Os 9 melhores jogadores estrangeiros que já jogaram na Escócia










A Escócia é um país vibrante e apaixonado pelo futebol que atraiu diversos talentos ao longo dos anos. A Premier League escocesa tem sido o lar de grandes talentos nacionais e estrangeiros ao longo dos anos. Hoje queremos dar uma olhada em alguns dos melhores jogadores de futebol que já jogaram em um clube de futebol escocês.

Aqui estão os melhores jogadores que jogaram na Escócia.

1. Henrik Larsson – Celta

Indiscutivelmente um dos maiores jogadores que já apareceu nas costas escocesas. O antigo avançado internacional sueco transferiu-se para o Scottish Celtic FC em 1997. Durante sua passagem de oito anos pelo clube de Glasgow, Larsson marcou incríveis 242 gols em 315 partidas pelos Bhoys. Esse desempenho incrível lhe rendeu vários prêmios individuais e uma série de títulos de ligas e copas nacionais. Não há dúvida de que a passagem de Henrik no Celtic consolidou o seu estatuto lendário nas mentes dos amantes do futebol na Escócia, quando foi eleito para o Hall da Fama do Futebol Escocês.

2. Stiliyan Petrov – Celta

O talentoso meio-campista búlgaro foi outro jogador estrangeiro que se destacou no Celtic, gigante de Glasgow. Petrov jogou cerca de 8 temporadas em 7 anos. Stiliyan marcou 64 gols em 224 partidas pelo Hoops, ganhando quatro títulos da liga e da Copa da Escócia. Individual O antigo internacional búlgaro também foi eleito o Jogador Jovem da temporada 2000/2001 da Federação Escocesa de Futebol.

3. Lorenzo Amoruso – Rangers

O antigo internacional juvenil italiano foi uma figura de culto durante a sua passagem pelo gigante escocês Glasgow Rangers FC. O robusto defensor foi um apoio estabilizador para o Rangers durante seus seis anos no clube. Além de suas atuações defensivas confiantes, Amoruso também conseguiu marcar muitos gols com 24 gols em 226 partidas. Lorenzo conquistou a tripla coroa doméstica duas vezes durante sua passagem por Ibrox. Como indivíduo, ele foi introduzido no Ranger Hall of Fame.

4. Virgil Van Dijk – Celta

O zagueiro holandês fez seu nome no início de sua carreira, enquanto jogava pelo Celtic. Virgil passou duas temporadas de muito sucesso no Hampden Park, marcando 15 gols em 115 partidas. O internacional holandês também conquistou dois campeonatos escoceses e uma única Taça da Liga. Ele foi nomeado Jogador Individual do Ano do Celtic na temporada 2013-2014. Ele é considerado um dos melhores defensores de sua geração.

5. Rudi Skacel – Hearts FC

O antigo médio checo é mais conhecido pela sua passagem pelo clube escocês Hearts FC. Durante suas duas passagens pelo clube da Premier League escocesa, Rudi marcou 48 gols em 109 jogos, ajudando o clube a conquistar dois títulos da Copa da Escócia.

6. Mark Viduka – Celta

Mark Viduka é uma lenda australiana que foi capitão da seleção australiana nas oitavas de final da Copa do Mundo FIFA de 2006. O Celtic contratou Viduka em dezembro de 1998 por £ 3,5 milhões e jogou uma temporada completa no clube.

7. Nikica Jelavic – Rangers

O atacante croata foi um artilheiro consistente que atuou na Liga Escocesa. Jelavić concordou com um contrato de quatro anos com o Rangers por £ 4 milhões na janela de transferências do verão de 2010. Naquela temporada, ele venceu a Premiership da Escócia e a Liga Escocesa.

8. Georgios Samaras – Celta

O avançado grego é sem dúvida um dos melhores jogadores estrangeiros que já jogou na Escócia. Samaras era um atacante alto, com grande força física e instinto de gol. Ele jogou a maior parte de sua carreira no clube com o Celtic. Samaras deixou o Manchester City para ingressar no Celtic por empréstimo, mas depois assinou um contrato de três anos com o Celtic e foi um sucesso imediato no clube. Georgios Samaras venceu a Premiership da Escócia quatro vezes com o Celtic.

9. Shunsuke Nakamura – Celta

Nakamura é amplamente considerado um dos melhores jogadores de futebol asiáticos de todos os tempos. Os japoneses tinham grande visão, toque requintado e incríveis habilidades de cobrança de falta. O meio-campista jogou pelo Celtic e teve um papel importante lá, principalmente na Liga dos Campeões da UEFA.

Menções notáveis:

  • Giovanni van Bronckhorst (Rangers) – 1998-2001
  • Kasper Schmeichel (Falkirk) – 2006-07
  • Gennaro Gattuso (Rangers) – 1998-99
  • Victor Wanyama (Celta) – 2011-2013
  • Ronald de Boer (Rangers) – 2000-04
  • El Hadji Diouf (Rangers) – 2011
  • Sone Aluko (Aberdeen e Rangers) – 2007-12
  • Freddie Ljungberg (Celta) – 2011