Jogadores de futebol famosos que usam o número 13










No que diz respeito aos números das camisas de futebol convencionais, não há número menos visto em campo do que o número 13.

Existem várias razões pelas quais este é o caso, primeiro relacionado ao fato de que é tradicionalmente reservado para o goleiro reserva de um time que geralmente é um jogador que não é muito visto (exceto em competições de copas na maior parte ).

A segunda é que o número 13 é altamente supersticioso, com muitos jogadores se recusando a vestir a camisa por esse motivo. Muitos clubes ao redor do mundo não têm um jogador número 13.

Felizmente, ainda existem muitos clubes que usam o número e, hoje, mostraremos 7 jogadores que usam a camisa 13 de seus times.

Dado que a maioria dos jogadores nesta lista não são os primeiros nomes na ficha do time, você pode não estar familiarizado com muitos deles (e isso é ótimo)!

Aqui estão 7 jogadores de futebol famosos que vestem a camisa número 13.

1. Eric Maxim Choupo-Moting – Bayern de Munique

O primeiro é provavelmente o jogador mais conhecido desta lista, puramente porque ele teve uma das jornadas de carreira mais loucas de qualquer jogador de futebol da história.

O internacional camaronês é o que a maioria dos fãs chama de ‘jogador’ devido ao fato de ter jogado por tantos times diferentes ao longo de sua carreira. Ele também não marcou tantos gols para um atacante.

Choupo-Moting começou sua carreira na Bundesliga alemã com o Hamburgo, onde não conseguiu causar impacto significativo pela primeira vez, sendo emprestado ao Nurnberg e posteriormente vendido ao Mainz.

Foi com o Mainz que ele possivelmente teve os melhores anos de sua carreira, marcando 20 gols ao longo de 74 partidas que acabaram lhe valendo uma grande transferência para o Schalke.

É aqui que a história fica bizarra; em 2017, Choupo-Moting mudou-se para o Stoke City na Premier League antes de uma transferência chocante para o Paris Saint-Germain apenas um ano depois, após uma temporada ruim com os Potters.

Depois de duas temporadas em Paris, o atacante de alguma forma conseguiu uma passagem para o Bayern de Munique, onde permanece até hoje com a camisa 13.

Todos nós precisamos de um agente tão bom quanto esse cara tem!

2. Alex Runarsson-Arsenal

Como mencionamos anteriormente, a camisa 13 geralmente é reservada para um dos goleiros reserva de um clube (geralmente a segunda escolha, embora nem sempre), e o goleiro islandês Alex Runarsson ocupou esse cargo por um curto período nos Emirados e permaneceu o camisa 13 do clube, apesar de estar emprestado no momento.

Runarsson começou sua carreira profissional em seu país antes de conseguir sua grande chance no FC Nordsjaelland, da Dinamarca, em 2014, onde permaneceu por quatro temporadas de sucesso, classificando-se para várias competições europeias no processo, além de ser o jogador do clube na temporada. em 2018.

Essas atuações lhe valeram uma transferência para o continente europeu com os franceses do Dijon antes de uma eventual transferência para o Arsenal em 2024.

O islandês teve um forte início de vida em Londres, fazendo várias aparições na UEFA Europa League antes de sua estreia na Premier League em 2024.

Infelizmente, as coisas não ficaram tão boas para Runarsson depois que uma série de maus desempenhos o fizeram cair em desgraça nos Emirados, com um empréstimo para o OH Leuven logo depois.

Runarsson está atualmente emprestado ao lado turco do Alanyaspor.

3. Andriy Lunin – Real Madrid

Jogar no maior clube que já competiu no esporte é uma das maiores honras que um jogador de futebol pode receber. Seja como um dos jogadores titulares ou simplesmente como um membro do elenco mais amplo. Para o residente número 13 de ‘Los Blancos’, o papel de goleiro reserva é algo que ele parece estar gostando.

Andriy Lunin é um internacional ucraniano que faz parte da seleção de seu país desde 2018. Dada a sua idade relativamente jovem quando estreou no time, ainda se espera muito do jovem goleiro.

Depois de iniciar sua carreira com o problemático time Dnipro, que foi rebaixado à força para a terceira divisão ucraniana na temporada, Lunin partiu devido a problemas financeiros.

Lunin permaneceu em seu país natal, porém, jogando pelo Zorya Luhansk na temporada seguinte, impressionando na Europa depois de jogar em todas as partidas da Liga Europa que Zorya disputou na campanha de 2017-18. Ele agora estava atraindo a atenção de todos os cantos da Europa, depois assinando pelo Real Madrid.

Lunin passou a maior parte do tempo na Espanha por empréstimo, mas agora é membro do time principal e jogou tanto na Liga dos Campeões quanto na La Liga pelo clube.

