Thierry Henry: 5 melhores temporadas em sua carreira










Um dos atacantes mais explosivos, empolgantes e bem-sucedidos de todos os tempos, Thierry Henry ainda é considerado um dos maiores atacantes da história.

Em uma carreira que viu o atacante francês jogar por Monaco, Juventus, Arsenal, Barcelona e New York Red Bulls, Henry se consolidou como um dos finalizadores mais rápidos e precisos do futebol mundial.

Somente quando o inconstante francês se mudou para o Arsenal em 1999 ele finalmente foi autorizado a jogar na posição de atacante.

O técnico e colega francês Arsene Wenger viu o estrago potencial que Henry poderia causar nas defesas em toda a Inglaterra. Com ritmo de sobra, Henry foi, sem dúvida, um dos jogadores mais rápidos de sua geração.

Depois de assumir o papel de atacante do Arsenal, Henry se tornaria o maior artilheiro de todos os tempos do clube, com 228 gols em todas as competições.

Integrante do time dos Invencíveis que passou uma temporada inteira sem perder, Thierry Henry é a realeza do Arsenal. Mesmo 16 anos depois de deixar o Arsenal em 2007, ele ainda é considerado o maior atacante do clube de todos os tempos.

Hoje, veremos cinco das melhores temporadas de Thierry Henry como jogador, e há muito por onde escolher.

Sempre brilhante, o francês teve alguns anos genuinamente espetaculares como jogador de futebol profissional. Vencedor da Copa do Mundo e do Campeonato Europeu da UEFA com a França, Henry acumulou quatro títulos da liga e uma série de títulos nacionais e europeus.

5. 2009/2010 Temporada Incorporada da Getty Images

Um ano depois de conquistar o título da La Liga com o Barcelona, ​​Henry o manteria em uma temporada em que o Barcelona, ​​então no auge de suas forças, lutaria em nada menos que seis frentes.

No final da temporada 2009-2010, Barcelona e Thierry Henry teriam mais quatro troféus para adicionar à sua crescente lista de conquistas.

Vencendo a La Liga por apenas três pontos do Real Madrid, o Barcelona perderia apenas uma vez em toda a temporada no campeonato.

Henry ajudou o clube catalão a vencer a Supercopa de Espana, a Supercopa da UEFA e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Embora não tenha sido sua temporada mais carregada de gols, Henry trouxe habilidade, inteligência de jogo e experiência para o time.

4. Temporada 2001/2002

Incorporado da Getty Images

Apenas cinco dias depois de vencer a FA Cup, Thierry Henry levou o Arsenal ao título da Premier League, marcando 24 gols ao longo do caminho.

Ganhando a Chuteira de Ouro da Premier League, Henry esteve em forma letal ao longo do ano, aterrorizando os defensores em toda a Inglaterra com seu ritmo e incrível controle de bola.

Thierry Henry marcou 32 gols em todas as competições e teve uma excelente temporada 2001-02, pelo menos no futebol doméstico. No cenário internacional, esperava-se que a Copa do Mundo de 2002 fosse mais um sucesso para os campeões em título.

Incrivelmente, a seleção francesa não conseguiu passar da fase de grupos, mas, felizmente para Henry, sua forma no Arsenal significou que a temporada não ficaria sem resultados.

A temporada 2001-2002 foi a primeira vez que Henry experimentou a prata com o Arsenal. Sua forma simplesmente explodiu, com o letal atacante marcando mais 32 gols na temporada seguinte e 20 assistências na Premier League.

Henry se tornaria o primeiro jogador na história a marcar e assistir a mais de 20 gols em uma única temporada em qualquer uma das cinco principais ligas da Europa.

Henry marcou gols por onde jogou, encerrando sua carreira com 366 gols em todas as competições. Alguns dos gols de Henry foram de outro mundo, com o jogador usando seu ritmo explosivo para ultrapassar os jogadores.

Um gol memorável contra o arquirrival Tottenham Hotspur viu o francês pegar a bola na entrada de sua própria área antes de rasgar o campo para marcar um gol maravilhoso.

3. 1997/1998 Temporada Incorporada da Getty Images

Um dos atacantes mais confiáveis ​​de todos os tempos, Henry jogou incríveis 123 vezes pelo seu país, marcando impressionantes 51 gols.

