Quais são as responsabilidades de um diretor técnico no futebol?










Ao longo dos anos, surgiram diferentes papéis e funções na administração do futebol. Além dos cargos administrativos regulares que lidam com os departamentos financeiro e de marketing de um clube de futebol, o cargo de Diretor Técnico de Futebol tornou-se um pilar ao longo dos anos.

Esses homens ou mulheres trabalham principalmente em segundo plano e controlam todas as perspectivas futebolísticas do clube, desde o estilo de jogo até a academia e o olheiro. Estas funções são apenas algumas das muitas funções importantes de um Diretor Técnico de Futebol de um clube ou associação de futebol de um país. Que funções específicas um diretor técnico desempenha? Antes de responder a esta pergunta: Quem é o diretor técnico do futebol?

Em termos simples, um diretor técnico de futebol é um funcionário que se propõe a encontrar os melhores jogadores para o seu clube dentro de um determinado orçamento. No entanto, como a função mudou ao longo dos anos, outros recursos foram adicionados. Exemplos são:

1. Ofereça conselhos técnicos sobre futebol

Às vezes, os clubes ou federações de seleções empregam um diretor técnico como uma espécie de treinador de defesa. Esses diretores normalmente são contratados por seu amplo conhecimento tático e técnico do jogo.

Geralmente ajudam a fortalecer o departamento tático da comissão técnica, principalmente se o técnico principal for visto como deficiente nessa área de especialização. Às vezes, os diretores técnicos tiveram que assumir as funções de treinador de uma equipe em uma emergência, quando o técnico principal foi dispensado de suas funções por algum motivo.

Vimos este exemplo na última Copa do Mundo na Rússia, quando o diretor de futebol espanhol Fernando Hierro teve que assumir as rédeas da seleção espanhola depois que o ex-técnico Julen Lopetegui foi demitido sem cerimônia por quebra de contrato.

2. Transferência de jogadores

Conforme mencionado no parágrafo anterior, às vezes os diretores técnicos são os únicos responsáveis ​​por encontrar os melhores jogadores dentro de um determinado orçamento. Isto inclui observação e monitoramento de jogadores para garantir que esses jogadores atendam às necessidades e à filosofia futebolística do treinador ou clube.

O diretor também deve ter boas habilidades de negociação para conseguir os melhores negócios com o melhor preço para o seu clube. Existem muitos exemplos desse tipo de diretor técnico. Por exemplo, Michael Emenalo, que foi diretor técnico de futebol do Chelsea FC entre 2011 e 2017. Ele também é um dos melhores diretores esportivos do mundo.

Edu Gaspar – Diretor Técnico do Arsenal FC

3. Uma figura de proa

Às vezes, um diretor de futebol desempenha apenas um papel cerimonial ou de embaixador no clube. Normalmente é um ex-jogador, uma lenda do clube, cuja popularidade e comercialização ajudam a melhorar a reputação e atratividade do clube. Exemplos disso incluem Bobby Charlton e Paolo Maldini no Manchester United e AC Milan, respectivamente.

O papel do Diretor Técnico continuará a mudar à medida que os clubes e as seleções nacionais se desenvolvem, mas é inegável que este papel veio para ficar.