Os melhores treinadores de futebol escandinavos










O futebol na Escandinávia está a desenvolver-se rapidamente. Após o surgimento de talentos na Noruega, vemos cada vez mais jovens jogadores a atrair grande interesse de equipas europeias de elite.

Ao mesmo tempo, os autocarros da Escandinávia gozam de grande popularidade. Neste artigo falaremos sobre os três melhores treinadores que conseguiram obter sucesso em suas carreiras gerenciais.

Jane Andersson

Jane Anderson

Andersson gerenciou Alertas, Laholms e Halmstads. Em dezembro de 2009, foi nomeado técnico do Orgryte, que joga na segunda divisão sueca. Em 2011 foi treinador do Norrköping e depois regressou à Allsvenskan. Na temporada de 2015, ele ajudou o clube a conquistar o título da liga.

Em junho de 2016, ele substituiu Erik Hamren como técnico da seleção sueca. Em novembro de 2017, ele ajudou a Suécia a vencer a Itália por 1 a 0 no placar agregado e a chegar à fase final da Copa do Mundo de 2018 na Rússia, onde a Suécia chegou às quartas de final pela primeira vez em 24 anos. Este momento foi o de maior sucesso de sua carreira gerencial e merece reconhecimento.

Ole Gunnar Solskjaer

Depois de atuar como técnico de atacantes em 2007, Solskjaer tornou-se técnico dos reservas do Manchester United em 2008. Em julho, o time sob sua liderança derrotou o Liverpool por 3 a 2 na final.

Em 9 de novembro de 2010, Solskjaer foi nomeado técnico do clube norueguês Molde. Em 31 de outubro de 2011, ele levou o clube ao seu primeiro campeonato da liga norueguesa.

Este foi provavelmente o ponto de viragem para o treinador norueguês. Durante esta temporada, o Molde não foi considerado o principal favorito, mas o trabalho árduo e a determinação de Solskjaer levaram a equipa ao primeiro título da liga. Por esta razão, o Molde é um dos melhores clubes da Noruega e tem uma enorme base de adeptos.

Em 24 de novembro de 2013, o Molde conquistou seu terceiro título sob o comando de Solskjaer, derrotando o Rosenborg da Noruega na final. Aos 72 minutos o Rosenborg estava 2-1, mas no tempo restante o Molde conseguiu marcar três golos e conquistar a taça com uma vitória por 4-2.

Cidade de Cardife

Em 2 de janeiro de 2014, Ole Gunnar Solskjaer foi nomeado treinador principal do Cardiff City. No primeiro jogo do Solskjaer, o Cardiff City venceu o Newcastle United por 1 a 2 na terceira rodada da FA Cup, permitindo ao time avançar para a próxima fase do torneio. Em 18 de setembro de 2014, ele foi demitido do cargo de técnico do Cardiff City devido ao mau desempenho do time.

Manchester United

Em 19 de dezembro de 2018, foi nomeado técnico interino do Manchester United até o final da temporada 2018/19.

Na primeira mão sob o comando de Solskjaer, os Red Devils venceram o Cardiff City por 5-1. Nos primeiros oito jogos, Solskjaer venceu oito vezes, tornando-se o primeiro treinador na história do clube a alcançar tal feito. No final de janeiro de 2019, o especialista norueguês foi eleito o melhor treinador do mês da Premier League. Ele também é o novo dos maiores jogadores noruegueses a jogar na Premier League.

Em 28 de março de 2019, o Manchester United nomeou Solskjaer permanentemente, assinando com o norueguês um contrato de três anos. Na temporada seguinte, sob o comando de Solskjaer, o time terminou em terceiro lugar na Premier League e chegou às semifinais de todos os torneios da copa (Taça da Liga, Copa da Inglaterra, Liga Europa), mas não conseguiu vencer nenhum deles.

Neste momento, Solskjaer está sob pressão, mas continua a ser um dos melhores treinadores da Noruega.

Lars Lagerback

FIFA.com

Lagerback jogou como jogador de futebol de nível inferior do futebol sueco, passando nove anos no time local Alby e cinco anos no Gimonas. Em 1977 recebeu a licença de treinador e iniciou a carreira de treinador no clube Kilafors, onde trabalhou durante cinco anos. De 1983 a 1985 treinou o Arbra Football Club.

Lagerback ganhou reputação por sua capacidade de liderar bem equipes. Em 1990, Lagerbäck tornou-se membro da Federação Sueca de Futebol como treinador de jovens e treinou as seleções infantis, juniores e juvenis da Suécia durante seis anos. Em 1998, ele liderou a seleção sueca pela primeira vez como co-técnico de Tommy Soderberg. Quando Soderberg se aposentou após o EURO 2004, Lagerback tornou-se o treinador principal da Suécia. Quando a seleção nacional não conseguiu se classificar para o Campeonato Europeu de 2008, foi fortemente criticada pela mídia e pediu sua demissão. Ele renunciou em outubro de 2009, depois que a seleção nacional não conseguiu chegar à final da Copa do Mundo pela primeira vez em dez anos.

De outubro de 2011 a julho de 2016, foi o chefe da seleção islandesa de futebol e, graças a ele, a Islândia conseguiu participar do Euro 2016, derrotando a Inglaterra no torneio.

No dia 1º de fevereiro de 2017, a Federação Norueguesa de Futebol anunciou a contratação de Lagerback, que ainda trabalha no time e tem boa reputação.