7 melhores jogadores de futebol croatas de todos os tempos (rankings de 2023)










A Europa Oriental sempre foi um viveiro de jogadores de futebol talentosos, com uma seleção que muitas vezes superou as expectativas. De um ranking da FIFA de março de 1994 de 125º no mundo para se tornar o terceiro melhor time apenas cinco anos depois, a Croácia terminou como vice-campeã na Copa do Mundo de 2018.

Apesar de não ser o maior país ou mesmo ser abençoado com uma liga doméstica excessivamente forte, a Croácia tem uma longa história de produção de excelentes jogadores de futebol.

Muitos dos melhores jogadores croatas costumam se mudar para o exterior para jogar em grandes times europeus, tornando-se nomes conhecidos no processo.

Hoje vamos olhar para os sete melhores jogadores de futebol croatas de todos os tempos, dando uma olhada em alguns jogadores verdadeiramente excepcionais.

7. Mateo Kovacic

  • Posição: meio-campo central

O meio-campista croata Mateo Kovacic tem um currículo que a maioria dos jogadores faria qualquer coisa para imitar. Tendo jogado por três dos maiores clubes europeus, Inter de Milão, Real Madrid e agora no Chelsea, Kovacic tecnicamente soberbo é um excelente craque de profundidade.

Comparado ao colega croata Robert Prosinecki, Kovacic é um meio-campista técnico e versátil, conhecido por avançar com a bola.

Excelente driblador e passador de bola, o craque croata é peça fundamental para a seleção e, com apenas 27 anos, ainda pode melhorar como jogador.

Kovacic pode não ser um artilheiro prolífico no meio-campo, mas seu jogo de ligação, assistências e criatividade no meio-campo o tornam um excelente jogador de equipe. Com mais de cem jogos no campeonato pelo Chelsea, devemos esperar muito mais do talentoso craque nas próximas temporadas.

Com 81 internacionalizações já em seu nome, Kovacic pode se tornar um dos jogadores mais internacionalizados pela Croácia.

6. Ivan Perisic

jogos Metas assistências
550 139 108

Ala veterano com excelente pedigree, Ivan Perisic tem sido um dos jogadores croatas mais consistentes, bem-sucedidos e eficientes de todos os tempos. Capaz de jogar em várias posições, Perisic representou a Croácia em nada menos que cinco torneios internacionais, marcando 32 gols em 113 partidas.

Um dos jogadores da geração de ouro da Croácia, Ivan Perisic apareceu pela primeira vez no radar do clube belga Club Brugge, antes de se transferir em 2011 para o gigante alemão Borussia Dortmund. Um retorno decente para o Dortmund levou Perisic a se mudar para o Wolfsburg, onde melhorou novamente ano após ano.

Em 2015, Perisic mudou-se para a Itália, onde os torcedores da Inter de Milão puderam ver o lateral croata jogar por sete temporadas.

Mais de 200 jogos no campeonato pelo Milan, com respeitáveis ​​48 gols no campeonato, fizeram de Perisic um dos melhores jogadores da Europa, e parecia que ele estava melhorando com a idade.

Com cada temporada trazendo mais experiência, sua influência cresceu, o que levou o jogador de 33 anos a se mudar para o Tottenham Hotspur em 2022.

Um excelente jogador com muita experiência, Perisic foi trazido para Londres para adicionar uma mentalidade vencedora e uma grande ética de trabalho. Um excelente jogador, Perisic ajudará um Tottenham relativamente inexperiente a dar o próximo passo e ganhar troféus.

5. Zvonimir Boban

  • Posição: Meio-campo Atacante

Um jogador franco e combativo, Zvonomir Boban é uma lenda do Dinamo Zagreb e do AC Mian; conhecido por sua criatividade, excelentes cobranças de falta e versatilidade, Boban passou uma década no Milan, onde conquistou quatro títulos da Série A e uma medalha da Liga dos Campeões.

Boban foi o capitão da Croácia e conquistou o terceiro lugar na Copa do Mundo de 1998 como líder dentro e fora do campo. Boban era um excelente finalizador, com habilidade para dobrar a bola à distância, e ao longo de 16 anos de carreira, marcou 68 gols no campeonato e 12 no nível internacional.

Depois de nove temporadas de sucesso no Milan, Boban foi emprestado devido ao surgimento de Rui Costa, que assumiu a função de meio-campo ofensivo que Boban ocupou por quase uma década.

Insatisfeito com o empréstimo e sem vontade de ser um substituto, Boban se aposentou do futebol em 2001, eventualmente se formando em História antes de se tornar um comentarista de futebol da Sky Italia.

Assim como quando era jogador, Boban ainda não tem problemas em expressar suas opiniões e construiu uma reputação como um comentarista vocal e opinativo.

4. Dario Simic

Indiscutivelmente um dos melhores zagueiros da Croácia, Dario Simic poderia jogar em todas as posições da defesa, do zagueiro ao lateral.

Simic era conhecido por sua abordagem de defesa dura e prática; Excelente no ar e confortável com a bola, Simic foi um dos pilares da seleção croata por 12 anos, tornando-se o primeiro croata a chegar a 100 internacionalizações.

Produto da academia de juniores do Dinamo Zagreb, Simic disputou 140 partidas pelo clube de sua cidade natal ao longo de seis temporadas, tendo um desempenho bom o suficiente para chamar a atenção do time italiano Inter de Milão. Três anos e 66 jogos no campeonato depois, Simic fez o impensável e se mudou

para o arquirrival do Inter, AC Milan. Depois de uma primeira temporada promissora, Simic tornou-se apenas um jogador secundário, geralmente restrito a partidas como reserva nas três temporadas seguintes.

