Início no futebol: significado, regras e estratégias

Início no futebol: significado, regras e estratégias










O início oficial de uma partida de futebol ocorre com um pontapé inicial. É considerado uma parte cerimonial do jogo e não acontece muita coisa logo de cara. No entanto, para algumas pessoas, elas podem nem saber muito sobre o pontapé inicial em geral.

Mergulhamos um pouco mais nos pontapés iniciais do futebol em vários momentos da partida, tentando explicar tudo para que ninguém fique no escuro. Ao compreender melhor as regras para os pontapés de saída e tudo o mais associado a elas no futebol, torcedores e jogadores podem se sentir mais confiantes em geral.

O que é o pontapé inicial no futebol? Um pontapé inicial no futebol é quando a bola é oficialmente colocada em jogo para iniciar a partida em algum momento. Os pontapés de saída ocorrem no início de ambos os tempos, bem como em qualquer tempo extra. Os pontapés de saída também acontecem após cada gol, significando que o jogo está pronto para começar novamente.

Quais são as regras para o pontapé inicial no futebol?

Mesmo que possa parecer mais cerimonial do que qualquer coisa, uma partida de futebol não começa até que ocorra o pontapé inicial. Ao se alinhar para o pontapé inicial, cada equipe deve permanecer em seu respectivo meio campo. Os únicos dois jogadores envolvidos no pontapé inicial estão dentro do círculo central, o que permite que tudo seja bem tranquilo no início.

Se um jogador que executa o pontapé de saída tocar novamente na bola antes de esta ter tocado outro jogador – será concedido um pontapé-livre indirecto.

Além disso, uma vez colocada a bola em jogo, não existem regras especiais que digam que as equipes não podem jogar de uma determinada maneira. Algumas equipes tentarão pegar o adversário de surpresa e tentar o gol logo após o pontapé inicial. O mesmo pode ser dito das defesas, pois alguns tentarão fazer um ataque furtivo imediatamente para ver se a bola pode ser roubada para um contra-ataque.

A bola pode ser movida para frente ou para trás, desde que comece dentro do círculo central. Na maioria das vezes, as equipes irão devolvê-lo para o seu lado do campo, configurando possíveis ataques a tempo.

O procedimento inicial

  • Exceto os jogadores que executam o pontapé inicial, todos os jogadores devem estar em seu próprio meio do campo de jogo
  • A bola precisa estar ainda na marca central
  • Os adversários da equipe que executa o chute inicial – devem estar a pelo menos 10 jardas (9,15 m) da bola até que ela esteja em jogo
  • O árbitro dá um sinal (apito)
  • A bola está em jogo quando é chutada e se move

Posicionamento inicial

Sempre que ocorrerem os pontapés de saída, os jogadores de cada lado deverão estar sozinhos na metade do campo de futebol. Os adversários precisam ficar a pelo menos 10 metros da bola até que ela entre em jogo, marcada pelo círculo central.

A bola durante o pontapé inicial precisa estar parada na marca central do campo, no meio do círculo. Mesmo que a bola esteja se movendo um pouco ou ligeiramente desviada, isso não é tecnicamente permitido. Algumas ligas podem não se importar muito com isso, mas outras levam isso muito a sério.

Alguém pode marcar o pontapé inicial?

Tecnicamente falando, um jogador de futebol pode marcar um gol diretamente no pontapé inicial. De acordo com as regras oficiais, isso é 100% permitido. As chances de isso acontecer são muito raras, mas pode acontecer se tudo estiver alinhado corretamente.

Se o chute for na direção oposta e um gol contra for marcado no início do jogo por algum motivo, na verdade não conta. Em vez disso, a equipe adversária recebe um escanteio.

Estratégias de lançamento

Embora o início do jogo possa parecer bastante cerimonial, muitas equipes usam certas estratégias para preparar as coisas.. Quer um time queira ser conservador ou realmente optar por determinado tipo de jogada, as estratégias podem realmente fazer a diferença na partida.

1. Jogando a bola de volta

A opção conservadora e tradicional durante o pontapé inicial é devolver a bola para outro jogador da equipe. É uma maneira fácil de manter a posse de bola e preparar algo um pouco mais complicado desde o pontapé inicial.

Na maioria das vezes, esta é a jogada que as equipes usarão. Pode não ser chamativo, mas evita grandes erros.

2. Jogar a bola de lado

Passar a bola de lado no pontapé inicial é uma forma de ser um pouco mais ofensivo, mas ainda assim um tanto conservador. Isso pode começar a aumentar um pouco mais o ritmo da partida logo após o pontapé inicial.

Um chute lateral exige um pouco de precisão, mas a maioria dos jogadores de alto nível consegue fazer isso.

3. Jogar a bola longa

Um movimento arriscado que só é usado ocasionalmente, jogar a bola longa e por cima dos adversários pode trazer uma grande recompensa. A boa notícia é que a bola está perto da baliza adversária, mas o adversário também estará preparado para isso.

Se defenderem bem, isso pode ser facilmente evitado. É por isso que não é visto com muita frequência no mais alto nível. Se uma equipe for fisicamente superior ao adversário, esta pode ser uma jogada a ser tentada.

4. Jogar bola lá fora

Algumas equipes alinham um jogador amplamente para obter mais largura na jogada. É um pouco mais arriscado porque o passe é longo, mas as equipes ainda podem ser bastante conservadoras em sua abordagem quando o passe chega ao jogador.

Ter a bola do lado de fora pode espaçar tudo e ajudar tremendamente com a clientela certa.

5. Jogar a bola para frente

Isso é usado tão raramente que a estratégia pode nem parecer legal. No entanto, jogar a bola para frente é praticamente dar ao adversário a bola no seu meio campo.

Pode acabar tendo sucesso em determinadas situações. Em vez de necessariamente fazer qualquer coisa com a bola, chutar a bola para frente, mas fora de campo, coloca o time em uma posição em que deve lançar a bola perto do gol.

Se não estiverem preparados para isso, poderá surgir a oportunidade de um contra-ataque, o que poderá ser uma situação perfeita para ter sucesso.

6. Lançando a bola para frente

Um pequeno avanço é uma forma de colocar a equipe em uma posição de ataque instantaneamente.

É uma ficha muito controlada e curta, aumentando as probabilidades de manter a posse de bola. É um pouco arriscado para alguns, mas equipes que praticam muito vão conseguir lidar com isso.

Por que o pontapé inicial no futebol é mais importante do que a maioria imagina

Por mais mundanos que sejam às vezes os pontapés iniciais, eles são importantes de várias maneiras. A estratégia às vezes desempenha um papel na criação de oportunidades de gol.

Da próxima vez que parecer apenas mais um pontapé inicial, tente ver se há alguma parte móvel desde o início que pareça uma jogada definida. Pode acabar sendo surpreendente.