É melhor ter pés grandes ou pequenos para o futebol? (A verdade)










Dado que o futebol é um esporte que depende dos pés talvez mais do que qualquer outro, não é surpresa que o assunto surja em discussões em todo o mundo regularmente.

Não há um mínimo ou máximo definido em termos de tamanho do pé quando se trata de jogar futebol de alto nível, mas há certas vantagens que os pés de tamanhos diferentes têm sobre os outros.

Hoje vamos mergulhar mais fundo no dimensionamento do pé, fazendo a seguinte pergunta: é melhor ter pés grandes ou pequenos para o futebol? Estaremos analisando os motivos pelos quais pés grandes e pequenos podem ser úteis no campo de futebol, além de perguntar se realmente importa o tamanho dos pés que você tem?

Pés grandes são melhores para o futebol, pois permitem um melhor controle da bola, mais força em seus chutes e uma maior área de superfície de contato com a bola ao desarmar. Pés menores são bons para jogadores ágeis, como alas, pois contribuem para que os jogadores sejam leves, tornando-os mais difíceis de enfrentar.

Razões pelas quais pés grandes podem ser úteis

Como regra geral, eu sugeriria que ter pés maiores é uma grande vantagem quando se trata da maioria das posições no futebol.

A principal razão para isso é que a área de superfície de seus pés é maior do que aqueles com pés menores, o que torna a área do campo (e da bola) que seus pés estão tocando em um determinado momento um pouco maior.

Isso é uma vantagem, pois permite maior controle da posse de bola e maior aderência ao campo, diminuindo o risco de escorregões.

Outra vantagem de ter pés grandes está relacionada ao poder, aqueles com pés maiores tendem a ser pessoas maiores ou mais altas e isso geralmente significa que eles são mais poderosos do que seus oponentes menores.

Se você já ouviu um comentarista se referir a um jogador com um ‘pé como um motor de tração’, provavelmente está se referindo a um jogador com pés grandes que podem gerar níveis insanos de força em seus chutes e passes.

A razão final pela qual ter pés grandes pode ser útil é que isso pode facilitar o desarme para você e reduzir o risco de cometer faltas.

Como mencionamos anteriormente, os pés grandes têm uma área de superfície maior que faz contato com a bola e, embora isso esteja relacionado principalmente à aderência, também pode ser benéfico em termos de desarme.

A lógica é simples, se você tiver mais pé na bola ao se comprometer com um tackle, maior a probabilidade de vencê-lo com segurança do que aqueles que conseguem muito pouca conexão.

Razões pelas quais pés pequenos podem ser úteis

Existem menos razões pelas quais os pés pequenos podem ser úteis para jogar futebol, embora ainda existam algumas vantagens para aqueles com pés menores.

A principal razão pela qual os pés pequenos são úteis é bastante específica para jogadores que jogam na ala, pois esses jogadores precisam ser mais ágeis e ágeis do que a maioria de seus companheiros de equipe.

Por terem pés pequenos, esses jogadores se tornam mais difíceis de enfrentar, já que os defensores lutam para tirar a posse deles, os alas também tendem a ser pessoas menores que pesam menos (tornando-os mais fáceis de cometer falta).

Outra vantagem de ter pés menores para o futebol é que as chuteiras de tamanhos menores costumam ser mais baratas do que as de tamanhos maiores. Algumas pessoas com pés especialmente pequenos podem até caber em chuteiras de tamanho infantil, esses tamanhos são ainda mais baratos do que qualquer tamanho adulto.

Claro, isso não é uma vantagem em campo, mas é sempre bom economizar dinheiro com as coisas, sempre vale a pena procurar chuteiras do seu tamanho em sua loja local, pois você pode conseguir um bom negócio com elas. .

Isso realmente importa?

Em suma, não realmente. Na realidade, aqueles com pés maiores têm mais chances de sucesso quando se trata de jogar futebol de alto nível, embora se isso for algo que diz respeito ao seu filho, ele não deve se preocupar.

Em tenra idade, o impacto do tamanho diminui um pouco, pois todas essas brincadeiras ainda são relativamente fracas e pequenas, é claro, haverá crianças maiores do que elas, mas lidar com elas pode melhorar o jogo geral de uma criança.

Vejamos alguns dos melhores jogadores do mundo e seus tamanhos de sapato:

Tamanho do sapato do jogador (EUA)Tamanho do sapato (UE)
Cristiano Ronaldo 9 41,5
Lionel Messi 10 43,5
Neymar 8.5 41
Kyliann Mbappé 11 44,5
Erling Haaland 11 44,5

Basta pensar em Neymar para provar que crianças que crescem com estatura (e pés) pequenos podem alcançar a grandeza. O principal para jogadores com pés pequenos é aprimorar suas habilidades como corredor e driblador, pois isso pode se tornar sua maior força.

Como discutimos anteriormente, os jogadores que são difíceis de desarmar são difíceis de enfrentar, já que os defensores geralmente têm muito medo de cometer uma falta para ficar perto o suficiente do jogador com a bola, já que esses jogadores com pés pequenos podem abrir caminho através de uma bola inteira. equipe na ocasião.

Para aqueles com pés maiores, você tem uma vantagem natural sobre qualquer um com pés menores do que você, mas isso obviamente não significa que suas habilidades sejam naturalmente perfeitas.

Treinar para usar os recursos que você recebeu é o mais importante; portanto, se você tem pés grandes, deve praticar constantemente seus chutes, passes e cruzamentos para aprimorar suas habilidades.

Aí está, nosso pequeno guia sobre se é melhor ter pés grandes ou pequenos para o futebol está completo. Conforme discutido, é naturalmente melhor para um jogador ter pés maiores, pois geralmente são atletas mais fortes e poderosos.

Apesar disso, jogadores com pés pequenos podem usá-los a seu favor, tornando-se dribladores talentosos e difíceis de defender.

Se o tamanho do pé é algo com o qual você ou seu filho estão preocupados, então dissipe o estresse e concentre-se em melhorar seu jogo, pois qualquer um pode fazê-lo se trabalhar duro o suficiente.

Assim como todas as alturas podem ter sucesso no futebol, o tamanho do seu sapato não determinará se você se tornará um jogador de futebol profissional ou não.