Os 5 maiores jogadores egípcios de todos os tempos










O Egito é um país africano no nordeste do continente. A Terra dos Faraós é um dos melhores e mais dominantes países de África quando se trata de futebol. O sete vezes vencedor da Taça das Nações Africanas produziu jogadores de futebol incrivelmente talentosos ao longo dos anos. Esses jogadores de futebol egípcios estabeleceram recordes, ganharam troféus e viveram momentos incríveis ao longo de suas carreiras. Aqui estão os cinco maiores jogadores de futebol egípcios de todos os tempos.

1. Mohamed Aboutrika

O antigo internacional egípcio é indiscutivelmente o melhor médio que o país do Norte de África alguma vez produziu. Aboutrika era conhecido por suas habilidades criativas e talento para marcar gols importantes. Ele fez parte da seleção egípcia que conquistou a tripla história de títulos AFCON em 2006, 2008 e 2010. Mohamed somou impressionantes 100 partidas pelo Egito em sua carreira de 2001 a 2013, marcando 38 gols. O animado meio-campista ofensivo também foi uma lenda no clube egípcio Al Ahly, com quem conquistou vários títulos nacionais e cinco troféus da Liga dos Campeões da CAF. Ele foi nomeado Jogador Africano do Ano pela BBC em 2008 e foi nomeado Jogador Egípcio do Ano quatro vezes consecutivas entre 2005 e 2008. Mohammed Aboutrika é também um dos jogadores de futebol africanos mais subestimados de todos os tempos.

2. Hossam Hassan

O lendário atacante é considerado um dos maiores goleadores do Egito. Hossam jogou impressionantes 176 vezes pela seleção principal entre 1985 e 2006. Com 68 gols, ele também é o maior goleador do seu país. Hassan jogou a maior parte de sua carreira no Egito e desempenhou um papel de destaque no Al Ahly lá. Lá ele conquistou diversos troféus nacionais e copas continentais. Hossam Hassan é um dos jogadores de futebol mais condecorados e também o terceiro jogador com mais internacionalizações no futebol masculino internacional.

3. Ahmed Hassan

Hassan é o recordista da seleção egípcia, com 184 partidas pelos Faraós entre 1995 e 2012. O meio-campista era conhecido por seu alcance de passe e habilidade técnica com a bola. Ahmed também marcou muito com 33 gols. Ele jogou por alguns clubes europeus, mas, como a maioria dos jogadores egípcios, jogou muito no campeonato nacional. Ele foi o capitão do lendário time egípcio que conquistou três títulos consecutivos da AFCON.

4. Mohamed Salah

Esta lista não estaria completa sem mencionar a própria lenda egípcia viva. O mágico ala e atacante é sem dúvida o melhor jogador que já veio do Egito. Suas habilidades deslumbrantes e gols de tirar o fôlego são algumas das razões pelas quais ele é considerado um dos melhores jogadores do mundo. Até agora ele jogou 80 vezes pelos Faraós, marcando 47 gols e contando. Ele foi nomeado Futebolista Africano do Ano em 2017 e 2018. Mo Salah está atualmente lutando pelo troféu AFCON de 2024 e está a caminho de se tornar uma verdadeira lenda do futebol africano.

5. Essam El Hadary

O ex-goleiro egípcio é considerado um dos maiores jogadores da história egípcia. El-Hadary fazia parte do famoso time egípcio que foi tão dominante em meados dos anos 2000. Ele era reverenciado por sua habilidade de parar chutes e sua compostura na frente do gol. Em 2018, Essam disputou a última partida do grupo do Egito contra a Arábia Saudita na Copa do Mundo FIFA, tornando-se oficialmente o jogador mais velho a participar do torneio, aos 45 anos e 161 dias.