Por que os times da MLS não jogam na Liga dos Campeões?

Por que os times da MLS não jogam na Liga dos Campeões?












A Liga dos Campeões da UEFA é a competição de futebol de clubes mais prestigiada do mundo e é assistida por milhões de fãs em todo o mundo, por isso alguns de vocês podem se perguntar onde está a representação americana neste torneio histórico.

Hoje forneceremos uma resposta detalhada a essa pergunta e informaremos quais competições os times de futebol dos EUA podem disputar em cada temporada.

Uma questão de geografia

A resposta mais simples a esta questão é que a UEFA Champions League está aberta a todos os clubes profissionais europeus que se qualificaram nas suas ligas nacionais. Como a MLS faz parte da América, eles não podem competir na Liga dos Campeões.

A UEFA é o órgão dirigente do futebol europeu e, desde o início da competição em 1955 (sob o antigo nome de Taça dos Campeões Europeus), apenas as equipas baseadas na Europa puderam competir na Liga dos Campeões.

Como as equipas da MLS estão localizadas nos Estados Unidos, não podem ser membros da UEFA e, portanto, não podem qualificar-se para a Liga dos Campeões.

Para qual competição as equipes da MLS podem se qualificar?

Como foi mencionado anteriormente, as equipas da MLS não podem ser membros da UEFA. Isto pode parecer que as equipas de futebol dos EUA estão a ser excluídas de jogar nos maiores palcos, mas aqui na América do Norte, temos a nossa própria versão da UEFA e uma competição que realizam anualmente.

As equipes da MLS são membros da CONCACAF, que significa Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe. Este órgão regulador de todas as atividades relacionadas ao futebol nesta parte do mundo administra a Liga dos Campeões da CONCACAF, uma competição que é tão prestigiosa de vencer quanto a Liga dos Campeões da UEFA para times dos EUA.

O torneio foi disputado pela primeira vez em 1962, apenas sete anos depois do seu equivalente europeu, e foi vencido pelo Club Deportivo Guadalajara, do México. Em seus primeiros anos, a competição era conhecida como Copa dos Campeões da CONCACAF. Em 2008, a competição passou a ser conhecida como Liga dos Campeões da CONCACAF.

O formato da Liga dos Campeões da CONCACAF

Em 2018, o formato da Liga dos Campeões da CONCACAF foi adaptado para prolongar a competição e permitir que mais equipes disputassem o troféu (a fase de grupos foi totalmente removida). É preciso dizer que o formato pode ser difícil de entender no início.

No início da temporada de futebol, 22 times de toda a região da CONCACAF competem no que é conhecido como Liga da CONCACAF. Esta competição preliminar funciona como um torneio de qualificação para a Liga dos Campeões principal, que acontece no final da temporada.

A Liga da CONCACAF apresenta apenas um time norte-americano a cada temporada, com os seis melhores times da Liga avançando para a Liga dos Campeões da CONCACAF.

Assim que o processo de qualificação for concluído, o torneio principal poderá começar. A Liga dos Campeões da CONCACAF é composta por 16 times de toda a Confederação que são sorteados aleatoriamente entre si por um total de quatro rodadas até que a Final seja alcançada.

Cada rodada (incluindo a final) é composta por duas mãos, com os dois times concorrentes jogando entre si duas vezes, uma em casa e outra fora. O vencedor dessas duas partidas avança para a próxima rodada. Se houver empate, o empate será decidido pelos gols fora de casa. Caso contrário, será necessária prorrogação e pênaltis.

A final da Liga dos Campeões da CONCACAF é disputada em maio, sendo o vencedor desta eliminatória declarado vencedor do torneio.

Equipes da MLS na Liga dos Campeões da CONCACAF

As equipes da MLS jogam na Liga dos Campeões da CONCACAF desde a temporada 2008/09 e antes disso participaram da Copa dos Campeões da CONCACAF. A liga pode enviar até cinco times para a competição a cada temporada, sendo até quatro dos EUA e um do Canadá.

No entanto, demorou algum tempo para que as equipes da MLS desfrutassem de algum sucesso real na Liga dos Campeões da CONCACAF, e nenhum time sequer venceu seu grupo (no formato antigo) até 2010, quando o Real Salt Lake o administrou. O mesmo time de Salt Lake chegou à final em 2011, onde foi derrotado pelo Monterrey, do México.

Quatro outros times da MLS também chegaram à final (CF Montréal, Los Angeles FC, Toronto FC e Seattle Sounders), todos, exceto um, enfrentaram o gosto amargo da derrota no maior jogo de suas respectivas histórias.

O único time da MLS que conseguiu vencer a Liga dos Campeões da CONCACAF são os atuais detentores do famoso troféu, Seattle Sounders. Os Sounders enfrentaram o time mexicano UNAM na final e venceram confortavelmente por 5-2 após a partida de duas mãos.

As equipes da MLS podem jogar contra clubes europeus?

A resposta curta é sim, claro, eles podem!

A resposta realista é que é incrivelmente raro que isso aconteça em um jogo verdadeiramente competitivo. Muitos clubes europeus decidem visitar a América do Norte durante os preparativos da pré-temporada por vários motivos.

Times maiores como Manchester United, Liverpool e Real Madrid lucram com as grandes multidões que são sempre garantidas graças aos incríveis torcedores americanos. Até 2024, havia um grande torneio de pré-temporada chamado International Champions Cup, que frequentemente realizava jogos nos EUA, nos quais times da MLS enfrentavam adversários europeus.

Para que uma equipa da MLS enfrentasse uma equipa europeia num jogo oficial, ambas as equipas precisariam de vencer as respectivas Ligas dos Campeões. Isso qualificaria ambos para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, uma competição anual destinada a encontrar os melhores campeões de futebol.

Nesta temporada, o Seattle Sounders será o primeiro time da MLS a participar da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, depois de vencer a Liga dos Campeões da CONCACAF na temporada passada. Os Sounders poderão enfrentar o Real Madrid, o maior clube da Europa, em algum momento desta competição.

Os espanhóis são os favoritos para vencer o torneio, o que significa que seria uma grande surpresa se os Sounders (ou qualquer outra equipa) os eliminassem.

Agora que você tem todo o conhecimento necessário sobre por que os times da MLS não jogam na UEFA Champions League, bem como em quais competições eles podem competir em cada temporada, impressione seus amigos com isso.