Meio-campista de futebol: um guia completo










Mesmo quem não é fã de futebol provavelmente conhece um de seus meio-campistas, mesmo que seja apenas porque ele se casou com Posh Spice. David Beckham e outros meio-campistas estão em uma posição única para causar impactos incríveis no jogo de futebol em partidas individuais, bem como no decorrer do jogo como um todo.

Jogar no meio-campo é um desafio e os meio-campistas têm uma grande responsabilidade dentro da equipe. Como tal, é uma posição gratificante de jogar, e muitos dos nomes mais famosos do futebol já desempenharam a posição de meio-campista em algum momento de suas carreiras.

O que é um meio-campista? O meio-campista é o jogador que atua entre os zagueiros e atacantes de sua equipe, atuando como elo de ligação entre o ataque e a defesa e ajudando a controlar o ritmo do jogo. Alguns meio-campistas preferem uma função mais defensiva, enquanto outros jogam mais perto da rede e têm oportunidades de gol.

Posicionamento de campo

Embora as funções específicas dos meio-campistas possam mudar dependendo de seus talentos únicos, em geral, os meio-campistas jogam, bem, no meio do campo. Esta é geralmente considerada a área entre as duas caixas de penalidade.

Dependendo da formação, os meio-campistas terão responsabilidades diferentes. Embora a maioria das formações (como o 4-4-2 da imagem acima) joguem com 2 meio-campistas centrais e 2 alas (meios esquerdo e direito), existem algumas formações que possuem um meio-campista defensivo e/ou ofensivo. Como o nome sugere, eles assumiram uma função mais defensiva ou ofensiva na equipe.

Além disso, alguns meio-campistas jogam mais como alas, dando suporte ao time mais próximo da linha lateral.

As posições no futebol não são tão rígidas quanto em outros esportes, como futebol americano ou beisebol, e às vezes as funções podem se sobrepor, com os atacantes desempenhando posições de meio-campo e os meio-campistas tendo uma posição mais de atacante.

Os jogadores também podem mudar de posição ao longo de uma longa carreira, o que pode ser incomum em outros esportes.

Papéis e responsabilidades

Passes criativos

Como muitas jogadas críticas passam pelos meio-campistas enquanto eles ocupam o espaço entre as duas grandes áreas, é crucial que os meio-campistas sejam capazes de controlar a bola, ler o campo e fazer um passe preciso para seus companheiros.

Isso vale tanto para o ataque quanto para a defesa, já que o meio-campista pode passar a bola para os atacantes ou de volta para o zagueiro ou goleiro, a fim de manter seu time com a posse de bola.

Na verdade, os armadores mais profundos são jogadores especializados em conseguir levar a bola para onde precisam, muitas vezes tendo as habilidades de passe mais fortes de seu time.

Pontuação

Alguns meio-campistas são considerados meio-campistas ofensivos e muitas vezes têm a oportunidade de marcar para seu time. Na verdade, o jogador brasileiro Zico (Arthur Antunes Coimbra) foi um meio-campista que marcou imensos 476 gols ao longo de sua carreira.

Na Premier League britânica, Frank Lampard acertou 303 bolas na rede e detém o recorde de meio-campista com maior pontuação na Premier League.

Embora existam jogadores cuja posição é avançada e focada em fazer gols, os meio-campistas ofensivos oferecem grande apoio a esses atacantes. A maioria dos torcedores de futebol teria que concordar que ter mais pessoas no time que possam marcar, independentemente do título da posição, é melhor.

Enfrentar/Jogar Defesa

Do outro lado do campo estão jogadores que ocupam parte da frente defensiva da sua equipa. Na verdade, o jogador e técnico italiano Vittorio Pozzo é creditado por desenvolver a primeira posição de meio-campista defensivo oficial, utilizando sua estratégia de metado para aumentar o número de jogadores comprometidos com a defesa.

Seus dois “zagueiros” também iniciariam as jogadas de ataque após recuperarem a posse de bola.

Desde a década de 1930, a estratégia de usar meio-campistas de forma defensiva tem sido vista de forma bastante consistente, e ter apoio adicional na defesa é fundamental para formar uma equipe vencedora. Os comentaristas ainda podem se referir a esses jogadores defensivos como zagueiros.

Os meio-campistas que desempenham um papel mais defensivo podem, no entanto, evitar que o jogo se torne muito defensivo e monótono. Os meio-campistas que favorecem a defesa ainda tendem a ter habilidades incríveis no manejo da bola e podem criar jogadas e oportunidades de gol.

Eles também são fundamentais para os outros meio-campistas que avançam, já que o time pode ser mais agressivo se souber que tem um jogador adicional na defesa para ajudar caso uma jogada arriscada dê errado.