Henry foi convocado para a seleção da França ainda jovem, depois de impressionar tanto pelo Mônaco quanto pela seleção sub-21 da França, e foi uma inclusão surpresa na seleção da Copa do Mundo de 1998.

Apesar de relativamente desconhecido na época, Henry terminaria o torneio como o maior artilheiro de seu país, com três gols marcados.

Depois de uma exibição soberba de Henry a caminho da final em Paris, Henry seria usado como reserva durante o jogo; seu ritmo e aceleração seriam usados ​​contra um Brasil cansativo.

Infelizmente para Henry, um cartão vermelho para o zagueiro francês Marcel Desailly significou que o time teve que alterar seus planos.

Apesar de não ter entrado em campo, o torneio de Henry foi um sucesso total. A medalha do vencedor foi logo seguida por ser nomeado Cavaleiro da Legião de Honra, a mais alta condecoração da França.

A Copa do Mundo é o auge absoluto para um jogador de futebol, apenas chegar ao torneio é uma grande honra e, como as finais acontecem apenas uma vez a cada quatro anos, as oportunidades são raras.

Ter vencido uma Copa do Mundo na tenra idade de 21 anos e ter sido fundamental para ganhar o troféu Jules Rimet mostra o quão promissor era um jovem jogador Henry.

2. Temporada 2008/2009

Incorporado da Getty Images

Em uma temporada verdadeiramente notável com o Barcelona, ​​Thierry Henry terminaria a temporada com medalhas de campeão da La Liga e da Liga dos Campeões e foi uma parte fundamental da equipe, marcando 26 gols no campeonato e cinco na Liga dos Campeões.

Jogando predominantemente na ala esquerda no Barcelona, ​​Henry usou seu ritmo e habilidade para abrir defesas e terminaria a temporada com 26 gols e dez assistências no campeonato, um número incrível.

É uma prova de quão bom era o time que o clube marcou um total de 105 gols na La Liga, sofrendo apenas 35.

Henry e Barcelona também ganhariam a Liga dos Campeões, derrotando o Manchester United na final. Este seria o único sucesso de Henry na Liga dos Campeões, tendo terminado apenas como vice-campeão no Arsenal.

A tríplice coroa foi completada quando o Barcelona conquistou a Copa del Rey, encerrando aquela que seria uma das mais vitoriosas da carreira do francês.

1. Temporada 2003/2004

Incorporado da Getty Images

Tínhamos acabado de encerrar a temporada 2003-2004; Thierry Henry e o Arsenal fizeram história neste ano incrível, passando toda a temporada da Premier League sem perder um único jogo.

Na temporada de 38 jogos, os Gunners venceram 26 jogos e empataram 12. É um feito quase inédito, e é improvável que veremos isso acontecer novamente na Premier League.

Thierry Henry teve uma temporada excelente, marcando 30 gols no campeonato e 39 em todas as competições, e produziu algumas das exibições mais incríveis já vistas por um atacante.

Muitas vezes é esquecido que se o Arsenal não tivesse ficado invicto na temporada, a temporada 2003-2004 teria sido ruim, já que o clube se saiu mal em outras competições.

Em nenhum momento da temporada o Arsenal ficou abaixo do segundo lugar no campeonato, e uma sequência de nove vitórias consecutivas no meio da temporada viu o time chegar ao primeiro lugar e permanecer lá pelos 18 jogos restantes.

A contribuição de Thierry Henry para a temporada invencível não pode ser exagerada, assim como seus 30 gols, sua presença absoluta em campo fez com que as defesas recuassem para o próprio meio-campo.

Henry era o jogador mais rápido do país, tão hábil em passar pelos zagueiros que eles costumavam recuar para sua área para tentar combater o soberbo francês.

Deixar tanto espaço na entrada da área não era o melhor plano tático, especialmente porque o Arsenal tinha vários jogadores de classe mundial que conseguiam abrir defesas.

A temporada 2003-2004 levou Henry ao reconhecimento global; O Arsenal era de longe o time mais empolgante da Premier League, e muito disso se devia ao talento de Henry.

Ter outros jogadores internacionais franceses como Sylvian Wiltord, Robert Pires e Patrick Vieira ao lado dele trouxe o melhor de Henry, permitindo que ele se tornasse um dos jogadores mais destacados de sua geração.