Jogadores de futebol famosos que vestem a camisa número 5 (2023)










O número 5 é um dos mais importantes no esporte do futebol, muitas vezes usado por lendas do jogo que se destacaram tanto na defesa quanto no meio-campo.

O número é mais comumente usado para representar um zagueiro central, muitas vezes fazendo parceria com o jogador número 4 no centro da defesa de um time.

Embora você possa estar familiarizado com alguns dos jogadores mais históricos que vestiram o número no passado, como Fabio Cannavaro e Carles Puyol, você pode saber menos sobre alguns dos jogadores atuais que usam o número agora.

Hoje vamos discutir uma seleção desses caras enquanto apresentamos a você 7 jogadores vestindo a camisa número 5.

1. Harry Maguire-Manchester United

Um jogador que teve uma carreira de altos e baixos, o zagueiro Harry Maguire, do Manchester United, é o primeiro número 5 da nossa lista.

O zagueiro nascido em Yorkshire atualmente veste a camisa de seu clube e está passando por um período um tanto tumultuado em Manchester, depois de ter impressionado nos primeiros estágios de seu tempo em Old Trafford.

Não é segredo que muitos torcedores do clube querem que Maguire seja vendido para garantir o que tem sido um backline bastante vazado nesta temporada. Uma série de maus desempenhos levou Maguire ao banco de reservas antes de partir para a Copa do Mundo com a Inglaterra.

Apesar de não usar sua fiel camisa 5 de seu país (em vez disso, ele veste 6), Maguire aparentemente voltou a algo parecido com sua melhor forma durante a corrida da Inglaterra às quartas de final no Catar.

Se ele puder replicar essas atuações na Premier League após seu retorno, os torcedores do Manchester United poderão finalmente apoiar seu imponente zagueiro.

A confiança é uma coisa importante quando se trata de jogar bem e, esperançosamente, Maguire se inspirou em suas melhores exibições com a Inglaterra para que ele possa se forçar a voltar ao time titular de Erik Ten Haag.

2. Marquinhos – Paris – Saint Germain

O zagueiro brasileiro Marquinhos está no centro da equipe Paris – Saint Germain (PSG) há muitos anos, experimentando muito sucesso doméstico para o clube parisiense.

Marquinhos veste a camisa 5 de seu time e fez parceria com muitos grandes jogadores ao longo dos anos, incluindo seu companheiro de seleção Thiago Silva antes de partir para o Chelsea.

Como zagueiro, Marquinhos é conhecido por sua excelente habilidade com a bola, o que o torna o parceiro ideal para um jogador que prefere levar as coisas com um pouco mais de cautela (um homem grande, digamos assim).

Nessa função, o brasileiro se tornou um dos melhores zagueiros do mundo, principalmente quando se trata de jogar na defesa.

Para Marquinhos e PSG, o sonho continua firme em vencer a Liga dos Campeões da UEFA nesta temporada. O confiável brasileiro é o capitão de seu clube e levantaria o troféu icônico se ele e seus companheiros pudessem trazê-lo para a capital francesa pela primeira vez.

Pelo seu país, Marquinhos não veste a camisa 5 e recentemente experimentou o desgosto depois de ser eliminado da Copa do Mundo após uma derrota nos pênaltis para a Croácia nas quartas de final.

3. Pierre Emile Hojbjerg – Tottenham Hotspur

O primeiro meio-campista a entrar nesta lista, o internacional dinamarquês Pierre Emile Hojbjerg é o meio-campista de confiança do Tottenham Hotspur, da Premier League.

Hojbjerg veste a camisa 5 do ‘Spurs’ e está se tornando um dos jogadores mais confiáveis ​​em sua função na liga.

Hojbjerg começou sua carreira na Dinamarca antes de se transferir para o gigante alemão Bayern de Munique, onde permaneceu por alguns anos.

Depois de se encontrar saltando entre uma variedade de times, Hojbjerg acabou se estabelecendo em Southampton e se tornou um dos pilares do time do Saints até sua mudança para o norte de Londres em 2024.

À primeira vista, não parece que o dinamarquês tenha os atributos para ser um excelente meio-campista, já que não é particularmente rápido ou forte; porém, com a bola, ele tem imenso controle e pode espalhar o passe para qualquer lugar do campo.

Essa habilidade o levou a registrar muitos passes importantes e um número decente de gols e assistências em suas duas temporadas completas com o Spurs.

Como muitos dos jogadores desta lista, Hojbjerg não usa 5 por seu país. Ele também teve uma Copa do Mundo desafiadora, não conseguindo passar da fase de grupos ao lado de seus companheiros de seleção dinamarqueses.

4. Jesús Vallejo – Real Madrid

Jogador que passou grande parte de sua carreira profissional emprestado pela Europa, o zagueiro espanhol Jesus Vallejo está finalmente começando a causar impacto no Real Madrid, apesar de ainda estar na periferia do time.

