5 treinadores de futebol que são irmãos

5 treinadores de futebol que são irmãos












EUHoje em dia não é incomum encontrar irmãos que são jogadores de futebol. Na verdade, existem até irmãos que jogam futebol em diferentes países. O que não acontece com tanta frequência é encontrar irmãos que decidem seguir a carreira de treinador. Aqui estão cinco treinadores de futebol que são irmãos.

1. Gary e Phillip Neville

Os dois irmãos eram ex-jogadores de futebol profissionais que jogaram juntos por muitos anos nas cores do principal clube inglês, o Manchester United.

Pouco depois de suas carreiras como jogadores, ambos se aventuraram no futebol administrativo. Gary inicialmente começou como comentarista de TV. Em 2012 foi nomeado treinador adjunto da seleção inglesa até 2016.

Durante este período, foi nomeado treinador do clube espanhol Valencia em dezembro de 2015, onde passou por um período difícil durante quatro meses antes de ser demitido em março do ano seguinte, após uma série de resultados ruins.

Seu irmão Phil teve uma carreira de treinador comparativamente mais bem-sucedida. Os primeiros empregos de treinador de Phil foram como assistente na Inglaterra Sub-20 e no Manchester United no início de 2010.

Em 2015, ele atuou brevemente como gerente interino do Valencia antes da nomeação de seu irmão Gary. Mais tarde, Phil foi nomeado técnico da seleção feminina sênior da Inglaterra e levou-a ao 4º lugar na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2019.

Em 18 de janeiro de 2024, Phil Neville tornou-se o técnico principal do Inter Miami e atualmente é o técnico.

2. Frank e Ronald de Boer

(LR) Frank e Ronald de Boer. (Foto de VI Images via Getty Images)

Os irmãos gêmeos jogaram pela seleção holandesa e pelo clube Ajax Amsterdam durante suas carreiras como jogadores. Os irmãos mais tarde começaram a treinar.

A primeira e mais bem-sucedida estação de Frank foi no clube de sua cidade natal, Ajax, com quem conquistou quatro títulos do campeonato holandês. Mais tarde, ele teve estadias curtas no Inter de Milão e no Crystal Palace em 2016 e 2017. Mais tarde, Frank treinou o Atlanta United, clube da MLS, antes de comandar a seleção holandesa.

Seu irmão Ronald não tem muita experiência como treinador, tendo atuado apenas como assistente nas seleções sub-23 do Catar e nas seleções juvenis do Ajax. Atualmente, ele trabalha como assistente técnico do Ajax A1.

3. Fábio e Paolo Cannavaro

Os irmãos Cannavaro tiveram níveis variados de sucesso em suas carreiras no futebol, sendo Fabio o mais bem-sucedido. Depois de se aposentarem do futebol, ambos se aventuraram como treinadores.

Fabio dirigiu muitos times desde 2013, incluindo Al-Ahli, Al-Nassr e muitos dos principais clubes de futebol da China, como Guangzhou Evergrande, Tianjin Quanjian e a seleção masculina chinesa.

Seu irmão mais novo, Paolo, foi assistente técnico do clube chinês Guangzhou Evergrande entre 2018 e 2024.

4. Filippo e Simeone Inzaghi

Os irmãos Inzaghi tiveram carreiras de muito sucesso no futebol antes de decidirem se tornar treinadores.

Filippo dirigiu vários clubes italianos como AC Milan, Venezia, Bologna, Benevento e Brescia desde que iniciou sua carreira gerencial em 2012.

No entanto, seu irmão mais novo, Simeone Inzaghi, alcançou maior sucesso como técnico até agora, levando Lazio e Inter de Milão aos títulos da Coppa Itália. Simeone Inzaghi foi até nomeado Treinador do Mês da Série A em dezembro de 2024.

5. Erwin e Ronald Koeman

Os irmãos Koeman são ex-jogadores internacionais da seleção holandesa. Além disso, são treinadores renomados que dirigiram diversas equipes ao longo de suas carreiras, incluindo clubes e seleções nacionais.

Erwin treinou muitas equipes holandesas, como Feyernord, Utrecht, Eindhoven, RKC Waalwijk e Beitar Jerusalem. Ele também dirigiu as seleções da Hungria e de Omã.

Erwin Koeman aposentou-se como treinador em dezembro de 2024. Foi anunciado que Erwin Koeman se juntará à seleção holandesa de Ronald Koeman como assistente técnico após a Copa do Mundo de 2022.

Ronald Koeman é o técnico um pouco mais bem-sucedido e conhecido dos dois. Ele dirigiu vários clubes em toda a Europa, na Inglaterra, Espanha e Holanda.

O holandês treinou Ajax, Vitesse, Benfica, PSV Eindhoven, Valencia, AZ Alkmaar, Feyenoord, Southampton, Everton e seleção holandesa.

Recentemente, ele foi técnico do FC Barcelona e está prestes a retornar como técnico da seleção holandesa depois que Louis van Gaal se aposentar após a Copa do Mundo FIFA de 2022, no Catar.