O que significa CDM no futebol?










Um CDM, ou meio-campista central defensivo, é o carro-chefe de qualquer equipe de sucesso, o jogador que limpa atrás de outros meio-campistas, um CDM é ao mesmo tempo um escudo para a defesa e um executor do transporte de bola no meio-campo.

Toda equipe de sucesso, principalmente as de sucesso, tem um jogador que possui os atributos perfeitos para desempenhar o papel de CDM, um jogador duro, defensivo, que despreza a glória em favor de fechar os times adversários.

O que significa CDM no futebol? CDM é uma posição no futebol que significa meio-campista central defensivo. Eles cobrem o meio do campo, mas com um papel mais defensivo do que um meio-campista central normal faria.

Qual é a função do MDL?

Um meio-campista central defensivo faz exatamente o que diz na lata, eles ocupam um papel central, em uma posição mais profunda do que um meio-campista central ou meio-campista ofensivo.

Embora um meio-campista central possa ser um canal entre o ataque e a defesa, um meio-campista central defensivo raramente avança e está sempre se movendo ao longo da linha entre a defesa e o meio-campo, atuando como uma camada extra de cobertura.

Uma das razões pelas quais um CDM é tão popular e vital para qualquer equipe de sucesso é a excelente qualidade geral das opções de ataque que a equipe possui. Quanto melhor o ataque, mais vezes eles avançam em busca de gols, o que por sua vez deixa grandes espaços abertos para os adversários aproveitarem os contra-ataques.

O CDM é invariavelmente um jogador incansável e altruísta que prefere enfrentar um forte desafio do que avançar em busca de gols, e essa mentalidade defensiva permite que os companheiros avancem sabendo que a defesa tem uma camada extra de cobertura.

Um ótimo CDM pode desacelerar o jogo, antecipar ataques perigosos e muitas vezes eliminá-los antes que se tornem um perigo real.

Os principais atributos para ser um ótimo MDL

Existem muitos atributos que tornam um MDL de classe mundial e, devido à natureza da função, muitos dos principais são atributos mentais.

Um meio-campista central defensivo não pode desligar, não pode ficar fora de posição e não deve perder o foco por 90 minutos. Um atacante pode errar um chute e o jogo continuar, mas um CDM que perde seu marcador pode ver imediatamente que seus defensores estão em apuros.

Os 8 atributos principais para ser um ótimo MDL são:

  • Lendo o jogo
  • Agressão controlada
  • Energia
  • Combatendo
  • Comunicação
  • Compostura
  • Força
  • Movimento fora da bola
  • 1. Lendo o jogo

    Ficar na posição certa antes que o perigo exista é o mesmo que ter poderes psíquicos, e os melhores CDMs disponíveis estão frequentemente no lugar certo na hora certa. E isso se deve à sua capacidade de ler o jogo, o fluxo e refluxo da bola, e ser capaz de pegar esse conhecimento e aproveitá-lo.

    Muitos dos outros atributos necessários para um ótimo CDM tornam-se inúteis sem uma boa cabeça para o jogo, a resistência é muito boa, mas correr como uma galinha sem cabeça por 90 minutos ainda é inútil.

    Uma boa compreensão dos pontos fortes e fracos do adversário pode permitir que um médio defensivo antecipe e reaja mais rapidamente do que o seu adversário.

    2. Agressão Controlada

    A palavra-chave neste atributo vital é controlado, um CDM se mete em muitas dificuldades, faz ataques de última hora e costuma ser um dos jogadores mais fortes em campo. Ser conhecido como um defensor agressivo é um atributo sólido, mas tem que ser temperado com inteligência, os melhores CDMs raramente ficam com raiva, apenas enérgicos.

    Um jogador adversário precisa saber que estará em uma batalha, ele sabe que será chutado, arrancado da bola e geralmente se sentirá indesejado, e é função do CDM interromper agressivamente o jogo, enquanto permanece no arremesso por 90 minutos.

    3. Resistência

    Os meio-campistas defensivos centrais cobrem muito terreno e precisam ser os primeiros em todas as bolas, fechar todos os jogadores e manter seu desempenho durante todo o jogo.

    A resistência é vital para um CDM ser capaz de desempenhar suas funções defensivas adequadamente, e a maioria dos CDMs treina mais do que qualquer outro jogador, faz mais exercícios na academia e mais treinamento de resistência, para permitir que mantenham seu desempenho.

