Como são pagos os agentes de futebol?










O papel do agente de futebol no jogo moderno tornou-se um aspecto quase indispensável do desporto tal como o conhecemos hoje. Os agentes cresceram em poder e influência ao longo dos anos quando se trata de determinar em qual clube um jogador assinaria. Dependendo de para quem você perguntar, os agentes se tornaram um pé no saco para os clubes ou enviados por Deus para os jogadores de futebol profissionais. Agora é quase uma regra para qualquer jogador que se preze que, se quiser tirar o melhor proveito de uma possível transferência ou negociação de contrato, você precisa usar um agente. Hoje em dia, os agentes de futebol recebem um belo salário com o produto das negociações nas quais contribuem em nome dos seus jogadores. Continue lendo enquanto detalhamos as diferentes maneiras pelas quais um agente é pago.

Taxa para serviços de corretagem

É claro que quando um jogador contrata um agente, ele não recebe seus serviços de graça. Um jogador de futebol e seu agente concordam com o valor que o agente receberá durante sua atividade. Os principais agentes de futebol como Mino Raiola, Pinhas Zahavi e Simon Bayliff sempre receberão pagamentos de alto nível por seus serviços.

Comissão de transferência

As transferências de jogadores são o princípio e o fim de qualquer agente que se preze. Um corretor eficaz, capaz de negociar um bom negócio para seu cliente, pode ganhar uma boa quantia com a comissão pela transferência. Superagentes como Jorge Mendes, que administra superestrelas como Cristiano Ronaldo e James Rodríguez, ganham milhões de dólares todos os anos com vários negócios que conseguem fechar. Por exemplo, foi relatado que Mino Raiola ganhou impressionantes £ 41,39 milhões com a transferência de Paul Pogba para o Manchester United.

Porcentagem do salário dos jogadores

Os agentes também ganham um bom dinheiro com os salários dos jogadores em seus livros. O valor geralmente é uma porcentagem do salário do jogador, às vezes chegando a 5%. Portanto, isso significa que quanto maior o salário do jogador estiver nos livros do agente, mais dinheiro esse agente pode esperar. Porém, é importante ressaltar que os agentes não podem cobrar um percentual do salário de jogadores que não tenham completado 18 anos. Por exemplo, os jogadores mais bem pagos da liga belga pagam aos seus agentes com base nos seus salários.

Comissão de acordos comerciais

Os agentes de futebol também são conhecidos por ganhar dinheiro com contratos comerciais que celebram com diversas empresas em nome dos seus clientes. Esses acordos comerciais são uma forma de os jogadores de futebol serem pagos. Isto pode incluir direitos de imagem, patrocínios e contratos de chuteiras. Normalmente, a taxa de corretagem é deduzida do dinheiro pago ao jogador pela transação comercial.