Liga Europa x Liga dos Campeões: Qual a diferença?

Liga Europa x Liga dos Campeões: Qual a diferença?










A UEFA Champions League e a UEFA Europa League são duas das maiores competições do futebol mundial, gerando milhões de dólares em receitas para os clubes participantes.

Embora a Liga dos Campeões seja o auge absoluto da competição de clubes, a Liga Europa oferece às equipas uma forma de se testarem contra algumas das melhores equipas da Europa.

O vencedor da Liga Europa também entra automaticamente na Liga dos Campeões da temporada seguinte, o que oferece um incentivo ainda maior para vencer.

É hora de olhar mais de perto essas duas competições importantes para ver as diferenças e semelhanças; a Liga Europa é apenas uma versão barata da Liga dos Campeões? Como é definida cada competição? Quantas equipes estão na fase de grupos? Vamos descobrir.

Coeficientes UEFA

O número de equipas que se qualificam para a Liga dos Campeões e a Liga Europa depende do coeficiente da UEFA para o país desse clube. As classificações são baseadas nos resultados dos cinco anos anteriores de um país da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Europa Conference.

Quanto melhor o desempenho dos clubes de um país nessas competições, mais vagas serão disponibilizadas em competições futuras.

Uma nação como a Inglaterra ou a Espanha terá invariavelmente um coeficiente mais elevado do que a Bélgica ou a Turquia porque as equipas desses países terão um melhor desempenho nas competições nas cinco épocas anteriores.

Formato da Liga

Cada competição tem muitas rodadas preliminares, com muitas equipes tendo que competir em até cinco rodadas preliminares antes da fase de grupos.

Uma vez na fase de grupos, a competição se torna muito mais desafiadora, mas oferece muitas recompensas financeiras para as equipes concorrentes.

Fases de grupos da Liga dos Campeões

As equipes que chegam à fase de grupos da Liga dos Campeões incluem o vencedor da temporada anterior, o vencedor da última temporada da Liga Europa, 24 times de todas as ligas europeias (do 1º ao 4º na liga) e os seis vencedores do rodada preliminar.

Essas 32 equipes se dividem em oito grupos de quatro e jogam uma miniliga onde cada equipe enfrenta as outras duas vezes. No final da fase de grupos, as duas melhores equipes de cada um dos oito grupos avançam para as oitavas de final.

Nas oitavas de final, as equipes são divididas em dois grupos; os vencedores de cada grupo e as equipes que terminaram em segundo lugar. As equipes são então sorteadas entre si e jogam um jogo de duas mãos, com o vencedor geral avançando para as quartas de final.

As oito equipes restantes são novamente sorteadas de um pote para as quartas-de-final e, como antes, jogam entre si em casa e fora. Os vencedores das quartas de final avançam para as semifinais, e as últimas quatro equipes são sorteadas. Os vencedores das semifinais se enfrentam na final.

Fases de grupos da Liga Europa

A Liga Europa funciona exatamente no mesmo formato da Liga dos Campeões, com as 32 equipes tendo uma fase de grupos com oito grupos de quatro, antes das oitavas de final, quartas de final, semifinais e uma final.

A diferença significativa entre as duas competições é quem realmente se classifica para a fase de grupos, com as equipes que conquistam determinados troféus nacionais em seus respectivos países entrando na Liga Europa.

Além de terem seis equipas vencedoras de taças nacionais inscritas no grupo, há cinco vagas para equipas que terminaram em 4º ou 5º nas respectivas ligas, o vencedor da UEFA Conference League da época anterior e dez equipas que se classificaram através das rodadas preliminares também se qualificam,

Quatro times que perderam nos play-offs da Liga dos Campeões para os campeões da liga e seis vagas finais para os perdedores da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões que não são campeões da liga em seus respectivos países compõem o total de 32 times qualificados.

Prestígio

Não há dúvida de que a Liga dos Campeões é a principal competição de futebol da Europa; a diferença entre chegar à fase de grupos e ficar de fora pode ser enorme para os clubes.

Abordaremos as implicações financeiras na próxima seção, mas às vezes o custo da perda não pode ser contado em dólares.

O prestígio concedido aos clubes que competem na Liga dos Campeões não pode ser subestimado; A exposição na TV, jogar contra os melhores times do mundo e manter os jogadores felizes contribuem para a importância de jogar futebol na Liga dos Campeões.

