15 melhores estádios de futebol do mundo










Sendo o futebol um esporte mundial, inúmeros estádios ao redor do mundo capturam a essência do jogo. Nem todos são enormes, pois são construídos para o tipo de suporte que recebem.

Quais são os 15 melhores estádios de futebol que existem atualmente? Embora seja difícil chegar a uma conclusão com uma lista como esta, esses 15 estão definitivamente na lista para quem deseja explorar o que existe por aí.

1. Estádio de Wembley

Desde a sua inauguração em 2007, a casa da Seleção Inglesa tem sido certamente um lugar que todo fã de futebol adoraria conhecer. Substituiu o Estádio de Wembley original, inaugurado em 1923, e tornou-se instantaneamente um local elétrico para grandes jogos.

Quer se trate da Seleção Inglesa, das finais da Liga dos Campeões ou das Olimpíadas, é um lugar que cada pessoa deveria ter na lista caso viaje e assista a jogos em locais diferentes.

2. Camp Nou

Sendo sede oficial do FC Barcelona, ​​ao longo do ano são inúmeros os jogos que são muito importantes. Inaugurado em 1957, o estádio tem capacidade para cerca de 100 mil pessoas. Na verdade, atingiu 120 mil pessoas na fase final do Campeonato do Mundo de 1982, mas foram criadas leis para impedir que isso voltasse a acontecer.

Com tanta história no Camp Nou, muitas pessoas gostam de fazer a peregrinação até lá, se possível. Está repleto de história, tanto a nível de clubes como a nível internacional.

3. Santiago Bernabéu

Ficando na Espanha, um estádio ainda mais antigo fica em Madrid. Fundada em 1947, a casa um pouco menor do Real Madrid traz muita história. Lá foram disputados muitos jogos incríveis e, como sede oficial da seleção espanhola, há sempre um pouco de prestígio extra.

Desde que foi recentemente renovado em 2001, o estádio tem realmente mostrado o quão bom é receber eventos de futebol. Parece que é a casa do futebol espanhol a longo prazo e um dos primeiros lugares de toda a Europa.

4. Velho Trafford

O Manchester United é considerado por muitos o melhor time da história da Premier League inglesa. Eles têm uma trajetória de muito sucesso há muito tempo e têm uma das melhores vantagens de jogar em casa no futebol atual.

Como eles conseguem vencer de forma tão consistente? Old Trafford ajuda consideravelmente. Mesmo que possa mostrar um pouco a sua idade, não há dúvida de que existe uma vantagem incorporada cada vez que entra uma nova equipa.

Agora que pode acomodar até 75 mil pessoas, é o maior estádio de clubes da Inglaterra. Quase sempre está lotado e pode ser um dos ambientes mais hostis de todo o futebol.

5. O Maracanã

Há um estádio que a seleção brasileira chama de casa no Rio de Janeiro. Inaugurado em 1950, o Maracanã é um espaço histórico quando se pensa em todas as partidas importantes que ali foram disputadas. O Brasil não só recebe todos os seus jogos em casa no estádio, mas também houve duas finais de Copa do Mundo e uma final olímpica.

O Brasil é um dos países mais condecorados do ponto de vista do futebol em todo o mundo, por isso é surpreendente pensar em quantos grandes jogadores se vestiram pelo menos uma vez em campo. Quem vier ao Rio de Janeiro deve conhecer o estádio pelo menos uma vez.

6. Arena Allianz

Muitos diriam que o time mais consistente foi o Bayern de Munique, fora da Alemanha, nos últimos anos. Embora possam não receber a mesma quantidade de alarde em todo o mundo que alguns dos outros times por aí, eles têm um dos melhores estádios do mercado. Inaugurada em 2005, esta arena já recebeu não apenas o Bayern de Munique, mas também o 1860 Munique.

É bastante impressionante por dentro, mas por fora é igualmente surpreendente. Acenderá em vermelho quando o Bayern de Munique estiver jogando e em azul quando o 1860 Munique estiver jogando. Por ser tão moderno, muitos jogos importantes já foram disputados lá, incluindo a final da Liga dos Campeões de 2012.

7. Parque Sinal Iduna

O maior estádio da Alemanha foi reconhecido como um dos melhores estádios do mundo desde a sua inauguração em 1974. Com capacidade para mais de 80.000 pessoas, foi utilizado imediatamente quando sediou jogos da fase de grupos da Copa do Mundo de 1974. Foi capaz de realizar o mesmo tipo de trabalho em 2006.

Casa do Borussia Dortmund durante o ano, é instantaneamente reconhecível pela parede amarela no interior. Na parte sul do estádio, fica a maior arquibancada independente de toda a Europa. Apenas cerca de 25.000 pessoas lotam esta parte do estádio durante os jogos em casa.

8. Estádio Giuseppe Meazza

É difícil encontrar um estádio melhor em Itália, já que tanto o AC Milan como a Internazionale chamam o Estádio Giuseppe Meazza de casa. Já existe há quase um século e eles conseguiram mantê-lo ativo fazendo algumas reformas aqui e ali.

