Por que os Tottenham Hotspurs são chamados de Spurs?










Quando alguém diz que é fã do Spurs, pode significar que é fã de basquete torcendo pelo time de San Antonio, Texas, ou do time de futebol da Premier League de Londres.

É um nome um tanto estranho para uma franquia de esportes, e vamos detalhar exatamente como esta cidade do norte de Londres passou a chamar seu time de Spurs.

Por que os Tottenham Hotspurs são chamados de Spurs? O Tottenham Hotspurs recebeu o nome do cavaleiro inglês Sir Henry Percy, que foi apelidado de ‘Hotspur’. A equipe adotou Hotspur como nome, que foi abreviado para Spurs.

Quem é Sir Henry Percy?

Sir Henry Percy viveu no final dos anos 1300 e início dos anos 1400 em Northumberland, que fica muito perto da fronteira escocesa. Como tal, ele lutou contra os escoceses na Guerra dos Cem Anos, e foram seus inimigos que lhe deram o apelido.

Henry Percy era formidável em batalha e frequentemente esporeava seus cavalos enquanto atacava os escoceses.

Assim, os escoceses o chamavam de Hotspur. Esse nome pode ter nascido por medo, respeito ou ambos, mas seja qual for o caso, ele pegou. Henry Percy e sua família apoiaram Henry Bolingbroke (que se tornaria Henrique IV) na usurpação contra Ricardo II.

No entanto, a família Percy acabaria ficando insatisfeita com várias coisas que Henrique IV fez, e mais tarde pegariam em armas contra o rei que ajudaram a instalar no trono.

Fazendo jus ao seu nome e lenda, Henry “Hotspur” Percy morreu em batalha. Embora as circunstâncias em torno de sua morte não sejam 100% certas, ele foi abatido aos 39 anos na Batalha de Shrewsbury e mais tarde declarado traidor.

Depois que ele foi morto, seus homens recuaram imediatamente, como se soubessem que não teriam chance sem ele.

Um ícone da cultura pop

Henry “Hotspur” Percy é um personagem bem conhecido na obra de Shakespeare. Henrique IV, Parte 1e ele foi interpretado por Tom Glynn-Carney no filme de 2019 O rei.

Seu legado na história inglesa é grande e, embora algumas imprecisões e lendas tenham surgido em torno de Henry “Hotspur” Percy, sua relevância histórica está bem documentada.

O que isso tem a ver com um clube de futebol de Londres?

Cerca de 518 anos após seu nascimento, o legado de Henry “Hotspur” Percy de batalhar fez dele uma inspiração para um clube de futebol em ascensão. Mas por que?

Curiosidades históricas e curiosidades à parte, não parece que esse guerreiro de equitação logicamente acabaria sendo o homônimo de um time de futebol do norte de Londres. Mas, embora o próprio Percy morasse na parte norte do país, seus descendentes possuíam terras ao redor de Tottenham Marshes, onde o time teve seu primeiro campo de futebol.

O time de futebol originalmente jogava na mesma área que o Hotspur Cricket Club, e muitos dos membros fundadores também jogavam críquete naquele clube.

Depois de dois anos simplesmente como Hotspur Football Club, o time mudou seu nome para Tottenham Hotspur Football Club em 1884. Aparentemente, havia outro time também chamado Hotspur Football Club, e sua correspondência estava ficando confusa.

Parece que Henry inspirou muitos esforços atléticos meio milênio depois de sua vida. Que legado!

Por que o logotipo deles é uma galinha?

Sabendo como sabemos agora que Henry montou um nobre corcel para a batalha com tanto vigor que lhe rendeu um apelido, faz sentido que o logotipo da equipe do Tottenham Hotspurs seja um cavalo em sua homenagem.

No entanto, esse não é bem o logotipo que vemos no kit dos jogadores do Tottenham. Em vez disso, é um galo.

Em 2006, o clube encomendou um novo logotipo elegante que apresenta um galo com uma espora muito proeminente em cima de uma bola de futebol. Ele substituiu a crista anterior que também apresentava um galo.

A associação com um galo surgiu pela primeira vez quando um jogador, William James Scott, encomendou um galo de bronze para o time em 1909. A conexão era que os galos usados ​​na luta de galos têm esporas naturais, bem como esporas de metal presas por seus manipuladores.

No século 17, os lutadores de galo ingleses amarravam pontas de prata nas pernas de seus galos que eram tão afiadas que às vezes machucavam os tratadores. Como o time já era conhecido como Spurs, parecia um mascote apropriado para o time.

O logotipo moderno homenageou as tradições da equipe

O logotipo utilizado até 2006 era formado por um brasão com o galo em cima da bola de futebol, além de dois leões vermelhos.

Estes representavam o brasão da família Northumberland de Henry Percy. Embora os próprios leões tenham sido removidos do logotipo atual, há um contorno de escudo ao redor do logotipo que remete ao brasão antigo.

Essa crista de 1956 a 2006 também apresentava sete árvores e um castelo, ambos representando áreas locais. O castelo simbolizava o vizinho Castelo de Bruce, e as árvores simbolizavam as Sete Irmãs, que é uma área histórica dentro de Tottenham.

Do pântano à Premier League

O Tottenham Hotspurs veio de origens humildes, jogando em uma área pantanosa de um parque público. Eles tinham que marcar seu próprio campo e não podiam cobrar entrada. Mais de 100 anos depois, eles pressionaram pela formação da Premier League em 1992.

Eles são um dos apenas seis times na história da Premier League a evitar o rebaixamento. Os outros cinco são Manchester United, Arsenal (rival do Tottenham!), Liverpool, Everton e Chelsea. Henry “Hotspur” encontra seu homônimo em companhia bastante estimada.

Conclusão

Alguns nomes de times são diretos. Manchester City e Liverpool são simplesmente os nomes dos lugares onde os times estão localizados. Outros têm nomes e mascotes carregados de história.

O Tottenham Hotspurs conta com uma figura que aparece nas páginas dos livros de história. Mesmo que eles frequentemente encurtem o nome apenas para Spurs, eles estão chamando de volta para um homem que atacou seus inimigos implacavelmente e colocou sua vida em risco por aquilo em que acreditava.