Por que o Manchester United errou ao contratar Solksjaer em caráter permanente










José Mourinho foi demitido do cargo de técnico do Manchester United depois de levar o clube à derrota por 3 a 1 para o Liverpool em 16 de dezembro de 2018, o que deixou o clube 11 pontos atrás dos quatro primeiros.

Posteriormente, Ole Gunnar Solksjaer foi nomeado gerente interino até o final da temporada. A nomeação de Solksjaer foi bem recebida pelos fiéis de _Old Trafford_, que o consideram uma lenda do clube, pois passou 11 anos no clube, período em que conquistou seis títulos da Premier League, duas FA Cup e uma Uefa Champions League – título conquistado. Ele também marcou 126 gols em 366 partidas pelo clube, com seu gol mais memorável sendo o gol da vitória nos acréscimos contra o Bayern de Munique na final da UEFA Champions League de 1999 Camp Nou.

Após a aposentadoria de Ole do futebol em 2007, ele foi nomeado atacante do United por Sir Alex Ferguson. Solksjaer mais tarde mudou-se para o clube norueguês Molde FK, onde os levou ao primeiro título da liga. Ele teve uma breve passagem pelo Cardiff City na Premier League, onde foi demitido após apenas nove meses de rebaixamento. Ele voltou ao seu ex-clube, o Molde, onde o United o nomeou como o próximo técnico, substituindo Mourinho.

O assassino com cara de bebê – como ele é carinhosamente conhecido – trouxe um comportamento calmo e compostura para um clube cambaleando no caos durante a era conturbada de Mourinho.

Quatorze vitórias em seus primeiros dezenove jogos – incluindo uma famosa vitória por 2 a 0 sobre o PSG na Liga dos Campeões – convenceram os Red Devils a contratar o jogador de 46 anos de forma permanente e a dar a ele um contrato de três anos.

Essa decisão não levou o clube a maiores alturas, mas indicou que a “lua de mel” acabou.

Desde sua nomeação como jogador permanente, Solksjaer passou por intenso escrutínio devido a vários problemas no clube, desde a falta de um estilo de jogo distinto, jogadores com baixo desempenho, egoísmo no vestiário e incerteza sobre o futuro de alguns jogadores. Mais notavelmente nomes como Juan Mata e Ander Herrera, cujos contratos expiram no final da temporada, Paul Pogba, que tem sido constantemente relacionado com uma transferência de Old Trafford, e David De Gea, que cometeu erros caros em jogos contra o Arsenal e Barcelona tem, Man City e mais recentemente o Chelsea.

O United venceu apenas duas vezes nos últimos dez jogos, incluindo uma embaraçosa derrota por 4 a 0 para o Everton, derrotas em casa e fora para o Barcelona, ​​derrotas na Liga dos Campeões e na Copa da Inglaterra contra o Wolverhampton Wanderers, além de resultar em uma derrota em casa para o vizinho Manchester City e um empate em casa com o Chelsea, colocando em risco suas esperanças de disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada.

A nomeação permanente de Solksjaer veio depois que ex-jogadores, torcedores e a mídia exigiram que ele entregasse o cargo, mas esse foi o período de ‘lua de mel’ com os jogadores jogando para provar que Mourinho é o problema.

O tempo mostrou que a decisão do clube de torná-lo permanente foi baseada na emoção e não na lógica. Solksjaer revelou que não tem perspicácia tática para administrar um clube tão grande quanto o Manchester United.

Os torcedores do United já estão ansiosos para a próxima temporada e esperam algumas contratações de grandes nomes no verão. Eles esperam que as contratações melhorem o clube, mas qual jogador de classe mundial se juntará ao clube à frente de outros grandes clubes como Juventus, Real Madrid, Barcelona, ​​​​Bayern de Munique, Liverpool etc.? Os melhores jogadores gostam de jogar nas maiores competições como a Liga dos Campeões, que o clube pode não conseguir garantir. Jogadores de classe mundial também gostam de jogar com técnicos de classe mundial, como Guardiola, Klopp, Zidane, Pochettino e até mesmo Mourinho. Solksjaer não se enquadra nessa categoria de gerente no momento.

A diretoria do clube deveria ter esperado até o final da temporada para avaliar adequadamente seu desempenho antes de entregar-lhe as rédeas na berlinda onde treinadores de elite comprovados como Moyes, Van Gaal e Mourinho falharam.

Eles deveriam ter tentado fazer qualquer coisa por um técnico de ponta como Zinedine Zidane (que estava disponível na época) ou Mauricio Pochettino, do Tottenham.

Agora eles devem fazer o que for preciso no verão para trazer o United de volta aos seus dias de glória. Eles certamente estarão em um dilema entre substituir Solksjaer ou ficar com ele e apoiá-lo com muito dinheiro no mercado de transferências.

Por favor, use a caixa de comentários abaixo para compartilhar seus pensamentos/opiniões sobre este item. Obrigado por ler.

Escrito por

Abdullahi Ishola

[email protected]

Você também pode me seguir no Twitter @ishola98.