A camisa 12 dificilmente tem muita importância no futebol, pois costuma ser reservada para goleiros suplentes e jogadores do elenco que costumam atuar como substitutos.
No passado, jogadores como Thierry Henry da seleção francesa, John Mikel Obi do Chelsea e Marcelo do Real Madrid usaram a camisa 12.
Existem alguns jovens talentos no futebol mundial que atualmente usam este número. Aqui estão nossos retratos deles.
Aqui estão alguns dos jogadores de futebol mais populares que usam a camisa 12.
1. William Saliba (Arsenal)
Aos 21 anos, William Saliba domina a defesa da Premier League com atuações marcantes. O zagueiro francês disputou 14 partidas pelos Gunners nesta temporada e ainda conseguiu dois gols e uma assistência.
Isso ajudou o Arsenal a subir ao topo da tabela da Premier League e também o ajudou a participar pessoalmente da Copa do Mundo com a seleção francesa.
Saliba veio do Saint-Etienne para o Arsenal, foi depois emprestado ao clube francês e também foi emprestado ao Nice e ao Marselha por um tempo.
Ele ganhou a camisa 12 do Arsenal depois que Hector Bellerín deixou o clube.
A sua influência no centro da defesa do Arsenal tem sido enorme e ele é um dos melhores jogadores de futebol a vestir a camisola 12 do seu clube.
2. Ruben Loftus-Cheek (Chelsea)
Loftus Cheek tem atuado constantemente pelo time do Chelsea nesta temporada, tanto na Premier League quanto na UEFA Champions League.
O jogador de 26 anos disputou catorze vezes na Premier League e cinco vezes na UEFA Champions League.
Ele disputou a última Copa do Mundo, mas sua aparição no Catar não foi possível porque não fazia parte do elenco de Gareth Southgate.
No entanto, Loftus-Cheek é um jogador de futebol subestimado que pode jogar em muitas posições, o que o torna um dos melhores jogadores de futebol a usar o número 12.
3. Tyrell Malacia (Manchester United)
O jovem holandês Tyrell Malacia transferiu-se do Feyenoord para o Manchester United e disputou nove jogos na Premier League e cinco na UEFA Europa League.
Tyrell Malacia herdou a camisa 12 de Chris Smalling no Manchester United.
O jogador de 23 anos está na seleção das Oranjes para a Copa do Mundo do Catar, depois de ter feito algumas atuações convincentes pelos Red Devils sob o comando de Erik ten Hag.
4. Emerson Royal (esporas)
A transferência de Emerson para o Spurs foi chocante, já que o zagueiro brasileiro só chegou ao Camp Nou em 2019 e foi emprestado ao Betis, onde jogou 67 vezes antes de ser enviado ao Tottenham no ano passado.
O jogador de 23 anos fez apenas três jogos pelo Camp Nou antes de se mudar para a Inglaterra. No entanto, nesta temporada ele tem sido um representante confiável de Antonio Conte no norte de Londres.
O brasileiro é sem dúvida um dos melhores laterais-direitos do mundo, apesar da sua forma inconsistente.
5. Simon Mignolet (Bélgica)
O goleiro belga Mignolet é apenas um dos dois goleiros desta lista a vestir a camisa doze.
Embora Simon Mignolet tenha usado o número 22 no Liverpool e atualmente no Club Brugge, ele veste a camisa 12 da seleção belga.
Ele é um veterano da Premier League e jogou pelo Sunderland e pelo Liverpool entre 2010 e 2019. No entanto, o jogador de 34 anos regressou à Pro League belga.
6. Alex Sandro (Juventus)
O lateral-esquerdo brasileiro Alex Sandro está na Europa desde 2011, depois de se transferir do Deportivo Maldonado para o FC Porto.
Trocou o gigante português em 2015 pela Juventus, onde desde então disputou mais de 200 jogos.
Ele também desfrutou de alguns de seus grandes momentos de domínio na Itália e da recente queda de forma.
Alex Sandro é um dos melhores laterais-esquerdos do mundo e um dos principais jogadores da seleção brasileira.
7. Raoul Bellanova (Inter de Milão)
Raoul Bellanova é um lateral-direito italiano que joga no Inter de Milão. O jogador de 22 anos começou no Bordeaux e foi emprestado à Atalanta, Pescara e Cagliari antes de se transferir para o Inter.
O jogador italiano Sub-21 ainda não chegou à seleção principal e disputou apenas nove partidas nesta temporada.
8. Jamal Lewis (Newcastle)
Jamal Lewis é um lateral-esquerdo de 24 anos que joga no Newcastle United depois de passar quatro anos no Norwich City.
O internacional da Irlanda do Norte não tem feito uma boa temporada nesta temporada e tem sido um jogador marginal na equipe do Newcastle United, que teve um início de temporada dos sonhos.
9. Enock Mwepu (Brighton Hove Albion)
O jogador zambiano Enock Mwepu foi forçado a encerrar sua carreira no futebol em 10 de outubro de 2022, após ser diagnosticado com uma rara doença cardíaca hereditária.
Mwepu tem apenas 24 anos, mas é a contratação recorde do Brighton, vindo do Red Bull Salzburg. Ele também fez 23 partidas pela seleção da Zâmbia.
Ele também fez parte da seleção sub-20 da Zâmbia que brilhou na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2017, na Coreia do Sul.
10. Rafa Mir (Sevilha)
Apesar de sua posição regular no Sevilla, Rafa Mir, de 25 anos, ainda não disputou nenhuma partida pela seleção espanhola.
O atacante esteve em movimento durante quase toda a sua carreira desde que ingressou no Wolves, da Premier League, vindo do Valência, em 2018.
No Wolves, ele foi emprestado ao Las Palmas, Nottingham Forest e Huesca. Em 2024 mudou-se para o Sevilla e disputou mais de 40 partidas, marcando 12 gols.
Nove desses jogos e dois gols foram marcados na atual temporada da La Liga.
Sou Collins Nwokolo e sou seu melhor blogueiro de futebol! Assim como você, gosto do lindo jogo de futebol. Escrevo artigos informativos sobre temas importantes do futebol em todo o mundo e adoro compartilhá-los com os fãs de futebol. Você pode entrar em contato comigo no LinkedIn e no X.