Os 10 melhores jogadores de futebol indianos de todos os tempos










Poucas pessoas percebem que o futebol já foi um esporte muito popular na Índia; Na verdade, a seleção indiana de futebol teve muito sucesso nas décadas de 1950 e 60. Os motivos para o futebol ter ficado em segundo plano no país foram a falta de planejamento de longo prazo e o surgimento do críquete, no qual o país se tornou muito bem-sucedido e famoso. O futebol está se tornando cada vez mais popular entre a geração mais jovem de indianos.

Neste artigo, damos uma olhada nos 10 maiores jogadores de futebol que a Índia já produziu.

1. SUNIL CHHETRI

SUNIL CHHETRI

Embora ainda jogue ativamente, Chhetri é o maior jogador indiano de todos os tempos. Ele é muito popular entre os fãs de futebol indiano e é a cara do futebol indiano moderno. Ele começou sua carreira no Mohun Bagan – o clube de maior sucesso da Índia – e jogou passagens pelo principal clube da MLS, Kansas City Wizards, e na Europa pelo Sporting Portugal B.

Ele é o atual capitão do Bengaluru e da seleção indiana. Ele é o jogador que mais disputou partidas (115 partidas) e o maior artilheiro de todos os tempos (72 gols) na história do futebol indiano.

Popularmente conhecido como “Capitão Fantástico”, Chhetri é o segundo maior goleador da história do futebol internacional, depois de Cristiano Ronaldo. O jogador de 36 anos foi eleito Jogador do Ano da AIFF, um recorde seis vezes até agora.

2. BHAICHUNG BUTIA

BHAICHUNG Butia

Apelidado de ‘Sikkimese Sniper’ por suas habilidades de chute, Butia era um nome conhecido no futebol indiano nos anos 90 e início de 2000 ao lado de IM Vijayan. Com apenas 18 anos, ele se tornou o mais jovem artilheiro da seleção indiana. Ele então marcou 40 gols em 84 partidas pelo seu país. A Butia é o primeiro jogador de futebol indiano a assinar contrato com uma seleção europeia quando ingressou no Bury FC, clube inglês da segunda divisão, em 1999, e o segundo a jogar na Europa, depois de Mohammed Salim. Ele também jogou por alguns clubes da Malásia.

Devido à sua notável contribuição para o futebol indiano, um estádio foi nomeado em sua homenagem pela Associação Indiana de Futebol.

3. PK BANERJEE

Pradip Kumar Banerjee foi um ponta-direita que atuou nos anos 60. Ele foi capitão da Índia nas Olimpíadas de Roma de 1960 e nos Jogos Asiáticos de 1962 – onde o país conquistou a medalha de ouro. Ele disputou 84 partidas internacionais (45 oficiais) e marcou 65 gols (15 oficiais).

A FIFA nomeou-o o Futebolista Indiano do Século 20 e ele também recebeu a Ordem de Mérito do Centenário da FIFA (o maior prêmio concedido pela FIFA). Após sua carreira de jogador, ele se tornou técnico e dirigiu alguns dos principais clubes de futebol da Índia, como East Bengal, Mohun Bagan e a seleção indiana. Ele é o técnico de maior sucesso na história do futebol indiano.

4. Eu sou VIJAYAN

Inivalappil Mani Vijayan

Inivappil Mani Vijayan, junto com Bhaichung Bhutia, foi a estrela do futebol indiano no final dos anos 90 e início dos anos 2000, quando ambos formaram uma parceria de ataque de sucesso. Ele vendeu limonada no estádio antes de seu talento no futebol ser descoberto. Em sua carreira no clube representou Mohun Bagan, FC Kochin e East Bengal, entre outros. Vijayan marcou 40 gols em 79 partidas pela Índia e detém o recorde do terceiro gol mais rápido no futebol internacional, com um gol que marcou contra o Butão em apenas 12 segundos. Ele foi capitão da seleção indiana e foi eleito Jogador Indiano do Ano três vezes. Em determinado momento de sua carreira, ele foi o jogador de futebol mais bem pago da Índia. Ele é regularmente referido pelos indianos como o “Pelé do futebol indiano”.

