Como é determinado o valor de mercado dos jogadores de futebol?










É inegável que os jogadores de futebol são o bem mais valioso de qualquer clube de futebol. É por isso que os serviços de muitos jogadores valem agora centenas de milhões de dólares. O valor de cada jogador de futebol varia dependendo da sua habilidade, idade, conquistas individuais e da liga geral em que joga. Existem vários critérios para determinar o valor de mercado de um jogador, mas aqui estão alguns que você deve conhecer.

posição Eles jogam

A posição de um jogador em campo geralmente influencia quanto um jogador irá custar potencialmente. Não é incomum que atacantes e meio-campistas sejam vendidos por valores mais elevados do que, por exemplo, zagueiros ou goleiros, pois acredita-se que os referidos jogadores são muito importantes para qualquer time de sucesso que queira vencer uma partida de futebol. Exemplos disso são abundantes, como jogadores como Cristiano Ronaldo e Erling Haaland sendo comprados por milhões de euros, em comparação com novas contratações como Ruben Diad e Harry Maguire.

Velho

A idade de um jogador também desempenha um papel significativo na determinação do valor de mercado de um jogador. Os jogadores de futebol talentosos mais jovens tendem a custar mais do que os jogadores mais velhos porque existe a expectativa de que você os está comprando não pelo seu nível atual de desempenho, mas também pelo seu desempenho potencial no futuro, já que geralmente se supõe que os jogadores jovens melhorem com o tempo. . Exemplos disso são jogadores como Kylian Mbappe e Jadon Sancho, que estão sendo cortejados com taxas de transferência recordes. Veteranos do futebol como Thiago Silva, Dani Alves, Fernandinho, Franck Ribéry e Andrés Iniesta terão um valor de mercado menor.

Termo de contrato

A duração do contrato de um jogador também afeta o valor de mercado, porque quando você contrata um jogador de futebol com um contrato longo, você está efetivamente comprando o valor desse contrato, incluindo salário e bônus.

habilidades

Este é o fator mais óbvio que afeta a classificação do jogador. Quanto mais talentoso e habilidoso for um jogador, maior será a sua transferência. É por isso que os melhores jogadores, sejam goleiros, zagueiros, meio-campistas ou atacantes, costumam ser sempre comprados com a maior quantia de dinheiro em comparação com outros jogadores. Se esses jogadores também tiverem um histórico comprovado de conquista de troféus ou prêmios individuais onde quer que tenham jogado, eles receberão ofertas maiores. O talento e a habilidade de Neymar fizeram com que seu valor de mercado disparasse, razão pela qual o PSG pagou 222 milhões de euros por ele.

liga

A competitividade de uma competição de liga é outro fator importante no valor de mercado de um jogador. Ligas como a Premier League inglesa, a La Liga espanhola ou a Bundesliga alemã normalmente cobram taxas de transferência mais elevadas, uma vez que se presume que estes jogadores provaram ser comparados aos melhores dos melhores e, portanto, provaram ser jogadores de topo.

marca e popularidade

A popularidade e o status da sua potencial contratação são outro fator importante que geralmente aumenta as classificações dos jogadores. Um jogador que alcançou o status de superstar dentro e fora do campo certamente receberia salários mais altos, pois pode atrair mais torcedores para o clube pelo qual assina. Jogadores como David Beckham, quando se transferiu do Manchester United para o Real Madrid, são exemplos de como o poder de uma marca pode afetar o valor da transferência. Outro exemplo foi a contratação de Cristiano Ronaldo para a Juventus. Sua marca, seguidores nas redes sociais e popularidade contribuíram para que a Juventus pagasse € 100 milhões por ele