Os treinadores de futebol podem receber cartões amarelos e vermelhos?

Os treinadores de futebol podem receber cartões amarelos e vermelhos?










Coaches e gerentes são freqüentemente vistos como líderes e mentores. Quer estejam trabalhando com crianças pequenas ou com os jogadores de elite do mundo, eles são vistos como exemplos para os jogadores sob sua tutela. Então, o que acontece quando um treinador de futebol exibe mau comportamento na linha lateral?

Os treinadores de futebol podem receber cartões amarelos e vermelhos? Os treinadores de futebol podem receber cartões amarelos e vermelhos durante o jogo, e também podem ser impedidos de iniciar o jogo se sua má conduta acontecer antes do início do jogo.

Breve Visão Geral das Regras dos Cartões Amarelo e Vermelho

Cada esporte tem uma maneira de penalizar os participantes por quebrar as regras e, no futebol, os árbitros usam cartões amarelos e vermelhos.

Os cartões amarelos são geralmente para ofensas menos graves. Se um jogador receber dois cartões amarelos em um jogo, ele será expulso do campo pelo restante. A equipe não pode substituí-los e deve terminar o jogo com um jogador a menos.

Se um jogador cometer uma falta flagrante, ele pode receber o cartão vermelho imediatamente. Isso significa que eles são imediatamente expulsos do campo.

Nem toda falta resulta em cartão amarelo ou vermelho, e os árbitros seguem as instruções e o protocolo para permitir um tiro livre indireto ou direto e se a falta resultar em um jogador recebendo um cartão.

Treinadores e dirigentes cometendo faltas

As pessoas que dedicam suas vidas ou uma quantidade significativa de seu tempo livre a um esporte geralmente são bastante apaixonadas por ele. Eles querem vencer e querem que seu time seja tratado com justiça.

Jogadores e treinadores podem ter problemas com certas coisas que acontecem no campo. Quando isso acontece, muitos reclamam com o árbitro ou se exibem na lateral. Esse comportamento não é novidade e, no passado, os árbitros tinham algum recurso.

Antes de 2019, se um técnico ou gerente estivesse agindo de forma agressiva com o árbitro, entrando no campo de jogo ou atrasando intencionalmente o jogo, o árbitro tinha autoridade para mandá-lo para fora do campo pelo restante do jogo.

No entanto, este foi um processo muito subjetivo e alguns árbitros foram muito mais negligentes com o comportamento do treinador do que outros.

O IFAB mudou as leis do jogo

O órgão regulador do futebol global, o International Football Association Board, atualizou as Leis do Jogo em 2019 para expandir as regras sobre quem pode receber um cartão do árbitro.

Anteriormente, a linguagem nas Leis do Jogo era que qualquer jogador ou jogador substituto dentro ou fora do campo de jogo poderia receber um cartão. Eles expandiram ainda mais essa regra para incluir jogadores e “oficiais de equipe”, que incluem membros da comissão técnica, incluindo o técnico principal.

Várias ligas implementaram programas piloto para dar cartões aos oficiais da equipe, mas em 4 de agosto de 2019, Pep Guardiola foi o primeiro técnico da Premier League a receber o cartão.

O árbitro daquele jogo, Martin Atkinson, deu ao técnico do Manchester City um cartão amarelo por gritar e gesticular para um dos árbitros depois que o jogador do Liverpool, Joe Gomez, abordou o jogador do Manchester City, David Silva.

Exemplos do livro de regras de por que um oficial de equipe pode ser penalizado:

Advertido (recebeu um cartão amarelo):

  • Entrar na área técnica do outro time de forma não conflituosa
  • Jogar ou chutar coisas na linha lateral
  • Gesticular para o árbitro de forma desrespeitosa
  • Indicar excessivamente que o árbitro deve dar cartões à outra equipe e/ou chamar o árbitro para usar o VAR

Expulso Diretamente

  • Entrar na área técnica do outro time de forma agressiva ou conflituosa
  • Mostrar agressão ao árbitro durante o jogo, no intervalo ou no final do jogo
  • Jogar ou chutar itens no campo de jogo
  • Usar linguagem e gestos ofensivos em relação ao árbitro e/ou membros da outra equipe
  • Segurar a bola, chutar a bola para longe ou obstruir os jogadores para causar atraso intencional do jogo

Técnicos e dirigentes também podem ser expulsos se receberem dois cartões amarelos em uma partida. Se ocorrer uma situação em que não seja imediatamente qual oficial da equipe cometeu a falta, a advertência ou expulsão é direcionada ao oficial da equipe de mais alto escalão.

Reiniciando o jogo

Se a ofensa for de natureza verbal, a equipe não infratora inicia o jogo com um tiro livre indireto. Após uma ofensa física, a equipe não infratora inicia o jogo com um tiro livre direto.

Geralmente, as regras para recomeçar o jogo após a exibição de um cartão são as mesmas para os oficiais e jogadores.

Penalidades adicionais para gerentes que recebem cartões

Diferentes ligas e torneios ao redor do mundo fazem suas próprias regras sobre como penalizar jogadores e oficiais de times se eles receberem cartões amarelos de forma consistente.

Por exemplo, de acordo com as regras da FA, se um técnico receber quatro cartões amarelos ao longo da temporada, ele receberá uma suspensão de uma partida. Oito cartões amarelos significam suspensão de dois jogos, 12 cartões de suspensão de três jogos e, se um técnico acumular 16 cartões amarelos, terá que enfrentar um painel disciplinar.

Os executivos da Serie A proibiram o técnico da Roma, José Mourinho, por dois jogos, em fevereiro de 2022, depois que ele recebeu um cartão vermelho por discutir com um árbitro e chutar uma bola para a arquibancada. Eles também o multaram em 20.000 euros (US$ 21.464) por seu mau comportamento.

Quem assume?

Se um gerente ou técnico for expulso, ele deve sair do campo de jogo o mais rápido possível. A equipe não ficará completamente sem rumo, no entanto.

A maioria dos treinadores tem vários oficiais de equipe na linha lateral e, no caso de o técnico principal não poder mais ficar na linha lateral, um dos treinadores assistentes preencherá a função. Eles também serão responsáveis ​​por substituir os jogadores e continuar com o plano de jogo definido antes do jogo começar.

O IFAB quer dar o exemplo

Ao exigir um melhor comportamento dos principais dirigentes do futebol, o IFAB definirá um código de conduta para o resto do futebol mundial. Essas novas regras terão ramificações generalizadas até as ligas infantis.

Por exemplo, se os pais estiverem interferindo ou agindo de forma agressiva durante um jogo, o árbitro pode mostrar um cartão amarelo ao técnico.

Um executivo da EFL, Shaun Harvey, afirmou que essas novas regras não eram para “criar drama”, mas sim para “criar clareza”. Certamente, ter procedimentos padronizados para lidar com gerentes e treinadores coloca os árbitros em uma posição melhor para conduzir o jogo de maneira adequada.

Conclusão

Embora os árbitros não pudessem punir treinadores e gerentes, eles podiam expulsá-los se seu comportamento fosse flagrante o suficiente. No entanto, após alguns programas de teste em 2018, as Leis do Jogo da IFAB foram atualizadas para incluir sanções para os oficiais da equipe.

Eles agora podem receber cartões vermelhos e amarelos durante o jogo, e as ligas individuais podem aplicar penalidades para treinadores e dirigentes que receberem cartões durante o jogo.

Este movimento foi feito para proteger os árbitros e aumentar a responsabilidade dos treinadores, ao mesmo tempo em que estabelece um exemplo para os treinadores de futebol em todo o mundo.