9 melhores jogadores do Aston Villa de todos os tempos (atualizado em 2022)










Birmingham é provavelmente mais conhecido pelos Peaky Blinders e Aston Villa FC. E hoje, vamos relembrar a história do Aston Villa, um dos membros fundadores da Football League. Com uma longa história, vem uma longa lista de jogadores que vestiram a famosa camisa clarete e azul do Aston Villa, e alguns desses jogadores se tornaram lendas do clube. O atual técnico do Villa, Steven Gerrard, um homem acostumado a vencer, espera que a atual safra de jogadores possa finalmente colocar o Aston Villa no topo do futebol inglês mais uma vez.

Vejamos os 9 melhores jogadores do Aston Villa de todos os temposjogadores cujos legados vivem em Birmingham, jogadores que os torcedores lembram com carinho como verdadeiros grandes nomes do Villa.

9. Johnny Dixon

Incorporado da Getty Images

jogos Metas assistências
437 144 N / D

Jogar toda a sua carreira profissional por um clube é uma conquista e tanto. É uma declaração de lealdade e algo que os fãs gostam. Um jogador leal será perdoado por qualquer coisa; um dia ruim na frente do gol, uma expulsão, tudo será ignorado. Johnny Dixon é um exemplo perfeito do homem de um clube, jogando pelo Aston Villa durante toda a sua carreira de 16 anos. Na posição clássica de Inside-Forward, Dixon marcou 132 gols muito respeitáveis ​​em 392 jogos da liga e foi membro do time Villa de 1957 que conquistou a FA Cup. Passando quase um de seus 16 anos como jogador da primeira divisão do futebol inglês, Dixon não pode ficar de fora de nenhuma lista do Aston Villa, não apenas por sua lealdade, mas por sua capacidade de marcar gols.

8. Dwight Yorke

Incorporado da Getty Images

Indiscutivelmente o maior jogador de futebol que Trinidad e Tobago já produziu, Dwight Yorke deve sua carreira ao Aston Villa. O lendário gerente Graham Taylor, o gerente do clube na época, avistou o jovem Yorke enquanto o clube estava em Trinidad em uma turnê de pré-temporada. Yorke, então com 17 anos, impressionou durante um amistoso e foi prontamente contratado pelo Aston Villa. Yorke jogou pelo Aston Villa por oito temporadas e rapidamente ganhou a reputação de um dos melhores atacantes da Premier League. Em 238 jogos no campeonato, Yorke marcou 77 gols, embora isso não conte toda a história. Um jogador integral para o clube, Yorke ajudou os Villans a erguer a Copa da Liga de 1996, e o exuberante atacante se tornou o favorito dos torcedores. Dwight Yorke liderou a linha do Aston Villa até 1998, quando uma transferência amarga para o Manchester United deixou um gosto amargo na boca dos torcedores do Villa. Depois que o clube de Manchester perguntou sobre a disponibilidade do atacante, o Aston Villa, compreensivelmente, recusou-se a vender. Ainda assim, quando Yorke saiu para o primeiro jogo da nova temporada, ficou claro que ele havia derrubado as ferramentas. Forçado a vender seu melhor jogador, o Aston Villa recuperou mais de £ 12,6 milhões, uma quantia considerável na época. Yorke não poderia ter calculado melhor sua jogada, já que o Manchester United conquistou uma tripla histórica naquela temporada; com Yorke fazendo parceria com Andy Cole na frente, o United venceu a Liga, a FA Cup e a Liga dos Campeões.

7. Gabriel Agbonlahor

Incorporado da Getty Images

Nascido e criado em Birmingham, Gabby Agbonlahor passou 13 anos em seu clube de infância, tornando-se um dos jogadores mais antigos. Agbonlahor jogou pelo Aston Villa 391 vezes e é o maior artilheiro do clube na Premier League. Capaz de jogar tanto como ponta-direita quanto como centroavante, Agbonlahor era um jogador rápido e versátil, capaz de chutar de longa distância e chegar atrasado à área. Um favorito da multidão em Villa Park, Agbonlahor era, no entanto, frequentemente culpado quando o clube passava por períodos de escassez; apesar de ser o artilheiro do clube, Agbonlahor costuma passar longos períodos sem marcar. O jogador nascido em Birmingham era leal ao clube de sua infância e consistente o suficiente como jogador para ser recompensado com vários contratos de longo prazo. Agbonlahor se aposentou com a idade relativamente jovem de 32 anos. Ainda assim, por sua longa passagem pelo Aston Villa e seus gols marcados em manter o clube na Premier League, ele merece seu lugar em nossa lista dos maiores jogadores do Aston Villa.

