Premier League x MLS: como se comparam?

Premier League x MLS: como se comparam?










A Premier League inglesa e a Major League Soccer (MLS) são duas das maiores e melhores ligas de futebol do mundo e dificilmente são disputadas a cada temporada por times de seus respectivos países.

Embora ambas as ligas sejam espetáculos brilhantes de se ver, há algumas diferenças e é isso que exploraremos hoje. Então, como a Premier League e a MLS se comparam?

Os formatos

O primeiro ponto de comparação é muito básico; porém, será sempre uma das grandes diferenças entre as duas competições.

O formato da Premier League é amplamente considerado o sistema de liga de futebol padrão na Europa, com a maioria das outras ligas do continente também seguindo o mesmo processo. A Premier League é composta por 20 times a cada temporada, com cada time jogando contra os outros duas vezes (uma em casa e outra fora).

No final da temporada, o time com mais pontos é declarado vencedor da Premier League e os três times com menor pontuação são rebaixados para o Campeonato. É claro que não há rebaixamento na MLS, já que a estrutura da liga de futebol é muito menor nos EUA.

O formato da MLS é muito mais complicado e envolve tanto uma “época regular” como uma campanha de play-off para decidir os vencedores finais. Dado o tamanho dos Estados Unidos, a MLS está dividida em uma conferência Leste e uma Conferência Oeste, que alimentam as equipes na competição eliminatória de final de temporada que decide os vencedores do título.

A Premier League não tem uma campanha de 'play-off', pois há muitas outras competições nas quais as equipes inglesas também devem competir ao longo da temporada, como a FA Cup, a EFL Cup e talvez até as competições europeias.

Jogadores e seus salários

Isso significa que os jogadores da Premier League recebem quase 10 vezes o valor em comparação com os jogadores da MLS.

A próxima grande diferença entre a Premier League e a MLS são os salários que os jogadores recebem semanalmente. Como muitas pessoas devem saber, a MLS é há muito vista pelos adeptos europeus como uma espécie de “casa de repouso” para os melhores jogadores do mundo, onde estes recebem um grande pagamento antes de abandonarem o desporto.

Na realidade, isso só acontece em raras ocasiões, quando grandes talentos como David Beckham, Frank Lampard e agora Xherdan Shaqiri decidem migrar para a MLS. O jogador médio da MLS ganha menos de US$ 10.000 dólares por semana, tornando-a uma liga muito menos lucrativa para a maioria dos jogadores competirem.

Quando comparado com o salário médio da Premier League, o salário médio de um jogador da primeira divisão inglesa era superior a £ 75.000 por semana e a maioria dos salários é, na verdade, muito mais alta do que isso.

Olhando para os jogadores mais bem pagos nas Ligas, há uma diferença marcante em qualidade e ganhos. O jogador mais rico da Premier League é Cristiano Ronaldo, a lenda portuguesa que ganha mais de £ 500.000 por semana, além de seus outros acordos de patrocínio.

Na MLS, Shaqiri é agora o que ganha mais. A estrela suíça leva para casa um salário anual de cerca de 8 milhões de dólares. O que é cerca de um terço do que Ronaldo leva para casa.

Dinheiro da televisão

Continuando com as finanças, que infelizmente são um dos principais impulsionadores da disparidade no futebol moderno, o próximo ponto de comparação diz respeito aos direitos televisivos e ao alcance global de cada liga.

Na Inglaterra, os direitos de transmissão de jogos da Premier League ao vivo são um dos maiores pacotes pelos quais as empresas de mídia brigam a cada poucos anos. A previsão atual para o custo dos direitos de transmissão da Premier League sugere que eles atingirão números tão altos quanto 5 bilhões de libras até o ano de 2025 somente no Reino Unido (eles provavelmente atingirão o mesmo para direitos internacionais também).

Este dinheiro é então disperso entre as equipas da liga e garante que continuam ricas, algo que muitos adeptos das divisões inferiores acusam a Premier League de os excluir e é claro perceber porquê.

Na MLS, os direitos televisivos são muito menos valiosos, sendo sugerido o valor de cerca de 100 milhões de dólares como o último custo de exibição dos jogos da MLS. Parte desse dinheiro vai para os clubes, bem como para a Federação de Futebol dos EUA.

Neste momento há simplesmente menos interesse global na MLS, mas está a aumentar. Equipes como Seattle Sounders e Atlanta United mostraram que grandes multidões comparecerão aos jogos da MLS de forma consistente em apoio aos seus heróis.

A qualidade do futebol

Falando em interesse, a principal razão pela qual há mais interesse na Premier League do que na MLS atualmente é que existe um enorme abismo na qualidade do futebol oferecido em ambas as ligas.

A Premier League é considerada a liga de futebol de mais alto padrão do planeta e atrai alguns dos melhores jogadores do mundo para jogar lá a cada temporada. Para os torcedores, isso significa que mesmo os times menores da liga podem competir com os melhores e, portanto, uma surpresa é sempre possível.

Para referência, o recém-promovido time Nottingham Forest gastou 150 milhões de libras em novos jogadores desde que retornaram à Premier League. Para uma equipa que está há tanto tempo na segunda divisão do futebol inglês este é um risco, mas que terá de correr para poder competir.

No momento, e desde a sua criação em 1996, a MLS tem lutado para atrair os melhores jogadores no auge de suas carreiras, já que a liga simplesmente não recebe tanto investimento da mídia e dos torcedores.

Uma razão para isto é que o futebol não é o desporto nacional dos EUA como é na Inglaterra. A maior parte do dinheiro da TV nos EUA está ligada a esportes como o futebol americano e o basquete, já que são mais populares que o futebol no momento.

Como já mencionei, o fator chave é o dinheiro. As equipes da Premier League podem pagar aos melhores jogadores os salários mais altos, independentemente do que alguns dizem que a MLS não é um viveiro de riqueza. Se a MLS quiser competir por atenção com a Premier League, precisará de mais investimentos e de que os torcedores americanos apoiem ainda mais seus times.

Estas são apenas algumas das razões para comparação entre a Premier League e a MLS. Certamente há mais que encorajo você a ver por si mesmo. Nos próximos anos, poderá haver uma mudança no sentido de mais apoio à MLS, no entanto, ela depende da mídia, dos times e dos torcedores para que isso aconteça.