4 melhores formações para usar contra 5-3-2










Para aqueles que pensam que formações e táticas não fazem diferença, tente jogar um atacante solitário contra uma formação que tem uma defesa de cinco pessoas; não vai ser fácil.

Escolher a formação correta para contra-atacar um adversário é apenas uma das ferramentas que um técnico deve usar se quiser vencer o jogo.

Algumas formações são mais complexas de quebrar do que outras, especialmente aquelas com ênfase em ter mais jogadores atrás da bola. Portanto, escolher uma formação que possa atacar e manter o adversário afastado pode fazer toda a diferença.

No que diz respeito à formação em 5-3-2, é fundamental estar atento às zonas de perigo, principalmente às laterais.

Uma formação 5-3-2 de aparência compacta pode ser perigosa, pois sempre há a ameaça dos dois laterais avançando e acertando cruzamentos para os dois atacantes agarrarem. Sem posse de bola, os dois laterais se enfiam na linha de fundo, criando uma defesa mais sólida e difícil de quebrar.

Existem maneiras de enfrentar essa tática e prevalecer, e hoje veremos quatro das melhores formações para usar contra a formação 5-3-2.

1. 4-3-3 Atacando

A formação número um que descobrimos que faz maravilhas contra a formação 5-3-2 é a ultraflexível formação 4-3-3.

Há muito o que amar no 4-3-3, principalmente sua versatilidade; com um médio defensivo e dois médios de ataque, é a formação ideal para combater o 5-3-2.

O 4-3-3 tem tudo a ver com ritmo; o objetivo do jogo é recuperar a bola, canalizar os passes para o DMC e dois meio-campistas centrais e alimentar os dois alas.

Uma vez com a posse de bola, os alas cruzam para o atacante ou correm para o gol. Cortar das asas tem dois benefícios; assusta os defensores de morte e obriga os laterais a recuar rapidamente.

A formação 4-3-3 atrapalha tudo o que há de bom no 5-3-2, e é exatamente isso que você deseja de uma tática; jogue com seus pontos fortes e torne difícil para o oponente jogar com os deles.

O atacante solitário pode ser um atacante ou, igualmente valioso, um caçador furtivo. Se os alas chutarem, o caçador furtivo pega os rebotes ou fica à espreita na área em busca de um simples toque.

Usado corretamente e com os jogadores certos à sua disposição, o 4-3-3 é uma das formações mais ofensivas, emocionantes e penetrantes em uso hoje.

Os torcedores adoram assistir, os jogadores gostam do jogo de ataque rápido e o adversário odeia; é a melhor maneira de jogar contra um time que usa a formação 5-3-2.

Prós

  • O 4-3-3 é uma das formações de ataque mais fluidas que existem.
  • O DMC e os alas são vitais e oferecem largura, estilo de ataque e estrutura defensiva.
  • É uma das formações mais populares ao redor.
  • Os torcedores gostam de ver as fases de ataque que a formação traz.
  • Fora da posse de bola, os jogadores podem recuperar rapidamente a bola e iniciar ataques.

Contras

  • Equipes menos talentosas podem ter dificuldades para adotar a formação 4-3-3.
  • Conta com bons alas e um meio-campo defensivo móvel e taticamente astuto.

2. 4-4-2

Em caso de dúvida, é sempre uma boa ideia reverter para uma formação testada e comprovada. Eles não são muito mais ortodoxos e familiares do que a clássica formação 4-4-2.

Existem vantagens perceptíveis em usar uma formação 4-4-2 ao enfrentar um time configurado em 5-3-2; os dois meio-campistas podem combater os laterais saqueadores.

Com os laterais marcados fora do jogo ou, melhor ainda, forçados a voltar para uma posição defensiva, os dois meio-campistas podem tentar cruzar para os dois atacantes.

Caso os laterais ultrapassem os dois meio-campistas, há uma linha de defesa de quatro pessoas para enfrentar, o que torna o 4-4-2 um forte candidato a impedir que os times marquem.