Não foram realizados muitos jogos importantes no estádio recentemente, mas ele ainda é muito respeitado como uma opção para finais da Copa da Europa e da Liga dos Campeões. Qualquer pessoa que esteja na área costuma encontrar uma maneira de assistir a pelo menos uma partida e, com duas equipes jogando lá, nunca está muito longe de que algo esteja acontecendo.

9. Estádio Azteca

A maioria das pessoas sabe internacionalmente que este é o estádio onde a seleção mexicana joga quando tem jogos em casa. Também é conhecido por ser um dos maiores estádios do mundo, com capacidade para mais de 105 mil pessoas.

Essa é parte da razão pela qual o país pode se orgulhar de ter realizado não apenas a Copa do Mundo de 1970, mas também a Copa do Mundo de 1986. Muitas pessoas ficaram surpresas com o desempenho de ambas as partidas, com o anfitrião desempenhando um papel importante.

Torcedores de outros países costumam tentar fazer pelo menos uma viagem para lá se tiverem sua seleção jogando, mas o local está lotado de moradores locais para grandes jogos. Durante a temporada regular do clube, o Club America FC joga suas partidas no estádio.

10. Primeiro Estádio do Banco Nacional

A Seleção Sul-Africana de Futebol já joga em casa no estádio há algum tempo. Quando a África do Sul foi premiada com a Copa do Mundo em 2010, foram feitas reformas significativas para que o país estivesse pronto e capaz de receber um evento de tão prestígio.

A final da Copa do Mundo de 2010 aconteceu no estádio e, com capacidade para cerca de 95 mil pessoas, transcorreu sem qualquer atraso.

Durante a temporada regular, os Kaiser Chiefs jogam no estádio. Tornou-se numa peça arquitetónica de muito orgulho para o povo sul-africano, e eles esperam que futuros grandes eventos possam chegar ao continente para mostrar o quanto o futebol é um desporto mundial.

11. Anfield

Comparado com a maioria dos outros estádios desta lista, Anfield parece um pouco deslocado. Não só foi inaugurado na década de 1880, mas a capacidade também é muito pequena. Porém, há tanta história e tradição neste estádio que é impossível deixá-lo de lado.

Casa do Liverpool, muitas pessoas ficam surpresas com a atmosfera no estádio em cada partida. Não importa o quão bom ou ruim o Liverpool esteja, há torcedores leais em todos os jogos. Quando as equipas visitantes fazem uma peregrinação, certamente terão uma surpresa, pois os adeptos da casa tentam intimidar ao máximo os adversários.

Houve alguns incidentes aqui e ali, mas na maior parte, tudo dentro do espírito esportivo. É quase uma peça performática para os torcedores durante partidas com tantas tradições durante o jogo.

12. Estádio Centenário

Quando chegou a hora de sediar a Copa do Mundo de 1930, o novo estádio estava pronto para funcionar. Não está claro se alguém pensou que o estádio ainda existiria 90 anos depois, mas ainda é a casa da Seleção Uruguaia sempre que há uma partida.

É um dos estádios verdadeiramente clássicos do mundo e eles têm o hardware para provar isso. Em 1983, a FIFA o listou como monumento histórico do futebol mundial. É o único estádio que tem esse reconhecimento e as pessoas ainda adoram conferir pessoalmente.

13. Estádio Monumental Antonio Vespucci Liberti

Casa da Seleção Argentina e do River Plate, este é outro estádio bastante antigo que ainda é um ótimo lugar para assistir futebol. Como sede da final da Copa do Mundo de 1978, é o maior estádio da Argentina.

Muitos idosos ainda se lembram da loucura da final da Copa do Mundo de 1978, quando a Argentina surpreendeu ao vencer a Holanda e erguer o troféu pela primeira vez na história do país.

O estádio parece um pouco áspero em alguma capacidade, mas ainda é um dos mais reverenciados do mundo. Quando as equipes visitantes jogam contra a seleção do clube ou contra a seleção nacional, é definitivamente um ambiente maluco.

14. Parque Celta

Assim como Anfield, o Celtic Park é um daqueles estádios muito antigos que é uma maravilha de ver pessoalmente. Abrindo suas portas em 1882, passou por algumas reformas para chegar ao que parece atual.

Com capacidade para mais de 60 mil pessoas, os torcedores do Celtic estão sempre lotados no estádio. Eles nem sempre jogam as partidas mais importantes do mundo, mas têm alguns dos torcedores mais leais que alguém pode encontrar.

15. Johan Cruijff Arena (Arena de Amsterdã)

A casa oficial do Ajax e da seleção holandesa é um estádio relativamente novo, inaugurado em 1996. No passado, foi usado quase imediatamente como sede da final da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

Em 2017, foi anunciado que a Amsterdam Arena seria renomeada como Johan Cruijff Arena, em memória de uma das maiores lendas do Ajax de todos os tempos, Johan Cruyff.

Quando eles construíram o estádio pela primeira vez, foi bastante intrigante ver como eles conseguiam transmitir tanta tradição de outros locais. Tem muitas comodidades modernas, mas ainda tem aquele tipo de história que tantas pessoas podem deixar para trás. É um ambiente insensível, não importa quem esteja jogando no estádio, pois parece muito mais íntimo do que as 55.500 pessoas que lotam o estádio.