7 jogadores de futebol que usaram esteróides










A pressão para ter sucesso e vencer em qualquer esporte é alta entre os atletas. O futebol, como outros esportes, traz consigo seus próprios estresses e riscos elevados. Infelizmente, para vencer a todo custo, alguns jogadores de futebol utilizam substâncias nocivas, como esteróides, para obter uma vantagem injusta.

Os esteróides são versões artificiais de substâncias químicas chamadas hormônios, produzidas naturalmente no corpo humano. Às vezes, os esteróides são usados ​​para obter benefícios médicos, mas às vezes são usados ​​para obter uma vantagem injusta sobre outros atletas.

Muitos jogadores de futebol de alto nível usaram esteróides porque desconheciam as substâncias que não sabiam que eram proibidas, porque estavam sob pressão dos pares e porque não tinham conhecimento adequado dos efeitos negativos do doping. Muitas vezes não sabem que as substâncias que tomam são proibidas, mas a ignorância não os impede de serem punidos.

Hoje você conhecerá alguns jogadores de futebol que usaram esteróides por um motivo ou outro.

1. Pep Guardiola

Sim, o ex-meio-campista do Barcelona e lendário técnico já foi banido por usar um esteróide anabolizante chamado Nandrolona. Este esteróide é uma testosterona usada por atletas para aumentar o desempenho físico. Quando Pep jogou pelo clube italiano Brescia em 2001, ele foi banido pela Federação Italiana de Futebol por usar a substância. A proibição foi posteriormente anulada em recurso.

2. Abel Xavier

O extravagante ex-zagueiro de Portugal foi banido em 2005 por tomar o esteróide anabolizante metandrostenolona (também conhecido como Dianabol). Dianabol é um esteróide usado para aumentar o crescimento muscular e o desempenho físico. Ele foi inicialmente banido por 18 meses, mas a proibição foi posteriormente reduzida para 12 meses após recurso. Abel Xavier tornou-se o primeiro jogador da Premier League a ser considerado culpado de tomar drogas para melhorar o desempenho.

3. Edgar Davids

O ex-holandês e jogador do Ajax Amsterdam foi flagrado usando nandrolona enquanto jogava no clube italiano Juventus. A proibição deveria durar cerca de 16 meses, mas posteriormente foi reduzida para 4 meses.

4. Dave Kitson

Kitson é um ex-jogador da Premier League que jogou em vários clubes como Reading, Stoke City e Portsmouth. Em uma reportagem de 2019 publicada no tablóide britânico Mirror, Dave admitiu ter tomado esteróides em vários momentos ao longo de sua carreira. Ele admitiu usá-los para aumentar e manter seu desempenho físico em campo. No entanto, o jogador de futebol aposentado nunca foi flagrado usando a substância durante a época de jogador.

5. Fernando Manuel Silva Couto

O antigo defesa-central do Porto foi apanhado a usar nandrolona em 2001, enquanto jogava pelo clube italiano Lazio. Ele inicialmente negou o uso, mas uma segunda amostra “B” confirmou o uso. Couto inicialmente recebeu uma suspensão de nove meses, mas cumpriu apenas quatro meses e pagou uma multa de US$ 60 mil.

6. Frank de Boer

Em 2001, o então capitão do Barcelona e da Holanda testou positivo para o esteróide anabolizante nandrolona. Ele protestou contra os resultados e negou veementemente o uso de esteróides. Frank de Boer foi inicialmente suspenso por 12 meses, mas a sua proibição de uso de drogas foi reduzida após uma audiência da UEFA.

7. Jaap Stam

O ex-zagueiro holandês foi suspenso em 2001 por tomar nandrolona. Ele recebeu uma suspensão de cinco meses, que mais tarde foi reduzida para um mês após um recurso. Jaap ainda insiste que nunca consumiu intencionalmente uma substância proibida. Muitos anos depois, Jaap Stam escreveu em sua autobiografia que tomou as mesmas pílulas de vitaminas que seus companheiros holandeses Edgar Davids e Frank de Boer, todos com teste positivo para nandrolona.