Os 10 melhores capitães do futebol em 2022










Ser capitão de um time de futebol é um trabalho grande que exige multitarefa. A função de um capitão inclui, entre outras coisas, defender o clube e os seus companheiros dentro e fora do campo, falar com os árbitros, comunicar regularmente com a comunicação social e adeptos, dar o exemplo, falar com a direcção e com o dirigente para apoiar.

Os membros mais novos da equipe (futuros jovens jogadores e jogadores recém-transferidos) são recebidos e instruídos pelos capitães. Resumindo, o papel do capitão de um time de futebol vai muito além do que acontece em campo.

Embora alguns capitães sejam muito vocais, outros gostam de falar com os pés.

BLOG DE FUTEBOL PRINCIPAL apresenta os 10 melhores capitães de futebol em 2022.

1. Karim Benzema (Real Madrid)

A saída de Sergio Ramos deixa o Real Madrid com um importante papel de liderança a desempenhar, mas todos os membros experientes da equipa deram um passo à frente.

Embora Marcelo seja o capitão oficial do Real, Karim Benzema tem que usar regularmente a braçadeira de capitão devido à sua incapacidade de se firmar no onze inicial. O avançado francês não é um capitão muito vocal como Ramos, mas lidera na frente e deixa os seus golos falarem por si.

Surpreendentemente, Karim Benzema marcou 44 gols e 15 assistências em 44 jogos em todas as competições nesta temporada. A sua contribuição e liderança levaram o Real Madrid ao título da La Liga e à final da UEFA Champions League. Ele é um dos maiores candidatos à Bola de Ouro em 2022.

2. Sebastian Rode (Eintracht Frankfurt)

(Foto de Jonathan Moscrop/Getty Images)

O Eintracht Frankfurt acaba de completar uma memorável jornada de conto de fadas rumo ao título da Liga Europa. A seleção alemã derrotou surpreendentemente o Barcelona nas semifinais em Camp Nou!

O capitão Sebastian Rode foi fundamental na corrida de Frankfurt. Suas qualidades de liderança e determinação ficaram à mostra na final contra o Rangers, quando ele sofreu uma grave lesão na cabeça, mas continuou jogando bravamente com a cabeça mal enfaixada e tendo que trocar a camisa ensanguentada.

3. Joaquín (Real Betis)

O Real Betis venceu de forma incrível a Copa del Rey nesta temporada – a primeira desde 2005.

O capitão Joaquin – que hoje tem 40 anos e é um dos jogadores de futebol mais velhos ainda em atividade – fez parte do time que conquistou o título em 2005.

A experiência e capacidade de liderança de Joaquin beneficiaram muito a equipe, já que ele disputou 35 partidas em todas as competições, marcando 2 gols e dando 4 assistências.

4. Jordan Henderson (Liverpool)

(Foto de Andrew Powell/Liverpool FC via Getty Images)

O Liverpool está a caminho de ganhar uma quádrupla ou tripla inédita. Eles já garantiram a Copa da Liga e a Copa da Inglaterra. Eles entram no último jogo da temporada da EPL um ponto atrás do Manchester City e chegaram à final da UEFA Champions League, onde enfrentarão o Real Madrid.

Embora jogadores como Mohamed Salah, Sadio Mane e Diogo Jota sejam amplamente aclamados, o capitão Jordan Henderson é parte integrante da equipa, mas raramente é notado. Henderson já fez surpreendentes 55 partidas em todas as competições até agora nesta temporada! Ele também contribuiu com 3 gols e 7 assistências.

5. Kalidou Koulibaly (Senegal)

(Foto de Sportinfoto/vi/DeFodi Images via Getty Images)

O Senegal fez história ao vencer a AFCON pela primeira vez no início deste ano, ao derrotar o Egito nos pênaltis. Os Leões de Teranga também garantiram uma vaga na próxima Copa do Mundo da FIFA no Catar ao derrotar novamente o Egito em um jogo muito disputado.

A seleção senegalesa é formada por craques, a maioria dos quais joga no exterior, o que significa que não é fácil lidar com os egos desses jogadores. Tal como o treinador, o capitão da equipa, Khalidou Koulibaly, também merece crédito por reunir a equipa numa unidade formidável para cumprir intensa pressão quando é mais importante.

6. Raúl Albiol (Villareal)

(Foto de Angel Martinez/Getty Images)

O Villareal chocou a todos ao derrotar o Manchester United na final da Liga Europa na temporada passada. Alguns de nós pensaram que tiveram sorte, mas os Submarinos Amarelos provaram que estávamos errados ao lutarem para chegar às meias-finais da UEFA Champions League esta temporada. Eliminaram os gigantes Juventus e Bayern de Munique.

O robusto sistema defensivo do Villareal contra grandes times é muito impressionante e seu líder defensivo é o capitão Raul Albiol. A experiência do antigo defesa-central do Real Madrid revelou-se muito útil.

O jogador de 36 anos fez 42 jogos em todas as competições nesta temporada.

7. Lorenzo Pellegrini (AS Roma)

(Foto de Silvia Lore/Getty Images)

José Mourinho levou a AS Roma a uma final histórica da UEFA Europa Conference League. Por causa de seu status, Mourinho e Tammy Abraham chegaram às manchetes. Mas o sucesso da Roma é um esforço colectivo e o crédito vai para o capitão Lorenzo Pellegrini.

Pellegrini marcou 13 gols e 6 assistências em 38 jogos em todas as competições nesta temporada.

8. Sergio Busquets (Barcelona)

A saída de Lionel Messi deixou um grande vazio no Barcelona. Assumir o papel do argentino como capitão nunca seria fácil e Sergio Busquets foi encarregado de fazer exatamente isso.

O Barcelona teve uma temporada turbulenta, mas pelo menos garantiu a qualificação para a UEFA Champions League da próxima época – algo que parecia inatingível antes da nomeação de Xavi.

O capitão Busquets foi fundamental para evitar que a temporada vacilasse, dando um bom exemplo aos jovens jogadores da equipa.

Sergio Busquets disputou 50 partidas em todas as competições, marcando 3 gols e dando uma assistência. Foi consistente pela equipe e, sendo um dos poucos jogadores que nunca se lesionou, disputou um número significativo de partidas pelos catalães.

9. Dimitri Payet (Olympique de Marselha)

(Foto de John Berry/Getty Images)

O Marselha recuperou das desilusões da época passada ao chegar às meias-finais da UEFA Conference League e, mais importante, garantiu o regresso à UEFA Champions League ao terminar em terceiro na Ligue 1.

O seu sempre impressionante capitão, Dimitri Payet, foi o cérebro da equipa e liderou de forma impressionante.

Payet marcou 16 gols e deu 11 assistências em 45 jogos em todas as competições.

10. Fernandinho (Manchester City)

(Foto de Tom Flathers/Manchester City FC via Getty Images)

Substituir o lendário Vincent Kompany como capitão do Manchester City nunca seria fácil, mas Fernandinho fez um bom trabalho nesse aspecto.

Nesta temporada – sua última temporada no Etihad Stadium – Fernandinho fez 32 partidas em todas as competições, marcando 2 gols e dando 3 assistências enquanto o Manchester City chegava às semifinais da Liga dos Campeões e estava prestes a vencer a Premier League.

Ganhar o troféu da EPL pode ser o último ato de Fernandinho como jogador e capitão do Man City.

Menções notáveis:

  • Marquinhos-PSG
  • Hugo Lloris-Tottenham Hotspurs
  • James Ward Prowse-Southampton
  • Conor Coady – Lobos
  • Ciro Immobile – Lázio