Devido à falta de tempo de jogo, o zagueiro prático mudou-se para o Mônaco em 2008 e voltou a jogar apenas como coadjuvante. Depois de duas temporadas, Simic voltou ao seu primeiro clube, o Dinamo Zagreb, onde não jogou antes de se aposentar em 2010.

Em seu auge, Simic foi um dos defensores mais sólidos da Serie A, e o primeiro jogador da Croácia a 100 internacionalizações é uma adição valiosa à nossa lista de grandes jogadores croatas.

3. Mario Mandzukic

jogos Metas assistências
508 197 85

Abençoado com o físico perfeito para um atacante, Mario Mandzukic era um homem gigante, 6,3 ”de altura e construído como uma porta de celeiro; ele usou sua força para afastar os defensores, trazer companheiros de equipe para o jogo e intimidar as defesas até a finalização.

Com 166 gols no campeonato e 33 gols internacionais em seu nome, Mandzukic era o alvo perfeito; ele era um excelente jogador de equipe que usava seu físico para atuar como ponto focal para bolas longas, mas tinha habilidade e técnica para carregar a bola e chutar de longe.

Os companheiros de equipe adoravam jogar ao lado de Mandzukic graças à sua corrida altruísta e capacidade de marcar gols e trazer outros jogadores para o jogo. Mandzukic costumava cair fundo para pegar a bola, arrastando as defesas para fora de posição e abrindo espaço para jogadores mais rápidos se moverem atrás das linhas.

Profissional consumado, Mandzukic foi um líder em campo, exibindo resistência mental e disposição para se sacrificar pelo time. Freqüentemente jogado fora de posição para ajudar o time, Mandzukic trabalhou mais do que qualquer um e era conhecido por sua excelente forma física.

Um dos melhores atacantes que a Croácia já produziu, Mandzukic foi apelidado de “Guerreiro” pelos torcedores da Juventus, o que deve contar tudo o que você precisa saber sobre esse lendário atacante.

Não é surpresa que times importantes como Bayern de Munique, Juventus e Atlético de Madrid tenham procurado Mandzukic para liderar as linhas; ele era tão bom.

2. Davor Suker

Incorporado da Getty Images

jogos Metas assistências
359 153 17

O atacante mais mortífero que a Croácia já produziu, Davor Suker foi e é uma figura polêmica, mas suas façanhas como jogador de futebol são irrepreensíveis.

Maior artilheiro da Croácia, com 45 gols em apenas 69 jogos, Suker também marcou 203 gols em 448 jogos em alguns dos melhores clubes europeus.

Depois de dominar o campeonato croata com Osijek e Dinamo Zagreb, Suker fez sua grande jogada em 1991, quando se mudou para o Sevilla, marcando quase um gol a cada dois jogos durante cinco temporadas.

Ele então se mudou para o gigante espanhol Real Madrid, onde venceu a La Liga, além de vencer a Liga dos Campeões na temporada seguinte.

Membro da seleção da Croácia que terminou em terceiro na Copa do Mundo de 1998, Suker costumava ser muito mais prolífico em seu país do que em seus clubes e, às vezes, suas façanhas internacionais o levaram de volta à equipe titular de seu clube.

Vencedor da Chuteira de Ouro em 1998 e vice-campeão do Dallon d’Or em 1998, Davor Suker entrará para a história como um dos maiores atacantes que seu país já produziu.

1. Luka Modric

  • Posição: meio-campo central
jogos Metas assistências
669 70 119

O gênio diminuto Luka Modric é um dos jogadores mais condecorados da história do futebol, com um troféu inacreditável. Um dos maiores meio-campistas de todos os tempos, a visão criativa de Modric tem sido vital para o Real Madrid e para a Croácia por mais de uma década.

Frequentemente comparado a vários dos melhores jogadores que já jogaram futebol, o nome de Modrics é corretamente mencionado ao lado dos de Francesco Totti, Andrea Pirlo e Johan Cruyff.

Melhor jogador da Copa do Mundo de 2018, Modric levou a Croácia ao vice-campeonato, uma conquista incrível para o craque. No mesmo ano, ele ganhou a Liga dos Campeões com o Real Madrid e por suas atuações de destaque, Modric se tornou o primeiro croata a ganhar o Ballon d’Or.

Pelo seu clube, Modric conquistou 20 títulos importantes com o Real Madrid, incluindo três incríveis títulos consecutivos da Liga dos Campeões (cinco no total), três títulos da La Liga e quatro Copas do Mundo de Clubes da FIFA.

Apesar de jogar contra e ao lado de alguns dos melhores jogadores, Modric está acima de muitos; com capacidade de encontrar espaço e inteligência tática para poder usá-lo, Modric é o melhor craque. Agora com quase 30 anos, Modric ainda tem muito a oferecer ao jogo.

Ele faz a bola e seus companheiros correm enquanto ele orquestra ataque após ataque de uma posição profunda e pode continuar confortavelmente no Real Madrid por várias temporadas.

Poderíamos ser líricos para sempre sobre seu alcance de passes, sua capacidade de pular desafios passados ​​e sua calma sob pressão. Mas, diga-se de passagem, Luka Modric é o meio-campista completo.