Por que o futebol é chamado de futebol na América










Uma das maneiras mais rápidas de saber se uma pessoa é da América do Norte é ouvir a palavra “futebol” quando ela fala sobre um esporte popular. O mesmo desporto chamado futebol, ou mesmo futebol de associação, acabou por ter um nome diferente apenas numa área relativamente pequena do mundo. Os norte-americanos são apenas um pouco diferentes ou há alguma outra razão pela qual o esporte é chamado de futebol?

Por que o futebol é chamado de futebol na América? O termo futebol vem de uma versão abreviada da palavra “associação” em associação de futebol. Foi uma forma de diferenciar o futebol associativo do futebol de rugby, futebol americano e outras variações. A palavra associação foi encurtada para “soc” quando usada pela primeira vez, e “soc” tornou-se “soccer” em termos casuais.

Quais países chamam de futebol de associação?

Existem apenas dois países onde o termo futebol é usado predominantemente como forma de descrever o futebol associativo. Os Estados Unidos recebem muita atenção por adotarem este termo, mas o Canadá também está presente com o termo.

Isto não quer dizer que todas as pessoas usem o futebol em vez do futebol nestes países, mas é onde isso faz mais sentido. Acontece também que são os dois países onde o futebol americano é mais popular.

A Grã-Bretanha alguma vez usou o termo que criou?

Pode parecer uma blasfémia agora, mas certas partes da Grã-Bretanha usaram o futebol de forma bastante consistente, tanto recentemente como nos últimos 50 anos. Afinal, foram eles que inventaram o termo, e era um tipo diferente de apelido para usar de vez em quando.

O termo praticamente desapareceu na década de 1980 e, em certo sentido, é usado em demasia, de certa forma, na Grã-Bretanha. Parece que todos que reportam sobre o esporte fizeram um esforço consciente para não incluí-lo mais como parte da linguagem. Talvez parte disso tenha a ver com a adoção do nome pelos Estados Unidos e Canadá, mas também tem a ver com ser muito consistente com a terminologia. Chamar o esporte mais popular de dois nomes diferentes não parece muito produtivo.

Por que os fãs de outras partes do mundo não gostam da palavra “futebol”?

Parece que muitas pessoas são acionadas por aquela simples palavra quando a ouvem. Talvez a razão seja que a palavra futebol hoje está associada a pessoas que não acompanham tanto o jogo. Um torcedor adota o rótulo casual se chamar isso de futebol em vez de futebol. Futebol é considerado o termo para torcedores novos no jogo e, portanto, desprezado por outros. É uma maneira cruel de fazer as coisas, mas alguns torcedores levam o futebol a sério.

No final das contas, a maioria das pessoas provavelmente admitirá que isso é um pouco bobo, mas também existem outros motivos menores. Mais notavelmente, os torcedores não gostam de ouvir falar do futebol americano quando o futebol americano tinha esse nome pela primeira vez. Existe uma certa rivalidade entre os dois esportes, mas apenas nos Estados Unidos e no Canadá a batalha é acirrada. Em todas as outras partes do mundo, o futebol é muito mais popular, mas o futebol americano domina lá.

As pessoas estão por trás dessa falsa noção de que o futebol é um americanismo, mas isso já se mostrou incorreto quando se olha a história do mundo. Aqueles que são verdadeiros fãs do jogo deveriam ficar felizes com o fato de as pessoas estarem seguindo.

Liga Principal de Futebol, com clubes de futebol

Uma das coisas mais confusas sobre a Major League Soccer é que nem todo time usa essa palavra no nome. Na verdade, muitos clubes se autodenominam clubes de futebol, confundindo algumas pessoas que não têm certeza de qual termo é melhor usar.

Quando a Major League Soccer começou, eles sabiam que usar a palavra futebol seria um pouco controverso. Eles sentiram que, em vez de fugir do termo Estados Unidos, seria melhor adotá-lo plenamente. Alguns clubes decidiram abraçar a tradição, optando por clubes de futebol. Até mesmo um clube como o Real Salt Lake pegou emprestado um formato das ligas espanholas para dar um nome ao seu clube.

Os Estados Unidos abandonarão o futebol como termo?

Há muitas pessoas na América do Norte que chamam o futebol de futebol, e querem tão pouco ter a ver com o termo quanto as de outras partes do mundo.. Algumas delas são pessoas trazendo a cultura de seus países de origem para as Américas, enquanto outras querem apenas soar como o resto do mundo.

O futebol está tão arraigado na cultura esportiva da América do Norte que parece que nunca irá desaparecer completamente. Talvez a força motriz mais proeminente seja o facto de o futebol americano ser tão dominante. Parece que seria impossível para o futebol americano desaparecer a ponto de não ser mais popular. Enquanto for popular, será o futebol de primeira linha.

Em vez de chamar as associações de futebol de futebol e o futebol de futebol americano, faz sentido encurtar um pouco as coisas. Pode parecer um pouco estranho para o resto do mundo, mas as pessoas na América do Norte já ouvem isso há tempo suficiente para que não mudem necessariamente tão cedo.

Considerações finais: é errado chamar isso de futebol?

Apesar de tantas pessoas desprezarem quem usa a palavra futebol, ela é perfeitamente adequada para uso em praticamente qualquer ambiente. É um termo que todos entendem perfeitamente assim que o ouvem. Na verdade, existem outras formas de futebol em todo o mundo e, embora o futebol seja a versão mais popular, algumas pessoas preferem mergulhar nele e mostrar as diferenças.

Quando tudo é analisado depois de dividido, fica um pouco mais claro por que o termo futebol existe. Muitas pessoas acreditam que o futebol não tem uma história real por trás do termo, mas faz muito mais sentido saber de onde o termo se originou.