5. GOSTHA PAL

Ele foi um dos melhores defensores da história do futebol indiano. Pal, uma presença dominante na defesa, é chamado de “Chiner Pracheer” (A Muralha da China). Ele jogou pelo Mohun Bagan e foi capitão do clube por cinco anos. Há uma estátua com seu nome em Calcutá. Gostha Pal também foi o primeiro capitão da seleção indiana.

6. CHUNI GOSWAMI

Chuni Goswami

Subimal “Chuni” Goswami era um atacante que adorava ir fundo para ajudar a construir movimentos de ataque com seu excepcional conhecimento e compreensão do jogo. Ele jogou pela Índia nas Olimpíadas de 1960, nos Jogos Asiáticos de 1962 (onde o país conquistou a medalha de ouro) e na Copa Asiática de Seleções de 1964 (onde conquistou a prata). Goswami supostamente recusou a chance de ingressar no clube inglês Tottenham Hotspurs durante seus dias de jogador. Ele marcou 32 gols em 50 jogos pela Índia.

Mais tarde, ele desistiu do futebol em favor do críquete e também se tornou um jogador de críquete de grande sucesso.

7. MANÁ DE VELA

Sailendra Nath Manna era um lateral-esquerdo conhecido por suas habilidades em bolas paradas devido aos seus chutes poderosos e cobranças de falta. Ele representou a Índia nas Olimpíadas de 1948 e ajudou o país a ganhar a medalha de ouro nos Jogos Asiáticos de 1951. Manna jogou pelo Mohun Bagan por 19 anos e foi nomeado “Mohun Bagan Ratna” por seu excelente serviço e comprometimento com o clube. Ele é o único jogador de futebol asiático eleito entre os 10 melhores capitães do mundo pela Federação Inglesa de Futebol.

8. PETER TANGARAJ

Thangaraj começou sua carreira como atacante antes de mudar para goleiro, uma decisão que acabou se mostrando acertada ao se tornar o melhor goleiro da história do futebol indiano. Ele era conhecido por sua rapidez relâmpago e excelentes reflexos entre as trave. Ele representou a Índia nas Olimpíadas de 1956 e 1960 e nos Jogos Asiáticos de 1958, 1962 e 1966. Ele foi eleito o melhor goleiro da Ásia em 1958.

Na sua carreira no clube representou Services, Mohammedan Sporting, Mohun Bagan, East Bengal e Railways, entre outros.

9. JARNAIL SINGH

Singh era um zagueiro que também atuava como atacante quando seu time precisava marcar. Ele representou a Índia nas Olimpíadas de 1960 e nos Jogos Asiáticos de 1962. Ele consolidou seu legado como ícone do futebol indiano nos Jogos de 1962, onde foi utilizado como atacante na semifinal e na final, marcando um gol em ambos os jogos!

10. MOHAMMED SALIM

O primeiro jogador de futebol indiano a jogar na Europa. Mohammed Salim era um farmacêutico e químico que se apaixonou pelo futebol e jogou pelo Mohammedan Sporting em sua Índia natal, onde ajudou o clube a conquistar cinco títulos consecutivos da Liga de Calcutá. Em 1936, ele “escapou” para a Grã-Bretanha via Cairo e se juntou ao gigante escocês Celtic FC depois de impressionar no treinamento experimental (apesar de jogar com os pés descalços!), gravando assim seu nome nos livros de história como o primeiro indiano a fazê-lo na Europa. . No entanto, a sua aventura na Europa não durou muito, pois sentiu saudades de casa e acabou por regressar a casa.

Menções notáveis:

  • Clímax Lawrence
  • Tulsidas Balaram
  • Dia de Krishanu
  • Neville D’Souza

Escrito por Muftaudeen Abdullahi Ishola