10 países que nunca se classificaram para o AFCON










A Copa das Nações Africanas, também conhecida como AFCON, é o principal torneio internacional de futebol disputado no continente africano. As melhores equipas de todo o continente competem neste torneio bienal da Confederação Africana de Futebol pelo título de “Melhor Equipa de África”.

Muitas equipas em África tiveram o privilégio de se qualificar e participar nesta famosa competição ao longo dos anos. No entanto, alguns países nunca se qualificaram para participar na AFCON. Hoje damos uma olhada nos 10 países que nunca se classificaram para a AFCON.

1. somali

Este país conturbado no Corno de África, no leste do continente, nunca apareceu na AFCON. Embora o país tenha participado em alguns jogos de qualificação há anos, a guerra civil, a agitação interna e o colapso do governo reconhecido impediram que desportos organizados como o futebol fossem praticados na Somália.

2. Eritreia

O país do nordeste africano também nunca participou da Copa das Nações. A falta de financiamento devido a conflitos internos e uma associação de futebol quase inexistente fizeram com que a Eritreia nunca conseguisse formar uma equipa capaz de se qualificar.

3. Seicheles

Esta bela e pitoresca nação insular nunca participou do último torneio AFCON. A sua população relativamente pequena torna quase impossível a formação de equipas de futebol competitivas e eles acabam quase sempre em último lugar no grupo de qualificação.

4. Sudão do Sul

Este novo país africano só começou a jogar futebol internacional há alguns anos. Isto, aliado a conflitos internos e falta de financiamento, fez com que a equipe não conseguisse se qualificar para o AFCON.

5. Lesoto

Apesar dos seus melhores esforços, este país sul-africano nunca se classificou para o torneio africano mais importante. A sua pequena população e a falta geral de recursos dificultaram os seus esforços para se tornarem qualificados. O apelido da seleção do Lesoto é “Likuena” ou Crocodilos.

6. Chade

O Chade também nunca se qualificou para a AFCON, em grande parte devido à falta de financiamento que faz com que continuem desistindo da qualificação intermediária.

7. São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe é outra nação insular que tem tido dificuldades na qualificação devido à sua pequena população e à falta de recursos.

8. Essuatíni

Este pequeno reino africano nunca se qualificou para participar na AFCON em toda a sua história. Embora sempre estivessem envolvidos em partidas de qualificação, nunca conseguiram quebrar completamente a maldição.

9. Djibuti

A nação do Chifre da África não teve um bom desempenho em todas as eliminatórias em que participou ao longo dos anos. Uma combinação de falta de talento, financiamento e organização não lhes permitiu progredir em todos estes anos.

10. República Centro-Africana

Surpreendentemente, a CAR nunca se classificou para a AFCON, apesar de anos de envolvimento no futebol africano. O capitão da República Centro-Africana é o meio-campista do Athletico Madrid, Geoffrey Kondogbia.