Às vezes, os dois meio-campistas centrais podem reverter para uma formação de diamante, de modo que um está em uma função mais avançada, apoiando os atacantes, e o outro pode cair mais fundo em uma posição de meio-campo defensivo.

O 4-4-2 tem fama de antiquado e inflexível, mas isso não é verdade; os quatro do meio-campo têm várias opções para se mover para posições defensivas ou ofensivas.

Prós

  • O 4-4-2 é uma formação à qual muitos jogadores podem se adaptar rapidamente.
  • É uma formação que pode conter os laterais adversários.
  • A equipe tem cobertura defensiva, bem como uma sólida ameaça de ataque.

Contras

  • Muitos treinadores relutam em usar a tática 4-4-2, pois ela é vista como ultrapassada.
  • Embora flexível, a formação tende a ser invadida; passadores incisivos podem cortar o meio-campo.
  • Se os médios não lutarem contra os laterais, há espaço para muitos cruzamentos para a área.

3. 4-2-3-1

Uma formação muito mais moderna para usar contra o 5-3-2 é uma formação de ataque 4-2-3-1. A equipe ainda mantém a cobertura defensiva de ter quatro zagueiros, mas ter quatro atacantes obriga o adversário a voltar para o seu meio-campo.

Ao contrário de uma formação com dois atacantes, o 4-2-3-1 utiliza três meias-atacantes, um centralizado e dois nas laterais.

Ter dois alas é uma excelente escolha, pois faz com que os laterais passem mais tempo olhando por cima dos ombros; em vez de atacar as alas, eles são forçados a recuar para combater os alas da oposição.

Os dois meio-campistas centrais são invariavelmente meio-campistas ou meio-campistas defensivos; seu único trabalho é pressionar rapidamente, enfrentar e reciclar a bola de volta para seus colegas mais atacantes.

O 4-2-3-1 é uma das formações mais versáteis, flexíveis e ofensivas que existem. São seis jogadores defendendo o goleiro, e a bola pode passar rapidamente para os atacantes.

Prós

  • É uma das formações mais ofensivas que existem.
  • Mas também oferece excelente cobertura defensiva.
  • Os torcedores gostam de assistir seu time jogar nesse estilo; transeuntes rápidos podem causar confusão.
  • Supondo que estejam em forma, os alas forçam os laterais a se afastarem da área de perigo.

Contras

  • Uma equipe mais fraca ou menos talentosa tecnicamente terá dificuldade em manter a coesão.
  • Você não pode calçar os jogadores em algumas das posições; todos devem estar aptos para o papel que devem desempenhar.

4. 5-3-2 (Espelhando a oposição)

Dizem que a mímica é a maior forma de bajulação, mas, neste caso, trata-se de negar a ameaça de gol do outro time.

Se o seu adversário alinhou em 5-3-2 e você não tem jogadores para combatê-lo com outra formação, por que não jogar de igual para igual? Seus laterais contra os deles e seu meio-campo contra os deles tornam-se uma guerra de atrito.

Se você decidir copiar a formação do adversário, caberá a quem quer mais ou quem tem os jogadores mais talentosos em posições-chave. Se você é abençoado com laterais rápidos e talentosos, já ganhou metade da batalha.

Com dois atacantes excelentes, mas um meio-campo fraco, focar nas laterais e cruzar após cruzamento pode render dividendos.

Como as formações são as mesmas, cada jogador marcará essencialmente um jogador adversário. Esta é uma boa formação para usar se seus jogadores são melhores na defesa do que no ataque ou se você simplesmente não tem pessoal para tentar uma formação mais intuitiva, como o 4-2-3-1 ou 4-3-3.

Prós

  • Ser capaz de marcar cada jogador restringe a ameaça de ataque do oponente.
  • Se seus jogadores são mais talentosos, ou você tem jogadores melhores em áreas críticas, você pode sobrepujar o adversário.

Contras

  • Há uma chance de as duas equipes se anularem, levando a um impasse.
  • Se você tiver laterais mais fracos, há uma chance de ser ultrapassado.
  • Se os times se anulam, o jogo fica triste de assistir e os torcedores logo perdem a paciência.