6. Stiliyan Petrov

Incorporado da Getty Images

  • Posição: meio-campo central

A lenda búlgara Stiliyan Petrov mudou-se para o Aston Villa em 2006, seguindo seu ex-técnico do Celtic, Martin O’Neill, e acabou se tornando o capitão do clube. Petrov teve um sucesso incrível na Escócia, ganhando quatro títulos da liga com o Celtic, três Copas da Escócia e três Copas da Liga da Escócia. Petrov também é o jogador de futebol búlgaro com mais partidas pela seleção. Sua mudança para o Aston Villa para seguir O’Neill rapidamente rendeu dividendos, já que o jogador se tornou parte integrante do meio-campo. Em 2008, Petrov havia se tornado o capitão do clube, função na qual parecia se destacar, já que era o “Jogador do Ano” do torcedor e o “Jogador do Ano” do jogador. Respeitado por jogadores e torcedores, o búlgaro se integrou bem à Premier League. Stiliyan Petrov foi diagnosticado com leucemia no início de 2012, depois de adoecer depois que o Aston Villa jogou contra o Arsenal. Fazendo uma pausa no futebol para lutar contra a leucemia, Petrov compareceu a um jogo em casa do Aston Villa contra o Chelsea. Aos 19 minutos (Petrov vestia o número 19), a torcida se levantou para aplaudir o búlgaro. Em todos os jogos em casa pelo resto da temporada, toda a torcida do Aston Villa aplaudiu o amado jogador aos 19 minutos. Apesar de sua leucemia ter entrado em remissão em agosto de 2012, o jogador decidiu em maio de 2013 se aposentar totalmente do futebol para ficar com a família. Como um dos melhores capitães do Aston Villa, Petrov foi um excelente jogador e um exemplo de trabalho duro, liderança e determinação.

5. Gareth Barry

Incorporado da Getty Images

  • Posição: Meio-campo Defensivo

Um dos meio-campistas defensivos mais consistentes e eficazes de sua geração, Gareth Barry jogou 441 vezes pelo Aston Villa, muitas delas como capitão do clube. Mudando-se para o Aston Villa aos 17 anos, Barry se tornaria um jogador da Inglaterra apenas dois anos depois, terminando sua carreira com 53 internacionalizações pela Inglaterra. Um dos melhores jogadores em sua posição, mesmo em uma idade jovem, Barry sem surpresa se tornou uma propriedade quente, com o Liverpool fazendo várias ofertas de alto perfil, mas sem sucesso, pelo jogador do Villa. Barry desejava disputar a Liga dos Campeões, e a recusa do clube em vender enfureceu o jogador, que acabou perdendo a braçadeira de capitão devido às suas reclamações. Apesar desse pontinho, Barry era um dos jogadores mais tranquilos em campo, capaz de interromper o jogo, avançar com a bola e ser o elo entre a defesa e o ataque do Aston Villa. Barry marcou 41 vezes na Premier League pelo Villa, embora suas habilidades defensivas o destacassem muito mais do que seus talentos ofensivos. Onze temporadas na Premier League jogando pelo Aston Villa fazem de Gareth Barry um dos jogadores mais antigos da história do clube. Aparecendo 680 vezes pelo Villa, Manchester City, Everton e West Bromwich Albion, ele também é o detentor de todos os tempos da Premier League, com surpreendentes 653 jogos.

4. Paul McGrath

Incorporado da Getty Images

A lenda irlandesa Paul McGrath foi um dos defensores mais fortes e ferozes das décadas de 1980 e 1990, tornando-se um jogador extremamente popular no Manchester United antes da chegada de Alex Ferguson. Depois de lutar contra terríveis lesões no joelho, e em parte por fazer parte da cultura da bebida presente no Manchester United, McGrath foi vendido para o Aston Villa em 1989. A derrota do Manchester United foi o ganho do Aston Villa, já que o jogador passou a jogou 253 vezes na primeira divisão inglesa pelo Villa. Em sua primeira temporada, McGrath ajudou o clube de Birmingham a conquistar o segundo lugar na liga, perdendo apenas para o eterno vencedor, o Liverpool. Villa terminou novamente como vice-campeão em 1993, desta vez para o Manchester United, com o ex-técnico de McGrath no Manchester United, Ron Atkinson, no comando da temporada inaugural da Premier League. O zagueiro irlandês foi consistentemente um dos melhores da liga, ganhando o prêmio de Jogador do Ano da PFA em reconhecimento à sua enorme influência em seu time. Amplamente considerado um dos melhores jogadores de futebol irlandês de todos os tempos, McGrath é sem dúvida um dos melhores defensores da história do Aston Villa. Apesar das lesões, McGrath conseguiu 478 jogos na liga em sua carreira, um número que teria sido muito maior se seus joelhos fossem mais robustos. Porém, mesmo assim, ainda era um dos adversários mais formidáveis ​​do campeonato.

