8 Campeonatos com Menos Gols no Mundo










Hoje vamos falar um pouco sobre os campeonatos que menos gols têm no mundo.

Apesar de ser um dado pouco atrativo já que jogos com poucos gols não são tão apreciados pelos torcedores de futebol em geral.

Pode ser um dado útil tanto para estatísticos quanto para quem gosta de fazer apostas em geral.

8 campeonatos com menos gols no mundo

Além disso, como podemos ver, essas ligas não estão entre as principais ligas do mundo.

E podemos dizer que existe uma relação monetária já que alguns deles também estão distantes dos grandes centros do futebol mundial.

E mesmo as localizadas nesses locais também são ligas de segundo escalão, com vários times lutando para se firmar quando chegam às divisões de elite.

Então vamos à nossa lista.

8. Segunda divisão espanhola (média de 2 gols por jogo)

A Espanha é conhecida por ter Barcelona, ​​Real Madrid, futebol bem jogado (que inclusive ganhou sua primeira Copa do Mundo não faz muito tempo).

Mas o fato é que isso está restrito a alguns times que têm muito dinheiro sobrando.

Então a realidade geral é de times mais limitados tanto em capacidade técnica quanto em orçamento, e isso resulta em um campeonato com menos gols como é a segunda divisão local.

7. Segunda divisão grega (média de 2 gols por jogo)

A primeira divisão grega já é um campeonato que não costuma apresentar tantos gols (a média geral é de 2,35 gols por jogo).

Mas há equipas que se diferenciam, com maior capacidade financeira face a outras (equipas como AEK, PAOK, Panathinaikos e Olympiakos estão sempre no topo da tabela).

Mas na segunda divisão esse cenário não existe e o nível é ainda mais baixo, o que acaba ajudando a ter um campeonato que se destaca por ter pouquíssimos gols.

6. Primera B Metropolitana da Argentina (média de 2 gols por jogo)

O futebol argentino sofreu muito (a nível de clubes) nos últimos anos, principalmente se considerarmos que os irmãos não têm o mesmo potencial financeiro dos times brasileiros.

Na Primera B Metropolitana, que é a terceira divisão do país, isso fica ainda mais evidente, e somado a um futebol cada vez mais desbotado no continente, temos uma das ligas com menos gols do mundo.

5. Primera B do Equador (média de 2,1 gols por jogo)

O futebol equatoriano costuma ficar em segundo plano no cenário sul-americano (embora sua seleção participe com frequência da Copa do Mundo, por exemplo).

É certo que alguns times se destacam, como o LDU e mais recentemente o Independiente Del Valle, que tem a altitude como grande aliada.

Mas o cenário geral é de um futebol também não tão rico e representativo (estamos falando aqui da segunda divisão local, que tem apenas dez times).

Este cenário geral acaba contribuindo para que o campeonato não tenha um número tão grande de gols.

4. Primeira Divisão Argentina (média de 2,1 gols por jogo)

O fato de a Argentina aparecer duas vezes em nossa lista não é por acaso, e mostra que o baixo número de gols pode não ser apenas consequência da situação econômica das seleções.

Mesmo o River Plate, que hoje tem o melhor time do país e vive uma grande fase, não consegue competir com as grandes forças do Brasil, em termos econômicos.

Aliás, isso também pode mostrar que os argentinos têm praticado um futebol mais defensivo, o que chega a ser irônico considerando que o país conta com treinadores como Mauricio Pochettino, Jorge Sampaoli e Marcelo Bielsa.

Que tem vários trabalhos em times europeus e são conhecidos por jogar um futebol mais ofensivo.

De qualquer forma, a Argentina tem uma das ligas menos pontuadas do mundo.

3. Primeira divisão do Egito (média de 2,1 gols por jogo)

O país de Salah não tem uma das ligas com mais gols do mundo, longe disso.

O fato é que o futebol egípcio não tem sido muito prolífico no quesito gols, e podemos ter uma ideia disso com a própria seleção, que tem apenas o já citado Salah como destaque.

E mesmo quando esteve presente, a seleção não conseguiu vencer a última edição da Taça das Nações Africanas e nem se qualificar para o Mundial de 2022.

Até a liga nacional egípcia tem até alguns clubes com algum poder aquisitivo (recentemente, tivemos brasileiros jogando lá).

Mas isso não foi convertido em gols e por isso o principal campeonato egípcio faz parte desta lista.

2. Primera B Colombiana (média de 2,1 gols por jogo)

O campeonato colombiano não costuma ter muitos gols de um modo geral, e este, que é a segunda divisão do país, não é exceção.

O fato é que o futebol daquele país não conta com tantos jogadores de qualidade, sendo que a maioria dos que se destacam estão na Europa.

Apesar de não ter disputado a última Copa, a seleção colombiana ainda conta com alguns jogadores de destaque.

Vale lembrar também que tanto a primeira quanto a segunda divisão do país são disputadas no modo Apertura e Clausura.

O que na prática resulta em uma fórmula que funciona quase como se fossem dois campeonatos por ano, mas o campeão é definido em sistema de mata-mata apenas no final da temporada.

Com tantos jogos e regulamentos confusos, não é à toa que há poucos jogos de gols neste torneio.

1. Primeira divisão da Argélia (média de 2,2 gols por jogo)

O Campeonato Argelino também não pode deixar de fazer parte dessa lista.

Já há alguns anos, o campeonato do país está entre os com menos gols do mundo, o que não é à toa.

O país não tem tradição em revelar grandes craques e, para se ter uma ideia, em 2010 sua seleção na Copa do Mundo não conseguiu fazer um gol sequer (tendo sido eliminada na fase de grupos).

Apesar de ter melhorado em 2014 e feito um bom jogo contra a Alemanha, o país nem conseguiu se classificar desde então, e isso mostra que o nível não tem sido muito bom, gerando assim um campeonato com poucos gols.