Os 5 melhores árbitros de futebol africanos em 2022










Sem árbitros não haveria jogos de futebol e, depois dos 22 jogadores em campo, os árbitros são a segunda pessoa mais importante.

O árbitro central, dois árbitros assistentes nas linhas e o terceiro árbitro que faz as substituições. Você decide se as regras do jogo serão seguidas ou não.

Em 2022 assistimos a alguns dos maiores jogos de futebol da maior competição de África.

A AFCON 2024 em Camarões no início de janeiro nos poupou de muito drama diante dos homens, com o apito do Genesis, pois o tempo até o mar vermelho nas oitavas de final não foi um bom torneio em termos de o árbitro do torneio – Árbitros, mas aqui estão os cinco melhores árbitros da África em 2022.

1. Bamlak Tessema

(Foto de Samer Abdallah/Agência Anadolu/Getty Images)

Bamlak Tessema é um árbitro etíope que recebeu o Distintivo de Árbitro da FIFA em 2009.

Balmak foi um dos árbitros que deixou a AFCON este ano sem polêmica. Na verdade, ele foi elogiado quando planejou a vitória do Senegal nas semifinais sobre Burkina Faso. Após as análises do VAR, ele anulou acertadamente duas decisões de pênalti, o que lhe rendeu elogios dos fãs.

2. Bakary Gassama

Bakary é um dos melhores árbitros da África, tendo ascendido para arbitrar a Copa do Mundo FIFA 2018 na Rússia e a Copa das Confederações 2017 desde que foi nomeado árbitro da FIFA em 2007.

Bakary conseguiu a vitória da Nigéria por 1 a 0 sobre o Egito e a vitória de Camarões nos pênaltis sobre Burkina Faso no jogo do terceiro lugar sem polêmica na AFCON em janeiro.

3. Salima Rhadia Mukansanga

Salima Rhadia Mukansanga fez história ao se tornar a primeira mulher a assumir o cargo da AFCON no início deste ano.

Ela liderou uma equipe feminina composta por Fatiha Jermoumi (Marrocos), Carine Atemzabong (Camarões) e Bouchra Karboubi (Marrocos) como VAR em uma partida da AFCON na fase de grupos entre Zimbábue e Guiné.

Anteriormente, ela supervisionou jogos nas Olimpíadas, na Copa do Mundo Feminina da FIFA e na Copa das Nações Africanas Femininas.

4. Victor Gomes

(Foto de Visionhaus/Getty Images)

Victor Gomes é árbitro sul-africano e dirigiu a final da AFCON de 2024 entre Senegal e Egito, incluindo as eliminatórias e as partidas da fase de grupos da competição.

Sua escolha não deve ser nenhuma surpresa, depois que ele supostamente recusou um suborno de US$ 20.000 para consertar uma partida da Copa das Confederações da CAF entre Plateau Utd e USM Alger.

5. Mustafá Ghorbal

O argelino foi nomeado árbitro da FIFA em 2014, tendo iniciado a carreira apenas três anos antes, e já apitou no Mundial Sub-20 da FIFA.

Ele também dirigiu a partida de abertura da AFCON 2024 entre os anfitriões e Burkina Faso. Ele também arbitrou três jogos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA em fevereiro.