4. Marcus Bettinelli – Chelsea

O próximo é outro goleiro reserva que teve uma carreira um tanto aleatória – Marcus Bettinelli.

Crescendo no bairro londrino de Camberwell, o jovem Bettinelli foi membro da formação juvenil do Fulham por vários anos antes de finalmente assinar como profissional com o clube em 2010. O inglês permaneceu no Fulham por mais de uma década e ganhou pouco mais de 100 partidas pelo clube do oeste de Londres.

Depois de ser um esteio relativo no clube por algum tempo, Bettinelli contraiu algumas lesões que o levaram a cair em desgraça com uma série de dirigentes. Em 2012, ele foi enviado para fora da liga Dartford antes de desfrutar de duas temporadas de sucesso com Accrington Stanley nos escalões inferiores da liga de futebol.

Eventualmente, Bettinelli voltou ao time do Fulham antes de uma transferência para o Middlesbrough em 2024. Depois de uma boa temporada no nordeste, ele voltou para o oeste de Londres após uma grande transferência para o Chelsea, da Premier League .

Bettinelli não está nem perto do time titular dos blues e ainda não apareceu para eles.

5. Zanka (Mathias Jorgensen) – Brentford

Seu nome verdadeiro é Mathias Jorgensen; Zanka é o apelido pelo qual ele foi referido ao longo de sua carreira profissional. O internacional dinamarquês joga como zagueiro central do clube e da seleção e atualmente joga futebol no Brentford, time da Premier League.

Quando jovem, Zanka jogou no clube de sua cidade natal, o FC Copenhagen, e logo conseguiu entrar no time principal com apenas 16 anos.

Depois de passar algum tempo na capital dinamarquesa, o defesa mudou-se para o PSV Eindhoven, onde a sua sorte não foi tão boa, tendo regressado a Copenhaga apenas duas temporadas depois.

Após outra boa passagem em casa, Zanka fez sua primeira transferência para a Premier League com o recém-promovido Huddersfield Town. Não se esperava que o clube de Yorkshire sobrevivesse ao rebaixamento por muito tempo e, apesar de uma primeira temporada forte na primeira divisão, estava de volta ao campeonato um ano depois.

Zanka então se mudou por empréstimo por alguns anos, desfrutando de passagens pelo Fenerbahçe e mais uma passagem pelo Copenhagen antes de sua eventual transferência para o Brentford em 2024, onde agora veste a camisa 13.

6. Matt Targett – Newcastle United

O único zagueiro da nossa lista hoje, o inglês Matt Targett teve uma carreira profissional sólida, senão espetacular até o momento. Targett atualmente joga pelo Newcastle United na Premier League, depois de ter sido trazido para o clube como jogador titular na última temporada.

Infelizmente para Targett, a recente aquisição do clube pela Arábia Saudita levou a um grande afluxo de jogadores que o forçaram a jogar fora do time de Eddie Howe.

Targett começou sua carreira nas categorias de base do Southampton, posteriormente assinando pelo Saints como profissional em 2013, a mesma temporada em que chegou ao time titular do clube.

Targett teve um tempo relativamente bom com Southampton para sua idade, incluindo uma temporada forte enquanto estava emprestado ao Fulham em 2018.

O zagueiro posteriormente mudou-se para o Aston Villa e se tornou um dos principais jogadores dos Villains na temporada 2024-21. Targett começou todos os jogos do clube na Premier League na temporada de sucesso da Pandemia, sendo eleito o jogador da temporada no processo.

Esta forma lhe rendeu sua mudança para o Newcastle United, inicialmente por empréstimo e depois permanentemente em 2022.

7. Aaron Mooy – Celta

Um jogador que você deve ter visto na última Copa do Mundo, Aaron Mooy é um meio-campista tenaz que sempre estará em busca da bola.

Como parte da seleção australiana no Catar, Mooy ajudou a levar os Socceroos às fases eliminatórias da competição, onde acabaram sendo eliminados por uma Argentina inspirada por Lionel Messi.

Como jogador, Mooy já esteve no quarteirão algumas vezes, jogando por uma infinidade de clubes ao longo de sua carreira. Ele agora se encontra no meio do parque para o campeão escocês Celtic e até agora fez 13 partidas pelo clube de Glasgow e veste a camisa número 13 para eles.

Antes de sua mudança para o Celtic Park, o australiano jogou em times de seu país natal, como Melbourne City e Western Sydney Wanderers, bem como em outros times, como Huddersfield Town, Shanghai Port e até Manchester City (embora nunca tenha feito um aparência para os cidadãos).


Se você já se perguntou se o número 13 é usado no futebol, é, e esses caras são apenas alguns dos jogadores que optam por tê-lo nas costas por seus clubes. Você usaria o número 13?