clube da primeira divisão, embora raramente alcançassem os primeiros escalões da liga.

O clube ganhou destaque quando Carlo Molinari se tornou seu presidente em 1967, cargo que ocuparia por mais de 30 anos, supervisionando a ascensão do Metz de clube provincial a jogador sério do futebol francês.

13. RC Estrasburgo

  • Porcentagem de vitorias: 34%
  • Títulos da Ligue 1: 1

Eles jogam no Stade de la Meinau desde 1914, que tem capacidade para cerca de 30.000 espectadores. A equipe venceu a Coupe de France três vezes e o título da liga uma vez. Estrasburgo, também conhecida como Le Racing, tem rivalidade local com o Metz, com quem compete no Derby de l'Est.

Vários jogadores notáveis ​​fizeram parte da equipe, incluindo Corentin Martins, Dominique Dropsy, Guillaume Lacour, Pascal Johansen, Oskar Rohr, Pascal Camadini e Jean-Christophe Devaux. Durante a única temporada do título da liga, Gilbert Gress atuou como técnico do time.

12. Estádio Rennais FC

  • Porcentagem de vitorias: 35%
  • Títulos da Ligue 1: 0

O Rennes foi um clube essencial na Bretanha no início da sua história, sagrando-se campeão francês três vezes na primeira década. Na primeira final da Cup de France, o clube perdeu por 2 a 0 para o Red Star. Pela primeira vez na sua história, competiram numa liga profissional francesa em 1932-33.

Por quase seis décadas, eles foram um defensor da liga sem causar muito impacto. O jovem Paul Le Guen levou a equipa ao quinto lugar em 1998, o melhor resultado desde 1965, quando um dos homens mais ricos de França, François Pinault, se tornou o accionista maioritário. Na temporada 2019-2024, terminaram em terceiro.

11. Lente RC

  • Porcentagem de vitorias: 36%
  • Títulos da Ligue 1: 1

Fundado em 1906 como Racing Club Lensois, o nome é uma homenagem ao Racing Club de France, mais conhecido pelo time de rugby Racing 92 da região de Paris, mas que por algum tempo esteve entre os principais times do futebol francês.

A história de RC Lens como uma cidade com indústria pesada é vital para a compreensão da cidade. Quando Lens se tornou um centro de mineração de carvão em meados do século XIX, atraiu jogadores de futebol mineiros de toda a Europa. Permaneceu como uma potência do futebol francês por mais de 100 anos, até que as últimas minas foram fechadas na década de 1980.

10. FC Sochaux

  • Porcentagem de vitorias: 36%
  • Títulos da Ligue 1: 2

Alguns podem se perguntar por que este clube está na lista, e muito menos entre os 10 primeiros, quando não ganha um título há mais de 80 anos.

Até ser rebaixado para a Ligue 2 no final da temporada 2013-14, o FC Sochaux-Montbéliard era um dos clubes icônicos da França, visto por muitos como gigantes adormecidos. Na temporada 1934-35, o Sochaux conquistou seu primeiro título da liga, terminando um ponto à frente do Estrasburgo, em 1935.

Depois de oscilar entre a primeira e a segunda divisões na década de 1990, o Sochaux voltou à primeira divisão no novo milênio. Em cada uma das três primeiras temporadas do clube, eles terminaram entre os dez primeiros. Após um influxo de fundos provenientes de interesses empresariais chineses, espera-se que a sorte mude.

9. OGC Legal

  • Porcentagem de vitorias: 37%
  • Títulos da Ligue 1: 4

Quando a liga francesa de futebol foi fundada em 1932, o OGC Nice era um dos vinte membros originais. O GC Nice ganhou quatro campeonatos nacionais, bem como três títulos da Coupe de France.

Campeão da Liga Francesa pela primeira vez em 1951. Em 1952, o clube conquistou sua primeira Coupe de France. Em 2013, o clube disputou sua primeira partida no Allianz Riviera. Apesar de não conquistar o título há 60 anos, continua sendo um dos melhores clubes da França.

8. Lille OSC

  • Porcentagem de vitorias: 38%
  • Título da Ligue 1: 4

O Olympic Lillois também foi o primeiro time profissional da França a vencer um campeonato em 1933 e chegou à final da Coupe de France em 1939. A década de sucesso duradouro do Lille resultou em dois títulos da liga e cinco Coupes de France.

O novo estádio Stade Pierre-Mauro está localizado em Villeneuve-d'Ascq, nos arredores de Lille. Tem capacidade para 50.083. A academia e o desenvolvimento dos jovens têm contribuído muito para seu sucesso recente. Eden Hazard é um dos seus graduados mais famosos.