    Mover-se entre as linhas, e da sua própria linha defensiva para o meio-campo, e vice-versa, é um trabalho árduo e árduo, não exatamente um zagueiro, e não exatamente um meio-campista, um CDM tem que ser as duas coisas ao mesmo tempo.

    4. Enfrentamento

    A razão pela qual um meio-campista defensivo levanta da cama pela manhã é que um desarme na hora certa significa tanto quanto um gol e pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Ser um forte defensor da bola é quase uma arte perdida, já que muitos times de ponta agora exigem um jogador mais técnico e culto com a bola.

    Foi esta mudança de cultura que levou, em parte, à criação do papel do CDM. A necessidade de um jogador ter as funções de atacar e recuperar a bola fez com que o papel do CDM se tornasse vital.

    Quanto melhores forem os desarmes, menos faltas sofrerão e mais rápido a bola será virada e enviada de volta ao ataque.

    5. Comunicação

    Ser o elo entre a defesa e o ataque, além de ser a primeira linha real de defesa, significa que um meio-campista central defensivo precisa ser capaz de dirigir o meio-campo e a defesa ao mesmo tempo.

    Poderia ser tão simples quanto dizer a um defensor para ir fundo enquanto o CDM vai buscar a bola, ou solicitar que um meio-campista escolha um jogador para marcar enquanto ele vai fundo para adicionar um jogador extra na defesa, quaisquer que sejam as necessidades, o CDM usa sua leitura do jogo para se comunicar de forma eficaz com seus companheiros de equipe.

    6. Compostura

    Calmos sob pressão e impossíveis (quase) de ficar com raiva, os melhores CDMs fazem os outros jogadores perderem a calma, fazem os oponentes cometerem erros, tudo isso enquanto permanecem calmos e compostos sob pressão.

    Os companheiros de equipe muitas vezes podem seguir o exemplo da atitude do meio-campista central defensivo, um CDM que calmamente despoja um adversário, dando chutes e abusando sem reagir, antes de reciclar a bola para um companheiro de equipe pode ser uma influência calmante para o resto da equipe.

    7. Força

    A força da parte superior do corpo é vital para os jogadores defensivos, quando um desarme não pode ser feito, ou um jogador precisa ser conduzido para fora de uma área de perigo, um CDM forte simplesmente atrapalha, corta as vias de ataque e intimida os oponentes para que cometam erros.

    Trabalho na academia, uma boa dieta e bastante levantamento de peso podem levar um bom meio-campista central a um nível totalmente novo. Com a habilidade de atacar, ler o jogo e a força para parar os jogadores, seu CDM se transforma em um tanque altamente móvel.

    8. Movimento fora da bola

    Da mesma forma que um pai grita para um filho “ande! não corra”, um CDM com excelente movimento sem a bola raramente precisa fazer algo mais alarmante do que uma corrida suave. Sua leitura do jogo, juntamente com sua resistência, já os tornam fortes candidatos ao papel.

    Mas ser capaz de ler o jogo cedo e mover-se para as áreas certas do campo antes que se tornem áreas perigosas pode transformar o que já pode ser um grande MDL num de elite.

    Como já foi dito, N’Golo Konte do Chelsea é um excelente CDM, e os espectadores muitas vezes verão uma equipe adversária atacar o Chelsea, apenas para Kante ficar bem na frente de um atacante.

    Não é por acaso, Kante lê o jogo melhor que a maioria e já tinha, sem a bola, feito o movimento em direção ao local onde deveria estar para interromper o jogo.

    Todo torcedor adora um grande jogador de ataque, todo técnico quer um N’Golo Kante e, por um bom motivo, um CDM de elite não tem preço e está se tornando uma visão mais rara no futebol profissional.

    Os meio-campistas centrais defensivos estão obsoletos?

    Embora os CDM estejam se tornando cada vez mais raros, não é porque estejam se tornando obsoletos, mas possivelmente devido à prevalência de jogadores mais ofensivos.

    Qualquer técnico que conheça o assunto sabe o valor absoluto de um CDM de qualidade, e uma rápida varredura em todos os maiores times da era moderna tem uma coisa em comum: um meio-campista central defensivo de classe mundial.

    Leia também: O que CAM significa no futebol?