O que você precisa saber sobre Ronald Koeman e o que esperar dele no Barcelona










Em 19 de agosto de 2024, o Barcelona anunciou a chegada de Ronald Koeman como seu novo treinador. O holandês substitui Quique Setien, que foi demitido após a derrota humilhante do clube por 8-2 para o Bayern de Munique nas semifinais da Liga dos Campeões da UEFA 2019/20. Koeman assinou um contrato de dois anos até 2022.

Nesta peça, BLOG DE FUTEBOL PRINCIPAL traz tudo o que você precisa saber sobre o novo técnico e o que esperar dele no Camp Nou.

SUA BREVE HISTÓRIA

Ronald Koeman conhece bem os torcedores do Barcelona, ​​tendo representado o clube como jogador de 1989 a 1995. Ele fez parte do “time dos sonhos” do lendário Johan Cruff, que conquistou quatro títulos consecutivos da La Liga entre 1991 e 1994. Koeman consolidou seu status de ícone do Barcelona ao marcar uma cobrança de falta impressionante na prorrogação contra a Sampdoria na final da Liga dos Campeões de 1992, que deu ao Barcelona seu primeiro título da Liga dos Campeões (Copa da Europa) na história. Durante sua época de jogador atuou como zagueiro e meio-campista defensivo. Ele é o zagueiro mais perigoso do futebol mundial e também o zagueiro mais perigoso da história do Barça. Ele era um cobrador de falta e pênalti preciso e era conhecido como o “Rei da cobrança de falta” no Barça, onde é o segundo maior cobrador de falta da história do clube – atrás apenas de Lionel Messi.

Após a sua demissão, regressou ao Barcelona como treinador adjunto de Louis Van Gaal (ao lado de José Mourinho). Mais tarde, dirigiu Vitesse, Ajax, Benfica, PSV, Valencia, AZ, Feyenoord, Southampton, Everton e a seleção holandesa.

Koeman conquistou dois títulos da liga com o Ajax, um título da liga com o PSV e venceu a Copa del Rey em Valência. No Southampton, ele substituiu Mauricio Pochettino e superou seu desempenho ao levar o Saints ao melhor resultado de sua história na Premier League (6º lugar) e à qualificação para a Liga Europa. Ele também foi nomeado Treinador do Mês da Premier League três vezes pelo Southampton e é considerado o técnico de maior sucesso na história do clube.

Em seu próximo trabalho no Everton, a reputação de Koeman como técnico foi prejudicada. Ele levou o time à qualificação para a Liga Europa em sua primeira temporada e recebeu cerca de £ 150 milhões para gastar antes da próxima temporada. No entanto, apesar do enorme orçamento, ele não correspondeu às expectativas e foi demitido enquanto o time lutava pela zona de rebaixamento.

A sua próxima nomeação foi como seleccionador nacional do seu país, a Holanda, onde retomou a carreira. Antes da sua nomeação, os holandeses eram uma força enfraquecida no futebol internacional. Mesmo assim, Koeman remodelou a equipa, que incluía Georgino Wijnaldum, Memphis Depay, Virgil Van Dijk, Ryan Babel, Mattijs de Ligt e Frenkie de Jong, e levou-os à final da Taça das Nações da UEFA, contra a qual perderam por 0-1. Portugal.

O QUE ESPERAR DE KOEMAN EM BARCELONA

Ronald Koeman

Nunca seria fácil assumir a liderança do Camp Nou após a demissão de Quique Setién. Koeman tem que lidar com diretoria e vestiário divididos, vender jogadores para arrecadar fundos, liberar folha salarial, conquistar torcedores, trazer de volta o DNA do clube, manter Messi e fazê-lo feliz, ganhar troféus e… e. .. E…..!

Pior ainda, Victor Font, um dos candidatos às eleições presidenciais do clube no próximo ano, prometeu demitir Koeman – mesmo que o holandês ganhasse a tripla – se ele se tornasse presidente!

Muitos críticos também apontarão que Koeman não teve sucesso como técnico ao mais alto nível, mas isso não é motivo de preocupação para os torcedores do Barça, já que Pep Guardiola e Luis Enrique – que tiveram muito sucesso no Barça – não eram de primeira classe. gerentes antes de sua nomeação.

A seguir estão algumas das coisas que você pode esperar do Barça de Koeman:

1. ESTILO DE JOGO

O Barcelona é um clube que se orgulha do seu estilo de futebol orientado para a posse de bola. Koeman fazia parte do ‘time dos sonhos’ de Cruff, famoso por seu estilo tiki-taka. Embora fossem times medianos, os times de Koeman como treinador nunca foram vistos jogando o jogo de chutar e seguir. Na sua última passagem pela Holanda, utilizou os talentos de Frenkie de Jong e Maarten de Roon para manter e dominar a posse de bola. No Camp Nou você deve esperar ser capaz de manter a bola – e esse é o DNA do Blaugrana – especialmente porque o time conta com jogadores como Sergio Busquets, Messi, De Jong e a nova contratação Miralem Pjanic.

2. INTENSIDADE E CONTROLE

Após a derrota do Barça na Copa del Rey para o Athetic em abril, Koeman atribuiu a fraqueza do time ao fracasso em controlar e dominar os adversários com intensidade durante 90 minutos. Certamente ele abordará esta questão agora que está no comando dos assuntos.

3. JUVENTUDE

Tem uma boa reputação por apresentar, treinar e desenvolver jovens jogadores, o que já fez com jogadores como Zlatan Ibrahimovic, Van Der Vaart e Wesley Sneijder (no Ajax), Nigel de Jong, Bruno Martins Indi, Ibrahim Affelay e Georgino Wijnaldum (no PSV/Feyenoord), Ryan Bertrand, Nathan Clyne, James Ward-Prowse, Victor Wanyama e Sadio Mane (no Southampton) e Mattijs de Ligt, Justin Kluivert, Donny Van de Beek e De Jong (com a Holanda). Ansu Fati, Riqui Puig e outros jovens jogadores do Barça B vão adorar a oportunidade de trabalhar com ele no Barça.

4. Varredora

Como é comum no futebol moderno, as equipas de Ronald Koeman fazem uso eficiente do guarda-redes (um guarda-redes que gosta de ter a bola nos pés e que joga essencialmente como último homem, como Manuel Neuer, do Bayern).

Koeman usou Maartin Skelenburg para esta função no Ajax, Fraser Forster no Southampton e Jasper Cillessen na Holanda. No Barcelona ele encontrará um goleiro confiável e experiente, Marc-Andre ter Stegen, que está preparado para esta tarefa.

5. NEUTRALIZAÇÃO DE TÁTICAS DE OPOSIÇÃO

Com a sua vasta experiência como jogador e treinador, tendo jogado e dirigido em vários clubes/ligas, Koeman é o treinador certo para o Barcelona neste período de transição. A equipe será capaz de se adaptar a inúmeras táticas/formações dependendo do adversário, já que o conhecimento de Koeman sobre vários sistemas táticos será útil nesse aspecto.

Em última análise, o status de Koeman como uma lenda do clube inspirará respeito no vestiário, enquanto suas habilidades interpessoais unirão e unirão os jogadores (também os torcedores, a diretoria e a equipe).

Escrito por Muftaudeen Abdullahi Ishola