Os jogadores sempre escolherão um clube da Liga dos Campeões em vez de um clube da Liga Europa, e nenhum jogador de elite considerará jogar por um clube que não seja da Europa.

Os melhores jogadores precisam ser vistos nas melhores competições e, caso o seu clube não consiga se classificar para as competições europeias, não é incomum ver jogadores tentarem forçar uma mudança para outro clube.

Prêmio em dinheiro

Embora os jogadores anseiem pelo prestígio da principal competição europeia, também há recompensas financeiras a considerar.

Um jogador com bom desempenho na Europa pode esperar ganhar bônus por vitórias, gols e progressão para a próxima rodada. Quanto mais tempo uma equipa estiver na Europa, mais feliz será o jogador e mais felizes serão os adeptos.

Receita da Liga dos Campeões

Para os clubes, o futebol da Liga dos Campeões é vital; as equipes de ponta geralmente fazem orçamentos antecipados sob a suposição de que se qualificarão, e não conseguir fazer isso pode ser catastrófico. Também não é nenhuma surpresa; os números envolvidos na Liga dos Campeões são enormes.

Na fase de grupos, uma equipa receberá 15,6 milhões de euros apenas por disputar os seis jogos da fase de grupos e ganhará 2,8 milhões de euros por vitória e 900 mil euros por cada jogo empatado. Se uma equipa se qualificar na fase de grupos, haverá um acréscimo de 9,6 milhões de euros apenas por avançar para os oitavos-de-final e mais 10,6 milhões de euros para chegar aos quartos-de-final.

Para as equipas que tiverem a sorte de chegar às meias-finais, serão mais 12,5 milhões de euros nos cofres do clube. E na final, os segundos classificados recebem 15,5 milhões de euros, em comparação com os 20 milhões de euros de

o vencedor. Para uma equipa que vai até ao fim e vence a competição, isso representa um espantoso prémio monetário de 85.140.000€. E isso antes de você levar em conta as receitas do portão.

Receita da Liga Europa

A repartição dos prémios da Liga Europa funciona exactamente da mesma forma que a da Liga dos Campeões; só que o prêmio em dinheiro foi substancialmente reduzido.

Embora uma equipa que está habituada e com orçamentos para prémios monetários da Liga dos Campeões seja financeiramente afectada por jogar futebol na Liga Europa, um clube que está a subir e finalmente chega à competição, a injecção de dinheiro é um enorme impulso.

Para a qualificação para a fase de grupos, um clube ganha 3,63 milhões de euros, com cada jogo ganho a render mais 630.000 euros, e todos os jogos empatados rendem 210.000 euros. A equipa que terminar no primeiro lugar do grupo recebe mais 1,1 milhões de euros e a equipa que ficar em segundo lugar recebe mais 550.000 euros.

Ao chegar aos oitavos-de-final, as equipas ganham 1,2 milhões de euros e os quartos-de-final acrescentam 1,8 milhões de euros à conta bancária. Os semifinalistas ganham mais 2,8 milhões de euros para o seu clube, e os eventuais finalistas ganham 4,6 milhões de euros para os segundos classificados ou 8,6 milhões de euros para vencer a Liga Europa.

Embora estes números não sejam negligenciáveis, existe um grande abismo em comparação com a Liga dos Campeões. É fácil perceber porque é que os clubes estão desesperados para chegar à competição principal.

Quanto mais um time joga na Liga dos Campeões, mais dinheiro ganha e melhor jogador atrai. É um ciclo vicioso em que os quatro principais clubes da liga não querem que outros invadam o seu monopólio.

Conclusão

Em última análise, não há uma grande diferença no formato de como a Liga dos Campeões e a Liga Europa são disputadas. É o dinheiro e o prestígio que estão totalmente desalinhados.

Uma equipe que termina em quarto lugar na Premier League, La Liga ou Série A pode esperar benefícios financeiros substanciais ao chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões.

A equipe que termina em quinto lugar pode ter o mesmo número de jogos pela temporada, mas está em situação financeira muito pior.

Para piorar a situação, os melhores jogadores escolherão sempre o clube da Liga dos Campeões em vez do clube da Liga Europa, independentemente de qual clube possa ser a melhor perspectiva a longo prazo.