Os 7 jogadores de futebol nigerianos mais condecorados










A Nigéria produziu vários jogadores de futebol talentosos que se destacaram tanto pela seleção nacional quanto pelos seus respectivos clubes. No entanto, alguns conseguiram ganhar mais troféus tanto para o clube quanto para o país. Aqui estão os sete jogadores de futebol nigerianos mais condecorados.

1. Nwankwo Kanu – 16 troféus

A sala de troféus de Nwankwo Kanu será difícil para qualquer jogador de futebol nigeriano imitar. Durante sua carreira conquistou 16 títulos em todas as competições, exceto prêmios individuais. A lenda do futebol africano é o jogador de futebol nigeriano mais condecorado de todos os tempos.

Papilo começou sua carreira como atacante e conquistou seu primeiro título na Copa do Mundo Sub-17 da FIFA de 1993.

Kanu teve sorte com a seleção nacional sênior e levou a Nigéria à primeira medalha de ouro da África nas Olimpíadas de 1996.

A nível de clubes, Kanu ganhou tudo o que existe: três campeões holandeses, uma UEFA Champions League com o Ajax e uma Taça UEFA com o Inter de Milão, enquanto a sua busca por troféus no Arsenal continuou com a Premier League e a FA Cup.

2. Daniel Amokachi – 14 troféus

The Bull é um dos poucos jogadores nigerianos que conquistou tantas vitórias quanto Kanu. Amokachi ganhou quinze troféus na Turquia, Inglaterra e Bélgica.

Daniel Amokachi venceu a FA Cup com o Everton, também venceu a Copa das Nações Africanas de 1994 com a Nigéria e a medalha de ouro olímpica de 1996.

No entanto, na Bélgica, ele ganhou vários troféus, incluindo a Liga Belga duas vezes e a Taça da Bélgica uma vez, bem como cinco Supertaças da Bélgica.

3. John Mikel Obi – 12 troféus

John Mikel Obi estava destinado à grandeza desde o início, depois de ter sido alvo de uma disputa de transferência entre Manchester United e Chelsea em 2005, mas acabou jogando pelos Blues.

Em Stamford Bridge, Mikel venceu a Premier League duas vezes, a FA Cup três vezes e a UEFA Champions League uma vez. John Mikel Obi é um dos jogadores de futebol africanos mais subestimados de todos os tempos.

No total, ele ganhou 12 troféus, incluindo a Copa das Nações Africanas de 2013, na África do Sul. Ele também recebeu vários prêmios individuais.

4. Finidi George – 10 troféus

Crédito da foto: Ben Radford/Allsport

Finidi fez mais de 60 partidas pelas Super Águias da Nigéria, tempo suficiente para vencer a Copa das Nações Africanas de 1994, uma medalha de vice-campeão em 2002 e dois terceiros lugares em 1992 e 2002.

A nível de clubes, venceu três vezes a Eredivisie holandesa e uma vez a UEFA Champions League. Poucos jogadores nigerianos podem ostentar tamanha coleção de troféus; no total, ele conquistou dez títulos.

5. Ahmed Musa – 9 troféus

(Foto de Kevin C. Cox/Getty Images)

Ahmed Musa foi uma criança prodígio desde o início e venceu o Campeonato Africano Juvenil Sub-20 em 2011.

Desde então, ele conquistou um total de nove troféus, a maioria deles no campeonato russo, onde jogou pelo CSKA Moscou.

Ele ganhou três ligas russas, uma russa e duas Supertaças da Rússia. Ele também ganhou o AFCON 2013, bem como um título da liga e da copa na Arábia Saudita.

6. Vincent Enyeama – 8 troféus

(Foto de Ronald Martinez/Getty Images)

Vincent Enyeama é sem dúvida um dos melhores guarda-redes de África. O goleiro comandante foi um dos baluartes das Super Águias. Ele jogou por vários clubes e ganhou vários troféus, o que lhe valeu um lugar como um dos jogadores de futebol nigerianos mais condecorados.

A coleção de troféus de Vincent Enyeama inclui dois troféus da Liga dos Campeões da CAF que ele ganhou com o Enyimba enquanto jogava na Liga Nigeriana de Futebol Profissional (NPFL). Ele também ganhou a Liga Israelense duas vezes e o título da AFCON em 2013.

7. Victor Ikpeba – 6 troféus

Em 1997, Victor Ikpeba ganhou o prêmio de Futebolista Africano do Ano, resultado do ano impressionante que teve no AS Monaco. O Príncipe de Mônaco venceu a Ligue 1 francesa e a Supercopa da França este ano, mas também tem muitos outros troféus. Victor Ikpeba fez parte do time dos sonhos que venceu as Olimpíadas de 1996 e o ​​título AFCON de 1994. No início da carreira conquistou a Taça da Bélgica com o RC Liège em 1990.