Nascido e criado em Zaragoza, Vallejo começou sua carreira no clube de sua cidade natal, o Real Zaragoza, mas só permaneceu lá por uma única temporada depois de fazer algumas exibições importantes.

Posteriormente, ele se mudou para a capital espanhola antes de ser emprestado de volta ao Zaragoza por um ano para testar se seu cronograma de melhorias estava no caminho certo.

O espanhol claramente não foi considerado pronto pela administração do Real Madrid e passou os próximos cinco anos de sua carreira emprestado a times menores.

Vallejo finalmente teve a chance de passar uma temporada com seu clube matriz depois de uma boa temporada com o Granada na La Liga no ano passado, recebendo a camisa 5 como recompensa pelo tempo que passou longe de Madrid.

Não foi a temporada que Vallejo esperava até agora, com ele fazendo apenas uma aparição pelos ‘Los Blancos’ como reserva.

5. Benjamin Pavard – Bayern de Munique

O próximo é um zagueiro francês mais conhecido por seu gol maravilhoso na Copa do Mundo de 2018 na Rússia, Benjamin Pavard.

Jogando principalmente como lateral-direito, Pavard também se destaca como meio-campo, tornando-o a escolha perfeita para a camisa 5 do Bayern de Munique.

O francês estava sendo apontado como o substituto da lenda do Bayern, Philip Lahm, muito antes de suas exibições pela França durante sua campanha de sucesso na Copa do Mundo em 2018; no entanto, provavelmente é justo dizer que ele não atingiu esse nível nos anos seguintes ao triunfo da França.

O tempo de jogo de Pavard no clube alemão tem sido bastante consistente desde que ele se mudou de Stuttgart em 2019. Ele atualmente tem 13 partidas em seu currículo na temporada 2022-23, o que foi suficiente para vê-lo selecionado para o lado da França para o Copa do Mundo do Catar.

Consistência pode muito bem ser a palavra-chave quando se trata de Pavard, já que não registra muitos gols ou assistências, mas oferece uma cabeça tranquila que defende bem e não faz barulho.

A campanha de Pavard na Copa do Mundo não foi tão estelar quanto a anterior, já que ele caiu fora do time titular para a tentativa de Didier Deschamps de defender o título.

6. Manuel Locatelli – Juventus

Ainda assim, uma das maiores promessas do futebol italiano, o meio-campista Manual Locatelli atualmente veste o número 5 da Juventus, depois de já ter passado por vários clubes importantes.

Aos 24 anos, Locatelli está entrando no auge de sua carreira e, infelizmente, teve que ficar de fora da Copa do Mundo porque seu país não conseguiu se classificar para a competição.

O italiano entrou em cena pela primeira vez com o AC Milan, ajudando no lento renascimento do famoso antigo clube antes de sua mudança para o Sassuolo em 2019.

O projeto no Sassuolo era semelhante ao do Milan e Locatelli se adequava ao estilo de jogo intenso que o clube queria incutir em seus jogadores.

Depois de duas temporadas no Sassuolo, Locatelli fez a maior mudança possível para as estrelas italianas (embora por empréstimo por enquanto).

Na Juventus, Locatelli tornou-se um componente-chave de suas tentativas de se redescobrir após a saída de Cristiano Ronaldo há dois anos.

O italiano é um operador sedoso que pode passar como um sonho, algo que o técnico Massimiliano Allegri percebeu desde muito jovem, depois de observar Locatelli aos 15 anos.

Assim que o empréstimo de Locatelli com os Bianconeri expirar, eles serão obrigados a pagar € 25 milhões por ele.

7. John Stones-Manchester City

O último número 5 da nossa lista é o parceiro defensivo de Harry Maguire para a Inglaterra e, como seu companheiro de Yorkshire, John Stones usa apenas 5 para seu clube. Ele costumava usá-lo para a Inglaterra também, mas agora é usado por Eric Dier.

Como Marquinhos, Stones é um dos melhores zagueiros do mundo e se estabeleceu como um dos homens-chave do talentoso Manchester City de Pep Guardiola, à frente de alguns outros jogadores importantes em sua posição.

No entanto, nem sempre foi fácil para Stones, já que ele enfrentou muitas críticas durante seus primeiros dias no Etihad Stadium após sua transferência do Everton.

Stones provou que todos os seus céticos estavam errados e fez parte de muitas equipes vencedoras de troféus durante seu tempo em Manchester, tornando-se também um dos primeiros nomes na folha de times de seu país no processo.

Portanto, há sete jogadores que vestem a camisa número 5, espero que agora você sinta que conhece esses jogadores um pouco melhor e os reconhecerá quando eles colocarem o número 5 sobre suas respectivas cabeças.