Partida Nigéria x Argélia AFCON 2019: 5 pontos de discussão










As Raposas do Deserto da Argélia continuaram sua marcha rumo ao título do TOTAL AFCON 2019 ao derrotar as Super Águias da Nigéria nas semifinais. Uma sensacional cobrança de falta de Riyadh Mahrez nos descontos quebrou o coração dos nigerianos, que empataram com um pênalti de Odion Ighalo depois que a Argélia assumiu a liderança após um gol contra de William Troost-Ekong no primeiro tempo. Na final de sexta-feira, a Argélia enfrentará o Senegal Teranga Lions, que venceu a Tunísia na outra semifinal. Por outro lado, a Nigéria lutará pelo terceiro lugar com a Tunísia.

Aqui estão cinco pontos de discussão do confronto Nigéria-Argélia.

1. O meio-campo nigeriano foi superado

Desde o início do torneio, a dupla de Oghenekaro Etebo e Wilfred Ndidi tem dado uma base sólida no meio-campo das águias, complementando o talentoso Alex Iwobi. Mas contra a Argélia, a superioridade técnica e a coesão dos meio-campistas argelinos os tornaram ineficazes, já que os argelinos pressionaram alto e mantiveram a defesa das águias constantemente sob pressão.

2. Pressão argelina

Contra Camarões e África do Sul, os Eagles avançaram consistentemente por causa do impulso direto, truques, ritmo e energia de seus atacantes. Mas nas semifinais, os argelinos empurraram alto, garantindo que os atacantes das águias não fossem atendidos e, nas raras ocasiões em que conseguiram a bola, foram superados em número por camisas brancas – dificultando a vida dos nigerianos, pois não foram usados para jogar contra tais adversários.

3. A Argélia é o verdadeiro negócio

A equipa mais impressionante do torneio – venceu todos os jogos da fase de grupos, marcou 12 golos, sofreu apenas dois e continua invicto! Os Desert Foxes atendem às expectativas como um dos favoritos do torneio, e fazem isso de forma incrível. Superaram claramente as Superáguias nas meias-finais e serão merecidamente campeãs se triunfarem sobre o Senegal (equipa que derrotaram por 1-0 na fase de grupos).

4. Bagdá Bounedjah dá dor de cabeça à Argélia antes da final

Ao final de uma temporada em que marcou 39 gols em apenas 22 partidas pelo Al Sadd, do Catar, os torcedores argelinos de Bounedjah esperavam que ele derrotasse o AFCON. Mas tem decepcionado até agora, tendo marcado apenas um gol (contra o Quênia, na fase de grupos). Ele foi difícil para os zagueiros adversários, mas sua perda na frente do gol é uma preocupação real para sua equipe antes da final. Ele perdeu grandes chances nas oitavas de final contra a Guiné. Ele continuou aquele azar nas quartas-de-final contra a Costa do Marfim (onde perdeu um pênalti que quase custou a sua equipe). Contra a Nigéria deveria ter dado a vantagem ao seu time muito antes do gol contra de Ekong, mas desperdiçou suas linhas.

5. Gernot Rohr exposto novamente!

O técnico nigeriano foi criticado por sua inaptidão tática e falta de consciência do jogo nos últimos jogos. Essas fraquezas também ficaram evidentes novamente contra a Argélia, já que ele não sabia como virar o jogo, já que as águias esperavam o empate e o jogo estava equilibrado. Surpreendentemente, a Nigéria terminou o jogo com apenas uma de suas três substituições!