Os 10 principais clubes de futebol africanos com mais torcedores










O futebol é o desporto mais popular em África e as pessoas têm uma grande paixão pelo jogo redondo do couro. O futebol de clubes em África está atrás do resto do mundo devido à falta de publicidade adequada, financiamento, instalações, corrupção e insegurança.

A maioria dos futebolistas africanos prefere jogar fora do continente, privando os clubes africanos da oportunidade de colocar em campo os melhores jogadores. No entanto, alguns clubes ainda gozam de grande popularidade a nível nacional, regional, no continente e em todo o mundo.

Devido a bases de dados inadequadas e ao facto de a maioria dos adeptos apoiarem os principais clubes europeus e apenas seguirem as suas equipas africanas em jogos importantes como a Liga dos Campeões da CAF, é difícil listar os clubes mais apoiados em África.

Nesta lista, o TOP SOCCER BLOG examina os seguidores online dos clubes (particularmente nas redes sociais), a capacidade/frequência dos estádios e o histórico para lhe apresentar os dez clubes de futebol africanos mais apoiados.

1. AL AHLY

Al-Ahly

Quem mais além disso estaria no topo da lista Diabo Vermelho? O Al Ahly tem cerca de 33 milhões de seguidores em todas as plataformas de redes sociais, o que o torna o clube mais seguido de África.

O clube joga no Estádio Internacional do Cairo, que tem capacidade para 75 mil espectadores.

O Al Ahly ganhou mais de 115 troféus em sua história e só está atrás do Real Madrid na história do futebol quando se trata de títulos importantes oficialmente reconhecidos.

A coleção de troféus inclui 42 títulos da Premier League egípcia e 23 títulos continentais (incluindo 10 títulos da Liga dos Campeões da CAF, o maior da história).

O Al Ahly foi eleito Clube do Século pela CAF em 2001 e nunca foi rebaixado em sua história.

2. CABEÇAS KAIZER

Chefes Kaizer

Apelidado de “Amakhosi”, o Kaizer Chiefs é o clube mais apoiado da África Austral e a maioria dos seus adeptos está localizada na África do Sul e em condados vizinhos.

Os Chiefs têm mais de 40 milhões de torcedores (com 6 milhões de seguidores nas redes sociais), o que os torna o clube mais apoiado na África Subsaariana. Seu estádio tem capacidade para 94 mil espectadores.

O clube ganhou mais de 50 troféus, incluindo 12 títulos da liga.

3. ZAMALEK FC

Zamalek é o rival mais feroz do Al Ahly. Ambos os clubes jogam em casa no Estádio Internacional do Cairo, que tem capacidade para 75 mil espectadores.

O Zamalek é o segundo clube com mais apoio no Egito. O clube tem cerca de 13 milhões de seguidores nas plataformas de mídia social.

Eles venceram a Premier League egípcia 13 vezes e a Liga dos Campeões da CAF cinco vezes.

O clube, apelidado de Cavaleiros Brancos, foi fundado há 111 anos e teve sua época de maior sucesso na década de 1990.

4. RAJA CASABLANCA

Raja Casablanca

O estádio do clube é oficialmente denominado Raja Club Athletic, mas é popularmente conhecido como Raja Casablanca e tem capacidade para 67.000 espectadores. Em 1997, foram contabilizados 110 mil visitantes.

Raja tem 7 milhões de seguidores em todas as plataformas de mídia social e é um dos maiores ultras do mundo entre seus apoiadores.

O clube teve uma época memorável de sucesso na década de 1990, vencendo a Liga Marroquina Botola doze vezes e a Liga dos Campeões da CAF três vezes.

Raja chegou à final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2013, onde perdeu para o campeão europeu Bayern de Munique.

5. ESPERANÇA SC

O clube mais antigo e bem-sucedido da Tunísia foi fundado há 103 anos.

O Esperance venceu o campeonato tunisino 31 vezes e a Liga dos Campeões da CAF quatro vezes.

O Sangue e ouro ganhou três troféus da Liga dos Campeões da CAF nos últimos 10 anos. É o clube mais apoiado da Tunísia.

6. JMJM CASABLANCA

Wydad Casablanca, oficialmente chamado de Wydad Athletic Club, é o rival mais feroz do Raja Casablanca, com ambos competindo no intenso Casablanca Derby.

Wydad venceu a Liga Botola Marroquina um recorde 21 vezes e a Liga dos Campeões da CAF duas vezes. Eles jogam em um estádio com capacidade para 67.000 pessoas, que dividem com Raja.

Wydad é um dos clubes mais apoiados em Marrocos, África e no mundo árabe e tem mais de 3 milhões de seguidores em várias plataformas de redes sociais.

7. TP MAZEMBE

Tout Puissant Mazembe, popularmente chamado de TP Mazembe, é o clube de futebol de maior sucesso do Congo. Eles ganharam 38 troféus importantes, incluindo 19 títulos da liga e 5 títulos da Liga dos Campeões da CAF.

O Corvos são apoiados pela maioria dos congoleses. Seu estádio tem capacidade para 18.500 lugares.

8. PIRATAS DE ORLANDO

O Orlando Pirates joga no Orlando Stadium com capacidade para 37.139 espectadores. É um dos clubes mais apoiados da África do Sul e tem mais de 4 milhões de seguidores nas redes sociais.

Os Pirates ganharam mais de 33 troféus, incluindo nove títulos da liga. Eles venceram a Liga dos Campeões da CAF em 1995, tornando-se o primeiro clube sul-africano a fazê-lo.

O Orlando Pirates é o único clube sul-africano na história a conquistar triplas domésticas consecutivas nas temporadas 2010/11 e 2011/12.

9. SIMBA FC

O clube mais rico da África Oriental e um dos dois maiores clubes da Tanzânia. Simba venceu a Premier League da Tanzânia 22 vezes.

Eles jogam em um estádio com capacidade para 60.000 pessoas em Dar es Salaam.

Simba é atualmente o clube de futebol que mais cresce no mundo no Instagram em 2022, ostentando 3 milhões de seguidores, um aumento incrível de 89% em relação ao ano passado.

10. PÔR DO SOL DE MAMELODI

O Sundowns, apelidado de “brasileiros” pela semelhança de sua camisa com a da Seleção Brasileira, joga no Estádio Loftus Versfeld, que tem capacidade para 51.762 espectadores. O clube tem cerca de 2 milhões de seguidores nas redes sociais.

É o clube sul-africano mais valioso e um dos mais ricos de África, pois é propriedade do magnata empresarial Patrice Motsepe.

Motsepe é o homem mais rico da África do Sul e atual presidente da CAF.

Mamelodi venceu a Premier League sul-africana onze vezes, o maior número desde a mudança de nome em 1996. Em 2016, tornou-se o segundo clube do país a vencer a Liga dos Campeões da CAF.

Em 2024, o Mamelodi Sundowns fez história quando sua equipe feminina venceu a Liga dos Campeões Feminina da CAF, tornando-se o primeiro clube a conquistar os títulos da Liga dos Campeões da CAF masculina e feminina.