Responsabilidades ocasionais

Ser capaz de capitalizar uma bola parada é crucial para o sucesso das equipes no longo prazo, e muitas vezes são os meio-campistas que desempenham papéis importantes nessas jogadas. Às vezes, um meio-campista chuta a bola em uma cobrança de falta ou escanteio, ou pode ser responsável por receber o chute e colocá-lo na rede.

Os jogadores que buscam se destacar no meio-campo, sejam eles especializados em meio-campistas ofensivos ou defensores, devem praticar suas bolas paradas.

Como os meio-campistas são conhecidos por seu controle e precisão de bola, eles costumam ser escolhidos para alinhar se um jogo entrar no temido reino dos pênaltis.

A capacidade de manter a calma sob pressão surge durante uma disputa de pênaltis, mais do que talvez em qualquer outro momento no futebol, e a compostura que os meio-campistas cultivam ao longo do jogo muitas vezes é útil nesses momentos decisivos.

Dicas para se tornar um meio-campista melhor

1. Aumente sua resistência em campo

Os meio-campistas precisam ser capazes de se movimentar, tanto com a bola quanto sem ela. Ter habilidades com os pés para driblar e dançar não servirá muito ao jogador se ele for gaseado nos primeiros minutos do jogo. Como os meio-campistas fluem para cima e para baixo no campo, é crucial que você tenha uma base aeróbica forte e um alto nível de condicionamento cardiovascular.

2. Torne-se um passador preciso

Trabalhe nos exercícios de passe e aprenda a se comunicar com seus companheiros de equipe, para que as situações do jogo fluam sem problemas. Não se trata apenas de ter uma perna poderosa, mas um grande meio-campista precisa combinar força com precisão.

Os meio-campistas também precisam saber fazer passes rápidos, curtos e simples, em vez de confiar apenas em sua força para tirar a bola do campo. Ter muitas habilidades diferentes para movimentar a bola significa que o outro time nem sempre será capaz de prever o próximo movimento que o jogador fará.

3. Jogue em ambos os lados do campo

Os campos de futebol são áreas grandes e você deve poder usar todo o campo. Essa habilidade faz do meio-campista uma ameaça para seus adversários.

Não confie sempre em passar para o mesmo lado do campo ou adquira o hábito de passar apenas para o lado em que você está no momento. Manter a bola em movimento criará mais oportunidades para seu time marcar enquanto dispersa a defesa do adversário.

4. Estude o jogo e seu oponente

Um dos ativos mais valiosos que um meio-campista pode ter é o conhecimento de campo. Como os meio-campistas atuam como intermediários, saber o que está acontecendo com o time adversário é uma habilidade crítica.

Os meio-campistas precisam ter calma sob a pressão da equipe adversária, saber quando segurar a bola e quando e para onde passá-la, além de serem disciplinados no estudo dos adversários. Sua acuidade mental talvez seja mais uma vantagem para o seu jogo do que sua habilidade física.

Meio-campistas famosos com os quais você pode aprender

Steven Gerrard

Embora seu amigo da Premier League, Frank Lampard, tenha marcado mais gols do que Gerrard, não há como negar que Steven Gerrard foi um dos melhores jogadores da Premier League.

Em sua carreira no Liverpool, Gerrard era conhecido por manter a calma durante jogos de alta pressão e por ser capaz de marcar quando o time mais precisava.

Em campo, Gerrard era um meio-campista versátil, capaz de passar, marcar, ler o campo e ter um bom desempenho nos momentos decisivos.

Andrea Pirlo

Conhecido como o homem que talvez mais personifique um craque profundo, Pirlo dominou o jogo com sua criatividade e habilidade de passe.

O italiano também foi confiável tanto nas cobranças de falta quanto nos pênaltis, ficando entre os melhores do mundo. Ele também tinha uma habilidade maravilhosa de enrolar a bola, então talvez em vez de “Bend it Like Beckham”, os fãs deveriam gritar “Piegare like Pirlo”.

Xavi

Este jogador espanhol é conhecido por conseguir encontrar espaço no campo de futebol. Ele era tão bom em encontrar espaço que poderia ter trabalhado para a NASA, mas não apenas encontrou essas áreas abertas, como também conseguiu manter a bola longe dos jogadores adversários.

Xavi fez uma finta característica em que praticamente fazia uma pirueta para longe do adversário e mantinha o controle da bola. Um dos melhores do Barcelona, ​​Xavi era um jogador pequeno e com grande impacto no jogo. Ele controlava os jogos tão bem que ficou conhecido como “The Puppet Master”.

Jogar como meio-campista exige muita força e habilidade, e essa posição central é fundamental para que qualquer bom time de futebol consiga trabalhar em conjunto. Os meio-campistas vinculam o ataque e a defesa, trabalham duro para manter a posse de bola para seu time e utilizam suas habilidades físicas e conhecimento de jogo para levar seu time à vitória.

Listei os maiores meio-campistas de todos os tempos neste post.

Outros guias de posição no futebol: