5 melhores jogadores de futebol suecos de todos os tempos










A Suécia sempre foi um dos melhores desenvolvedores de jovens e talentosos jogadores de futebol da Europa, ostentando ligas bem estruturadas que sempre favoreceram a promoção de jogadores jovens.

Existem claras vantagens em promover internamente, os custos são substancialmente mais baixos do que pagar por jogadores superfaturados e, quando um jovem jogador realmente brilha, times de ligas mais ricas, como a Premier League ou a Serie A, costumam ligar.

Já na década de 1970, os jogadores suecos aprenderam seu ofício em suas ligas nacionais, apenas para se mudar para o exterior por taxas muitas vezes nominais. Embora essa fosse uma situação perfeita para as equipes compradoras, muitas vezes, a equipe vendedora acabava perdendo uma estrela em potencial por praticamente nada.

Felizmente para as ligas suecas, esse não é mais o caso. Um jogador que se muda para o exterior agora pode ser um investimento substancial, muitas vezes com cláusulas de venda em seu contrato para beneficiar ainda mais seu clube matriz sueco.

O segredo é que os clubes não podem mais esperar comprar jogadores suecos de qualidade a preço de banana, especialmente devido à incrível qualidade de alguns dos melhores jogadores suecos.

Muitos dos melhores jogadores da Suécia tiveram carreiras notáveis, muitas vezes com os melhores clubes da Europa. Conhecido por sua forte ética de trabalho, ótimas habilidades com a bola e, muitas vezes, por ter carreiras visivelmente longas.

Vamos conferir os 5 melhores jogadores suecos de todos os tempos.

5. Freddie Ljungberg

  • Posição: Ala
  • Aparições: 440
  • Metas: 77
  • Assistências: 55

Poucos jogadores podem se orgulhar de ser um jogador de futebol internacional e um modelo masculino de renome mundial ao mesmo tempo, mas Freddie Ljungberg conseguiu. Com uma carreira de 20 anos que começou no clube sueco Halmstad, Ljungberg rapidamente atraiu a atenção do gigante inglês Arsenal, mudando-se para Londres em 1998.

Seguiu-se uma carreira brilhante no norte de Londres, com o jovem sueco mostrando rapidamente suas habilidades como um jogador de ataque versátil.

Com 216 partidas pelo Arsenal e 46 gols, Ljungberg se tornou o favorito dos torcedores. Enquanto estava na Inglaterra, Ljungberg conquistou dois títulos da Premier League, além de três FA Cups, consolidando-se em um dos melhores times do país.

Enquanto estava no Arsenal, Ljungberg assinou contrato com a Calvin Klein como modelo masculino, combinando as duas carreiras simultaneamente. Enquanto isso não caiu muito bem com seus empregadores no norte de Londres, o astro sueco parecia fazer funcionar, apesar de reclamar que não podia ir a boates sem ser apalpado por mulheres.

4. Tomas Brolin

  • Posição: meio-campista/atacante
  • Aparições: 232
  • Metas: 35
  • Assistências: 1

Um dos melhores jogadores suecos de todos os tempos, mesmo com uma carreira interrompida por lesão, Tomas Brolin teve um incrível recorde de gols pela seleção sueca, embora fosse mais conhecido como craque de classe mundial em sua carreira no clube.

Duas vezes o jogador de futebol sueco do ano, Brolin podia correr mais rápido com a bola em seus pés do que alguns jogadores sem ela, tornando-o um craque formidável.

Taticamente soberbo, Brolin costumava ser destacado como meio-campo, podendo vagar para onde quisesse devido à sua habilidade de criar chances de gol para os companheiros de equipe.

Enquanto jogava pelo Parma na Série A, Brolin ajudou o clube italiano a conquistar o primeiro troféu da história do clube, vencendo a Coppa Itália e terminando o campeonato em alta o suficiente para se classificar para a Europa.

Apesar de ter ajudado o Parma a conquistar a Taça dos Vencedores das Taças em 1993, Brolin começou a ver menos tempo de jogo na Itália devido às regras relativas ao número permitido de jogadores estrangeiros. A recente contratação de Faustino Asprilla, da Colômbia, significou que Brolin não era mais o primeiro nome da equipe.

Depois de quebrar o pé nas eliminatórias para a EURO 96, Brolin sofreu uma lesão recorrente, o que levou o Parma a vendê-lo ao Leeds United em 1995.

De Leeds, a carreira de Brolin parecia estagnar após um início promissor, levando-o a fazer vários empréstimos, depois a uma mudança permanente para o Crystal Palace e, em seguida, a uma mudança de volta para a Suécia.

Entre 1995-1998, Brolin conseguiu apenas 47 partidas e se aposentou do futebol profissional com apenas 28 anos. Um dos jogadores mais talentosos e prolíficos de sua geração, as lesões finalmente afetaram a estrela sueca.

3. Henrik Larsson

  • Posição: atacante
  • Aparições: 412
  • Metas: 195
  • Assistências: 74

Nascido na Suécia, transformou-se em um atacante de qualidade na Holanda, mas é na Escócia que Henrik Larsson é venerado como uma lenda do futebol, com o Celtic sendo o beneficiário do talentoso e prolífico atacante.

Larsson marcou 174 gols em 221 partidas pelos gigantes escoceses e custou apenas £ 650.000, facilmente uma das melhores contratações da história da Premier League escocesa.

Henrik Larsson teve uma carreira longa e ilustre, marcando 325 gols em 575 jogos em 24 anos de carreira. Jogando em grandes clubes como Celtic, Barcelona e Manchester United, Larsson era conhecido como um jogador inteligente e trabalhador.

Ingressando no Manchester United por empréstimo de emergência em 2007, Larsson foi saudado pela lenda do United, Sir Alex Ferguson, como um jogador-chave, apesar de ter jogado apenas sete partidas, afirmando que foi o profissionalismo e os padrões de treinamento do sueco que causaram tanto impacto que os padrões de outros jogadores imediatamente. criado.

Depois de se aposentar em 2013, Larsson teve uma carreira gerencial de sucesso e atualmente dirige o Helsingborgs IF em seu país natal.

2. Gunnar Nordahl

  • Posição: atacante
  • Aparições: 296
  • Metas: 229
  • Assistências: 2

O prolífico atacante Gunnar Nordahl tem um recorde de gols que simplesmente não pode ser batido. Ele ainda é o artilheiro recorde do AC Milan, apesar de não jogar pelo clube italiano desde 1956, e Nordahl também marcou respeitáveis ​​43 gols em 33 partidas pelo seu país. O atacante sueco também é o terceiro maior artilheiro da história da Série A, com 225 gols em apenas 291 jogos.

A seleção sueca, liderada por Nordahl como artilheiro do torneio, também incluiu seus dois irmãos, Bertil e Knut. Incrivelmente, por deixar a Suécia, Nordahl foi desqualificado para jogar em partidas internacionais porque não estava jogando na Suécia, interrompendo uma prolífica carreira internacional.

Mesmo depois de se aposentar em 1960, Nordahl permaneceu no futebol, administrando por mais 20 anos, e permanece até hoje uma das exportações suecas de maior sucesso já vistas.

Gunnar Nordahl foi tão implacável na frente do gol que ainda é considerado um dos maiores atacantes da história do futebol, independentemente da época, e com estatísticas como essas, é difícil argumentar.

1. Zlatan Ibrahimovic

  • Posição: atacante
  • Aparições: 815
  • Metas: 492
  • Assistências: 203

O atacante Evergreen Zlatan Ibrahimovic torna mais fácil encontrar nossa escolha número um para o melhor jogador de futebol sueco de todos os tempos, com uma incrível carreira de 23 anos que mostra poucos sinais de desaceleração.

Um dos jogadores mais enigmáticos e divertidos de qualquer geração, Ibrahimovic é uma figura polarizadora, alguns o odeiam com paixão, mas principalmente ele é adorado por fãs em todo o mundo.

Ibrahimovic tem o hábito estranho, mas altamente divertido, de se referir a si mesmo na terceira pessoa, e é o sonho de qualquer jornalista entrevistar. Franca, arrogante além da crença, mas muitas vezes cativante e às vezes humilde, a lenda sueca fez uma carreira marcando grandes gols e penas em igual medida.

Zlatan Ibrahimovic marcou quase 500 gols por alguns dos melhores clubes do futebol e, depois de se mudar de Malmo para o Ajax em 2001, passou pela Holanda, Itália, Espanha, França, Inglaterra e Estados Unidos, acumulando impressionantes 815 gols. aparições no clube.

Vários desentendimentos de alto nível com donos de clubes, gerentes e companheiros de equipe não diminuíram a opinião dos fãs sobre Ibrahimovic e, mesmo depois de ser vendido para manter a harmonia do quadrilátero, sua autoconfiança nunca vacilou.

Nunca minimizando suas próprias habilidades, faz parte do charme de Zlatan que ele acredita firmemente ser um dos maiores jogadores de todos os tempos e, para ser justo com ele, ele provavelmente está certo. Como o próprio homem disse uma vez “Quando você me compra, você está comprando uma Ferrari”, humildade discreta no seu melhor.