Marco Silva chama estrelas do Everton enquanto a pressão aumenta










O jardim do Goodison Park não está tão animado no momento

Foto de Biloblue, CC BY-SA4.

Com apenas duas vitórias nos primeiros seis jogos na Premier League inglesa (EPL), o Everton caiu para a parte inferior da tabela. Com apenas cinco gols em seis jogos, os torcedores de Goodison Park não se divertiram muito nesta temporada. Mesmo uma confortável vitória fora de casa por 2 a 0 em Sheffield Wednesday, pela Copa da Liga, não conseguiu melhorar o ânimo do acampamento, especialmente depois que o técnico Marco Silva lançou um ataque a alguns de seus jogadores regulares.

Após a derrota em casa do Everton por 2 a 0 para o recém-promovido Sheffield United, Silva fez a seguinte declaração na coletiva de imprensa pós-jogo, acusando algumas de suas estrelas de ‘se esconderem’. Silva insiste que seus jogadores devem agora mostrar “caráter mais forte” e “personalidade”, ao mesmo tempo que assumem “responsabilidade” pela situação.

A janela de transferências deste verão foi outra movimentada para os Toffees, com grandes transferências de nomes como Alex Iwobi, Fabian Delph e Andre Gomes somando-se ao talentoso elenco já à disposição de Silva. Ainda assim, o Everton caiu para um time teimoso e argumentativo do Sheffield United, disposto a relaxar e frustrar os armadores do Everton.

A maioria das principais casas de apostas de futebol notou o péssimo início de temporada dos Toffees e identificou Silva como o novo favorito para se tornar o próximo técnico da Premier League a ser demitido. A falta de um ‘plano B’ não passou despercebida aos torcedores do Everton, que tiveram que arrancar os cabelos nas arquibancadas contra os Blades, já que o meio-campo consistentemente não tinha força para superar a forte resistência do United. Você também deve ter notado o difícil início de outono do Everton, com um jogo em casa contra o atual campeão Manchester City.

A gestão de Silva surpreende a hierarquia do Everton

Também houve relatos de que os diretores do Everton não se incomodaram com a insistência de Silva em bater palmas e apertar a mão de seus jogadores, apesar da derrota sombria. Tudo isso aconteceu em meio a insultos e vaias das arquibancadas, levando alguns no camarote do diretor a levantarem as sobrancelhas.

Silva é talvez um cara legal demais? Os jogadores percebem que ele raramente abusa verbalmente deles em público e tentam tirar vantagem disso? É perfeitamente possível que a abordagem descontraída de Silva seja prejudicada por uma equipa que se tornou igualmente negligente.

No papel, o início de temporada do Everton deveria ter sido um desafio para os seis primeiros colocados da EPL. Os jogos contra duas equipas promovidas, nomeadamente Aston Villa e Sheffield United, seguidos de Bournemouth e Crystal Palace, deveriam ter sido um bom início de temporada. No entanto, sete pontos em 18 possíveis colocaram grande pressão nos próximos seis jogos, que contarão não apenas com o Manchester City, mas também com o West Ham em boa forma e o eterno candidato ao Top 4, o Tottenham.

Você pode esperar uma visita do mestre reinante

Os torcedores terão poucas esperanças de que Silva possa causar a queda do time do Manchester City, que chegou a Merseyside após uma vitória por 8 a 0 sobre o último colocado, o Watford. Embora alguns possam ver a surpreendente derrota do City por 3-2 em Norwich como prova de que os homens de Pep Guardiola estão longe de ser invencíveis, eles certamente recuperaram o foco desde a derrota humilhante em Carrow Road.

Um ponto positivo para os torcedores se agarrarem foi o retorno à melhor forma do líder Dominic Calvert-Lewin, que marcou os dois gols na vitória dos Toffees por 2 a 0 na Copa da Liga em Hillsborough. Silva contou com Calvert-Lewin no início da temporada para lhe dar três partidas consecutivas e, mais recentemente, ele marcou três gols em dois jogos para aproveitar.

Eddie Howe (segundo à esquerda) pode ser um alvo se Silva for chutado

Foto de arripay, CC BY-SA 2.0

Algumas pessoas acreditam que Eddie Howe seria o substituto ideal para Silva, já que Howe parece pronto para um aumento no orçamento da EPL, tendo consolidado o Bournemouth como um clube de ponta. O nome de José Mourinho também pode entrar em jogo, embora se saiba que ele não gostou da vida no Noroeste, longe da família em Londres. Enquanto isso, o atual técnico da seleção feminina da Inglaterra, Phil Neville – ele próprio um ex-Toffee – também pode ficar tentado a retornar à Premier League caso Silva seja expulso.