Os 7 melhores jogadores que se tornaram treinadores de sucesso










Muitos jogadores se destacaram ao longo dos anos, mas poucos tiveram carreiras de treinador igualmente bem-sucedidas. Hoje reconhecemos esta geração especial de jogadores de alto desempenho que não só conseguiram entrar em campo, mas também se destacaram como grandes gestores. Aqui estão os 7 melhores jogadores que se tornaram treinadores.

1. Zinedine Zidane

O campeão mundial e lenda francês é um dos jogadores mais condecorados e talentosos que já praticou este belo esporte. Suas conquistas tanto para o clube quanto para o país são quase numerosas demais para serem listadas. Vários vencedores de ligas e taças em Espanha e Itália, vencedor da UEFA Champions League e vencedor da Bola de Ouro – não há nada que Zidane não tenha vencido como jogador. Como treinador, o grande ex-francês continua igualmente produtivo. Três títulos consecutivos da UEFA Champions League e duas vitórias na La Liga com o Real Madrid consolidaram o seu legado como um dos melhores treinadores do futebol. Apesar de uma temporada nada brilhante no seu antigo clube, o Real Madrid, Zidane ainda é altamente respeitado no futebol e não demorará muito para que ele seja vinculado a outro cargo de treinador de alto nível.

2. Stephen Keshi

O falecido treinador e ex-jogador da Nigéria foi um dos maiores jogadores que o continente da África Ocidental já produziu. Keshi começou na Nigéria e jogou por vários times locais antes de se mudar para o exterior, onde gostou de jogar nos principais clubes europeus SC Anderlecht e RC Strasbourg. Keshi fez seu nome na seleção nigeriana e foi capitão das Super Águias por mais de dez anos. Que culminou na primeira qualificação para a Copa do Mundo e no segundo título da Copa das Nações Africanas em 1993 e 1994. Como técnico, Stephen se destacou como treinador de seleções nacionais. Em 2005, ele classificou o até então desconhecido Togo para a primeira e até agora única Copa do Mundo. Seu maior triunfo ainda estava por vir em 2013, quando levou seu país, a Nigéria, ao terceiro título da AFCON. Mais tarde naquele mesmo ano, ele classificou as Super Águias para sua 5ª Copa do Mundo e os levou à segunda fase.

3. Didier Deschamps

O treinador da seleção francesa teve uma carreira de muito sucesso em vários clubes como Olympique de Marselha, Juventus e Chelsea. Como treinador, Didier também teve sucesso inicial no Marselha e, mais importante, na seleção francesa, levando-os à segunda vitória na Copa do Mundo na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

4. Pep Guardiola

Embora Pep seja mais conhecido por suas conquistas como treinador, ele também teve uma carreira de jogador muito boa. Durante sua passagem pelo gigante catalão FC Barcelona, ​​​​Guardiola conquistou seis títulos da La Liga, um troféu da Copa Del Rey e alguns títulos europeus. Pep jogou mais de 380 vezes pelo Barça e foi presença constante no meio-campo defensivo do Barça.

5. Franz Beckenbauer

A lenda alemã teve uma carreira brilhante no clube e na seleção nacional. Franz conquistou vários títulos da Bundesliga e da UEFA Champions League com o FC Bayern Munich. Durante sua passagem pela seleção alemã, ele foi o capitão do Campeonato Europeu e da Copa do Mundo da FIFA em 1972 e 1974. Beckenbauer teve igualmente sucesso como treinador, conquistando títulos de campeonato com Bayern e Marselha. O mais famoso é que ele levou os alemães ao terceiro título da Copa do Mundo em 1990.

6. Johan Cruijff

Não é possível listar os melhores jogadores que se tornaram treinadores sem mencionar o gênio do futebol Johan Cruyff. Como jogador de futebol, Cruyff ganhou a Bola de Ouro três vezes, em 1971, 1973 e 1974. Ele é amplamente considerado um dos maiores jogadores que praticou este belo esporte. Depois de se aposentar do futebol, Johan Cruyff tornou-se treinador do Ajax, onde conquistou vários títulos. Tornou-se então treinador do Barcelona, ​​onde se tornou conhecido como um dos treinadores mais bem-sucedidos da Europa.

7. Mário Zagallo

Mario Zagallo é a primeira pessoa a vencer uma Copa do Mundo como jogador e como treinador. Com um total de quatro títulos, ele também detém o recorde de maior número de títulos de Copas do Mundo em geral. Zagallo venceu a Copa do Mundo em 1958 e 1962 como jogador, em 1970 como técnico e em 1994 como assistente técnico.