Número 10 no futebol: por que é tão especial










Existem muitos números respeitados no futebol, mas o número 10 pode ser o melhor dos melhores. Quando os números começaram a aparecer no jogo, parece que a maioria dos times colocou seu melhor jogador nesse número.

Por que o número 10 é tão especial? Detalhamos a história do número 10 no futebol, alguns dos melhores jogadores que já usaram esse número e por que há um pouco de mística em torno dele em geral.

O impacto das atribuições iniciais de números

Quando os times de futebol começaram a colocar números nas costas das camisas de seus jogadores, todos receberam um número com base em sua posição.

Isso significa que a camisa nº 1 foi entregue aos goleiros, e eles foram em ordem até os atacantes vestindo os números 10 e 11. Com muitas formações, o #10 era o jogador de ponta e responsável pelas mais diversas vertentes ofensivas. Essencialmente, este jogador é uma estrela.

As equipes geralmente colocam seus melhores jogadores no ataque nesta posição, e são esses jogadores que ganham as manchetes por tudo o que fazem (bom e ruim). Eles costumam marcar muitos gols e estão envolvidos em muitas jogadas importantes. Por padrão, os melhores jogadores não escolhiam originalmente a camisa 10, mas os fãs começaram a ver o número usado com frequência pelos principais atletas.

Grandes nomes de todos os tempos usando o número 10

Os números ainda eram relativamente novos quando grandes nomes de todos os tempos, como Pelé e Maradona, começaram a usar o número 10 em seus clubes e também em suas seleções internacionais.

Originalmente, não se falava muito sobre essa tendência, mas uma nova onda de fãs estava crescendo vestindo camisas # 10 para mostrar apoio. Faz sentido que muitos jogadores quisessem usar o número 10 em seu próprio time, e isso começou a ir para os melhores jogadores nesse aspecto.

As equipes aos poucos deixaram de usar o sistema numérico tradicional quando se trata de futebol, dando aos jogadores um pouco mais de liberdade em geral. Porém, também torna o 10º muito mais competitivo, pois todos querem ser como os grandes da história do esporte.

Algumas equipes chegam ao ponto de aposentar o número para que ninguém mais possa usá-lo. Isso só vai realmente acontecer se um verdadeiro jogador lendário aparecer.

Internacionalmente, o número 10 é geralmente reservado para um talento verdadeiramente especial no plantel. Os países levarão muito a sério a distribuição de camisetas para que não frustrem as massas. Pode haver muitas pessoas frustradas com o jogador errado recebendo uma camisa que muitos acham que deveria ir para outra pessoa.

Lendas modernas vestindo #10

  • Lionel Messi
  • Neymar
  • Zinedine zidane
  • Kaká
  • Ronaldinho
  • Wayne Rooney

O número 10 do mundo de hoje é uma grande responsabilidade para qualquer jogador que veste a camisa. Geralmente é reservado para jogadores com grandes expectativas e líderes do elenco.

Lionel Messi, Neymar, Kaká, Ronaldinho, Zinedine Zidane e Wayne Rooney são lendas recentes que vestiram a camisa. Muitos desses atletas desempenham o papel de estrela do time, embora tenha havido outros casos em que as pessoas não conseguiram corresponder às expectativas após receberem o número.

É verdade que muitos jogadores prosperaram no papel de usar o número 10, enquanto outros acharam que era uma tarefa um pouco assustadora. Muitos temem que não consigam corresponder às expectativas.

É definitivamente um desafio que pode frustrar muita gente se não atender às expectativas, mas pode mostrar como os jogadores conseguem lidar com os holofotes. As equipes quase usam o número 10 como um teste para jogadores sobre os quais não têm certeza.

O número 10 é considerado sortudo?

Tradicionalmente falando, o número 10 não é considerado tão sortudo quanto números como 1, 3, 7 ou 11. No entanto, sempre haverá pessoas que consideram o número 10 um dos seus números da sorte.

Talvez esteja de alguma forma relacionado ao aniversário deles ou desempenhe um papel na história da família. Cada jogador tem um sentimento único em relação a determinados números; o número 10 provou ser uma sorte para alguns no passado.

Outros atletas são influenciados por jogadores de futebol que usam o número 10?

O número 10 é considerado um número tão glorificado no futebol que na verdade causou um pequeno impacto em outros esportes. Houve jogadores que cresceram jogando e assistindo futebol, mas acabaram migrando para um esporte diferente, e dizem que usam o número 10 por esse motivo.

Isso aparece mais comumente no basquete, especialmente na Europa. Algumas equipes até adotam uma maneira semelhante de pensar que o número 10 vai para o craque do elenco.

Os 10 jogadores são capitães?

Uma tendência que já existe há algum tempo é tornar os jogadores nº 10 um dos capitães do time. Embora obviamente não seja um requisito, é verdade que às vezes eles usam o número 10 como forma de distinguir um jogador que é um dos líderes do time.

Em muitos aspectos, faz sentido que esses jogadores sejam considerados muito bons e, portanto, líderes, e isso vai além de apenas jogar em campo.

Para times que dão o número 10 a qualquer um que seja digno de capitão, isso às vezes pode tornar um pouco complicado para os torcedores se diferenciarem em campo. Por exemplo, ver um número 10 na defesa pode parecer um pouco estranho para os tradicionalistas, mas faz parte da evolução do jogo para o que é hoje.

A palavra final sobre a mística do 10º lugar no futebol

Muitos números são especiais no futebol, mas o número 10 é considerado o mais sagrado de todos. Não só tem muita história, mas também entrou em outros esportes.

Embora alguns profissionais possam querer deixar seu próprio legado e escolher um número diferente hoje em dia, sempre haverá uma vaga especial para o 10º lugar. Provavelmente, cada equipe considerou vários fatores diferentes antes de divulgar esse número a qualquer jogador.

Leia também: