Conheça os times promovidos da La Liga para a temporada 2022/23










Depois de uma temporada de montanha-russa, a temporada 2024/22 da La Liga espanhola terminou com o Real Madrid recuperando o título do Atlético Madrid, vencendo-o pela 35ª vez, um recorde. Além disso, Levante, Alavés e Granada foram os times rebaixados, enquanto Almería, Real Valladolid e Girona são os times recém-promovidos da La Liga para a temporada 2022/23.

A La Liga espanhola é uma liga de 20 times que rebaixa três times que terminam na parte inferior da tabela no final de cada temporada. Os times rebaixados são substituídos a cada temporada por times da segunda divisão da Espanha, a Segunda Divisão.

A La Liga 2022/23 será a 92ª edição da principal liga de futebol da Espanha. Começa em 12 de agosto de 2022 e termina em maio de 2022.

Neste artigo apresentaremos as equipes promovidas que participarão da temporada 2022/2023 da La Liga – Almeria, Athletico Valladolid e Girona.

UD Almería

O clube da Andaluzia reservou o regresso à primeira divisão espanhola depois de uma temporada impressionante na segunda divisão inferior. La Union conseguiu somar 81 pontos em 42 jogos para se tornar campeão da Segunda e ganhar a promoção automática à La Liga.

Os Rojiblancos regressam após uma ausência de oito anos para participar na temporada 2022/2023 da La Liga.

O clube foi fundado em 1989 (há 32 anos) e garantiu a sua primeira promoção à primeira divisão em 2007/08. Sob a orientação de Unai Emery, eles terminaram em oitavo naquela temporada (o melhor resultado de todos os tempos).

O UD Almeria é propriedade do bilionário saudita Turki Al-Sheikh e seu atual gerente é Rubi.

O técnico Juan Sicilia, também conhecido como Rubi, espera que seus pupilos consigam repetir a forma impressionante que os levou a vencer o campeonato espanhol, o que pode fazer a diferença em seu status na liga no final da temporada.

Rubi contará com o internacional nigeriano Sadiq Umar, cujos gols e assistências os ajudaram a vencer o campeonato.

Real Valladolid

Os brancos e violetas regressam à primeira divisão espanhola na temporada 2024/2024, após uma curta pausa na temporada após a despromoção da La Liga.

Valladolid conseguiu a promoção automática depois de terminar em 2º lugar na Segunda Divisão. O Pucele l Pucelanos conseguiu somar 81 pontos em 42 jogos ao longo da temporada.

Terminou em 2º lugar na Segunda Divisão, perdendo para o campeão Almería no saldo de gols na última rodada da temporada, já que ambas as equipes terminaram com os mesmos pontos.

O clube tem sede na cidade de Valladolid, Castela e Leão, Espanha. O Real Valladolid foi fundado em 1928 e estreou na La Liga em 1948-49, tornando-se o primeiro clube de Castela e Leão a jogar na La Liga.

O melhor resultado do Real Valladolid na La Liga foi o quarto lugar na temporada 1962/63. Historicamente, o Valladolid é o 13º melhor time de futebol da Espanha em termos de total de pontos no campeonato.

O clube de 94 anos espera tornar a sua passagem pela La Liga mais bem-sucedida desta vez. O técnico José Martin, vulgo Pacheta, quer garantir o status de liga no final da temporada.

Valladolid é propriedade da lenda brasileira e bicampeão mundial Ronaldo de Lima.

Girona FC

O Girona está de volta às grandes ligas após uma promoção bem-sucedida à La Liga espanhola. O Girona alcançou esse feito ao vencer o Tenerife por 3 a 1 na final do play-off da Segunda. Eles retornam à primeira divisão espanhola após uma ausência de três anos.

Durante a temporada regular eles conseguiram terminar em 6º e assim se classificar para os play-offs. O clube de 91 anos espera uma grande temporada 2022/2023 da La Liga, na qual possa evitar o rebaixamento.

Eles também são conhecidos como “Blanquivermells”(Branco e Vermelho) e jogam em casa no estádio Estadi Montilivi, que tem capacidade para 11.811 pessoas.

Depois de ser fundado em 1930, o Girona foi promovido à La Liga pela primeira vez na sua história em 2016/17. No entanto, no final da temporada 2018-19 da La Liga, o Girona foi rebaixado da La Liga, encerrando seu reinado de dois anos na primeira divisão.

No entanto, após três temporadas na segunda divisão, o clube catalão garantiu a promoção de volta à primeira divisão com uma vitória nos play-offs de promoção de 2024/22.

O Girona é propriedade de vários acionistas, incluindo o City Football Group (47% das ações) – dono do Manchester City e do New York City FC, Marcelo Claure (35%) e do Girona Football Group (16%). O atual técnico do Girona é Míchel.

LEIA TAMBÉM:

  • Os 10 principais clubes de futebol europeus com a massa salarial mais elevada em 2022
  • Os 10 clubes de futebol com mais dívidas em 2022
  • Conheça os times recém-promovidos da Ligue 1 para a temporada 2022/2023
  • Quem são os clubes recém-promovidos da Premier League para a temporada 2022/2023?
  • Perfil dos clubes recém-promovidos da Bundesliga para a temporada 2022/2023
  • Quem são os estreantes na Série A para a temporada 2022/2023?