7. FC Nantes

  • Porcentagem de vitorias: 42%
  • Títulos da Ligue 1: 8

O estilo de jogo adotado pelo Nantes abriu caminho para o florescimento de Didier Deschamps, Claude Makelele e Marcel Desailly. Fundado em 1943 como uma fusão entre cinco clubes locais, o Nantes tornou-se um dos times mais emblemáticos do futebol francês.

O clube tornou-se um clube profissional e entrou na segunda divisão em 1945. José Arribas, que iniciou uma dinastia que ainda hoje influencia o clube, levou o clube ao primeiro de oito títulos da liga em 1965, após ser promovido à primeira divisão em 1962- 63.

6. AS Saint-Étienne

Vitórias Empates Perdas
1055 659 586
  • Porcentagem de vitorias: 43%
  • Títulos da Ligue 1: 10

Atualmente ancorado na última posição da liga, você seria perdoado por não saber que o Saint Etienne já foi o rei do futebol francês. Em 1931, a casa de Saint-Etienne recebeu o nome de Geoffroy Guichard, fundador da rede de supermercados Casino.

O famoso clube do futebol francês, cuja camisa verde é uma das mais emblemáticas da Europa e cuja gloriosa história garante que continue a ser uma das equipas mais apoiadas do país. Durante o início dos anos 1960 e início dos anos 1980, Snella ajudou o clube a dominar o futebol francês por mais de duas décadas.

5. Girondinos Bordéus

Vitórias Empates Perdas
1070 684 761
  • Porcentagem de vitorias: 43%
  • Títulos da Ligue 1: 6

Um dos clubes de maior sucesso da França, o Girondins de Bordeaux, é um dos times de maior sucesso do país há décadas. Apesar de as origens do clube serem um clube de ginástica fundado em 1881, a secção de futebol só começou em 1910, durou uma temporada e foi reativada em 1919.

A primeira partida do clube em 1920 terminou com uma derrota humilhante por 12 a 0, um início desfavorável para um clube que está entre os melhores da França, com seis títulos da Ligue 1 em seu nome. Os Girondinos tornaram-se profissionais em 1937 e conquistaram o título L1 na primeira temporada após a promoção à primeira divisão.

Eles fazem parte desta lista dos melhores clubes da França, pois entregam títulos de forma consistente para diferentes gerações de seus torcedores.

4. Olímpico de Lyon

  • Porcentagem de vitorias: 43%
  • Títulos da Ligue 1: 7

O Olympic Lyonnais foi fundado em 1950, mas as raízes do clube datam do final do século XIX. Na primeira década do novo milénio, o Olympique Lyon foi uma força dominante, conquistando sete títulos consecutivos da liga – a mais longa sequência de vitórias em qualquer uma das ligas de futebol mais importantes da Europa.

Houve um tempo em que as palavras “Lyon” e “Gerland” (seu antigo estádio) eram praticamente sinônimos de “futebol francês” na primeira década deste século.

3. Olímpico de Marselha

Vitórias Empates Perdas
1131 654 762
  • Porcentagem de vitorias: 44%
  • Títulos da Ligue 1: 10

O Olympiade de Marseille está entre os clubes de maior sucesso na história da Ligue 1. O OM (abreviadamente) é um dos clubes mais emblemáticos da Europa e o primeiro time francês a conquistar um título continental.

O Marselha é um dos únicos clubes da primeira divisão atualmente presentes na campanha de 1932-33, a primeira temporada profissional na França, e o primeiro de seus nove títulos da liga seguido em 1937.

Sem título há mais de uma década, principalmente devido ao dinheiro que fluiu para Paris, é apenas uma questão de tempo até que o OM volte a subir.

2. AS Mônaco

Vitórias Empates Perdas
1026 632 645
  • Porcentagem de vitorias: 45%
  • Títulos da Ligue 1: 8

Desde a sua fundação em 1897, eles jogam em casa no lendário Stade Louis II. Embora não faça parte da França, o principado de Mônaco não impediu que o AS Monaco FC (Association Sportive de Monaco Football Club) se tornasse um dos nomes mais respeitados do futebol francês.

Eles ganharam vários campeonatos da Ligue 1 e troféus da Coupe de France e chegaram à Copa das Copas de 1992 e às finais da Liga dos Campeões de 2004.

1. Paris Saint-Germain

  • Porcentagem de vitorias: 47%
  • Títulos da Ligue 1: 9

O PSG foi formado em 1970 pela fusão do Stade Saint-Germainois fundado em 1904

Durante a última década, o sucesso sem precedentes do clube foi atribuído a uma injeção de dinheiro relativamente recente.

Com seis títulos da liga, quatro Coupes de France e cinco Coupes la Ligue conquistados sob a gestão de Laurent Blanc, Unai Emery e Thomas Tuchel, eles reforçaram significativamente a sala de troféus do Parc des Prince.