3. Pedro Withe

Incorporado da Getty Images

Peter Withe é um dos poucos jogadores da nossa lista que pode afirmar ter conquistado um troféu com o Aston Villa. Tendo vencido a Primeira Divisão e o FA Charity Shield em 1981, Withe seguiu na temporada seguinte com uma dobradinha quase inacreditável na Copa da Europa e na Supercopa da Europa. Um forte centroavante, Withe era difícil de despojar e letal no ar, todas combinações perfeitas para um homem-alvo. Withe marcou 90 gols em 232 partidas pelo Aston Villa, o parceiro ideal para um parceiro de ataque mais rápido e ágil. Autor do único golo da final da Taça dos Campeões Europeus de 1982, Withe faz parte do folclore do Villa. As atuações de Withe pelo Aston Villa valeram-lhe a convocação para a seleção da Inglaterra para a Copa do Mundo de 1982 , e ele terminou com 10 internacionalizações pela Inglaterra. O popular jogador conquistou quatro troféus enquanto estava no Villa Park; um título da Liga, Charity Shield, Copa da Europa e Supercopa da Europa. Após a aposentadoria, Withe mudou-se para a gestão na Tailândia, mas permanecerá para sempre uma lenda do clube no Aston Villa.

2. Charlie Aitken

Incorporado da Getty Images

O recorde de mais aparições em uma camisa do Aston Villa vai para Charlie Aitken. E o lateral-esquerdo mais marcante da história do Villa só apareceu em testes com o clube para compensar os números! Depois de ir aos testes pelo clube com um amigo, Wilson Briggs, que também jogava lateral-esquerdo, tanto Briggs quanto Aitken conseguiram contratos. Mas enquanto Briggs jogou duas partidas solitárias em sua carreira, Aitken se tornaria uma lenda do clube, jogando 561 vezes na liga pelo clube. Esse incrível golpe de sorte levaria Aitken a um título da Terceira Divisão, uma vitória na Copa da Liga e, eventualmente, veria o jogador encerrar sua carreira na NASL, onde jogaria ao lado de dois dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Em sua única temporada nos EUA, Aitken jogaria ao lado de Franz Beckenbauer, o maior jogador da Alemanha Ocidental de todos os tempos, e Pelé, indiscutivelmente um dos maiores jogadores de todos os tempos. Nada mal para um jogador que só foi aos testes para fazer companhia a um amigo. E desse golpe de sorte, nasceu um grande Aston Villa.

1. Gordon Cowans

Incorporado da Getty Images

jogos Metas assistências
453 49 N / D

Era necessário um jogador excepcional para ocupar o primeiro lugar em uma lista dos maiores jogadores do Aston Villa; felizmente para nós, Gordon Cowans se encaixa perfeitamente no projeto. Ao longo de três passagens pelo clube de Midlands, Cowans passou 12 temporadas combinadas no coração do meio-campo do Aston Villa. Membro da equipe que venceu a Liga, a Copa da Liga, a Copa da Europa e a Supercopa da Europa, Gordon Cowans foi um dos maiores meio-campistas bípedes de sua geração. Cowans poderia atacar, assistir, passar e criar facilmente com uma excelente variedade de passes em seu armário. Ao longo de suas três passagens pelo Aston Villa, Cowans marcou 49 gols e é frequentemente considerado pelos torcedores do Aston Villa como um dos melhores jogadores que já jogou pelo clube. Depois de fazer sua estreia com apenas 17 anos de idade, a carreira de Cowans durou mais de duas décadas, com o astuto meio-campista jogando por nada menos que nove clubes diferentes. Depois de uma primeira passagem de enorme sucesso no Villa Park, Cowans foi vendido para o clube italiano Bari, onde jogou por três temporadas. Ao ser disponibilizado novamente, o técnico do Aston Villa, Graham Taylor, sabiamente usou a opção do clube em uma primeira recusa para levar o meio-campista de volta ao Birmingham. Este retorno não apenas animou os torcedores, mas permitiu que Cowans jogasse mais 117 vezes pelo clube. Ele era amado não apenas por suas habilidades técnicas, mas também como um lembrete de um passado brilhante. Cowans também voltou ao clube que torceu quando criança. Os fãs do Aston Villa guardam boas lembranças deste excelente jogador de futebol. Gordon Cowans é o jogador mais notável que o Aston Villa já produziu.